Biblioteca Central recebe a instalação coreográfica “Biblioteca da Dança”

21/05/2019 07:26

Biblioteca de Dança – Foto: Patricia Almeida

Na terça-feira, dia 28 de maio, a Biblioteca Central (BU/UFSC) receberá duas atrações da 5° Semana da Dança. Às 14h no Piso Superior a instalação coreográfica “Biblioteca da Dança” será apresentada pelos artistas Neto Machado, Jorge Alencar,  Cláudia Müller, Ruan Wills e Vânia Oliveira. Na sequencia, às 18h, o elenco da “Biblioteca da Dança” retorna para conversa e debate sobre “Bibliotecas, Arquivos e Histórias em Dança”, na Sala Harry Laus da Biblioteca Central.

Biblioteca da Dança

Biblioteca de Dança, de Neto Machado e Jorge Alencar, é uma instalação coreográfica em que artistas da dança conversam com o público, corpo a corpo, compartilhando coreografias que marcaram suas vidas. Cada dançarino participante é como um livro vivo que está disponível por algumas horas para que o público acesse diferentes “contações coreográficas” de histórias, por quanto tempo desejar, de modo íntimo e relacional.

A composição é norteada pelas seguintes questões: Como se documenta dança com o próprio corpo? Como coreografar história? Como ir além da “história oficial” produzindo conhecimento em diálogo com múltiplos corpos? Como a dança – em sua imaterialidade efêmera – pode valer-se da coreografia como dispositivo de registro da própria experiência com/na dança? Como peças de danças preexistentes podem ser matéria de composição para uma nova obra? Qual peça contar? Como contextualizá-la? O que dar a ver sobre cada peça? Como uma obra pode propor modos específicos de contá-la? Como contar além das palavras? Como articular obras vizinhas, nacionais, internacionais a partir de uma perspectiva pós-colonial? Como produzir história a partir de afetos?

O desenvolvimento da instalação deu-se em três contextos internacionais de residência artística: Akademie Schloss Solitude (Stuttgart – Alemanha), #StationONE – Service for Contemporary Dance (Belgrado – Sérvia) e Graner – Centro de creación del cuerpo y el movimiento (Barcelona – Espanha), com apoio da Fundação Nacional das Artes (Funarte)

Bibliotecas, Arquivos e Histórias em Dança

Conversa/debate com os criadores e o elenco de Biblioteca da Dança sobre modos de pensar a história da dança a partir da própria dança; registro e documentação como coreografia; e questões referentes ao processo de montagem da instalação coreográfica Biblioteca da Dança.

Sobre os criadores:

Neto Machado e Jorge Alencar (Bahia/Mundão) são uma dupla de artistas que cria com dança, teatro, audiovisual, comunicação, curadoria, escrita e educação. Alguns dos diversos frutos dessa parceria são: “Pinta” (longa-metragem), “Desastro” (peça de dança) e “Astroneto – dança no espaço” (livro infantil). Os artistas vêm circulando suas criações em todas as regiões brasileiras e trabalhando em contextos internacionais como: Tate Modern (Inglaterra), MIT – Massachussets Institute of Technology (EUA), Centre Pompidou (França), entre outros.

5ª Semana da Dança – UFSC, que acontece entre os dias  27 e 31 de maio, no campus da UFSC em Florianópolis, recebe diversas propostas artísticas que se apresentam em forma de dança. Com uma programação diversificada, gratuita e aberta à comunidade, a  5ª Semana da Dança – UFSC contempla uma multiplicidade de conhecimentos produzidos na área da dança.

Confira a programação completa e mais informações sobre a  5ª Semana da Dança – UFSC  nos endereços eletrônicos: secarte.ufsc.br/semanadadancaufsc e facebook.com/semanadadancaufsc.

A 5ª Semana da Dança é um evento realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) e pelo Departamento de Cultura e Eventos (DCEven), com o apoio da Biblioteca Universitária (BU), Centro de Desportos (CDS) e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

Serviços:

O quê: Instalação Coreográfica “Biblioteca de Dança”
Quando: 28/05 – 14h às 17h
Onde: Piso superior | Biblioteca Central | UFSC
Classificação:
livre
Evento no Facebook: Instalação Coreográfica: “Biblioteca da Dança”

O quê: Conversa / debate: Bibliotecas, Arquivos e Histórias em Dança, com Jorge Alencar, Neto Machado, Cláudia Müller, Vânia Oliveira e Ruan Wills
: 28/05 – 18h às 19h
Onde: Sala Harry Laus | Biblioteca Central | UFSC
Classificação: livre
Evento no Facebook: Conversa / debate: Bibliotecas, Arquivos e Histórias em Dança