CIDAD/BU/UFSC lança o curso de extensão “Filosofia da Informação”

14/09/2021 12:08

#paratodosverem #descriçãodaimagem: Cartaz do evento. O fundo é cinza e, ao centro, está o rosto de uma estátua cortado em diagonal na altura dos olhos, onde aparece uma figura quadrada composta de códigos binários. Acima da figura está o nome da ministrante e, mais acima, o título do curso em caixa alta. Apresenta a logotipo da BU/UFSC/CIDAD no canto superior esquerdo. Abaixo da figura, estão as datas e horário de realização do curso. Na base do cartaz está o site “cidad.bu.ufsc.br”. Todas as informações estão centralizadas no cartaz e escritas em cor preta.

Curso de extensão
Filosofia da Informação

Datas: 03, 10, 17 e 24 de novembro e 01 e 08 de dezembro (quartas-feiras)

Horário dos encontros: das 19h às 21h

Local: sala no Google Meet que será divulgada por e-mail no dia 01/11

Inscrições (até 01/11): https://forms.gle/QrehLAsbJscwh1X16

Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Informação no Ambiente Digital (CIDAD), programa de extensão da Biblioteca Universitária da UFSC, abre as inscrições para “Filosofia da Informação”, curso ministrado pela Profa. Dra. Suely Ribeiro Figueiredo que aborda os movimentos que trouxeram a informação para o centro das discussões epistemológicas no pensamento contemporâneo.

Com carga horária total de 20h e seis encontros virtuais semanais nas quartas-feiras às 19h (de 03/11 a 08/12), o curso é aberto a toda comunidade e possui emissão de certificados aos participantes.

Sobre o curso

Com a ubiquidade da internet, a informação toma o protagonismo, real e virtual, nos fenômenos que nos cercam. Em uma época marcada pela proliferação das fake news e da pós-verdade, precisamos refletir sobriamente sobre como processamos as informações disponíveis e como produzimos conhecimento a partir delas. Nesse sentido, a recente área de pesquisa filosófica sobre a informação tem sido de extrema relevância para pensarmos sobre o contexto contemporâneo da sociedade. Tópicos dos encontros: 1) Impactos da virada informacional da filosofia na ontologia, na epistemologia e na ética; 2) A filosofia da informação de Luciano Floridi; 3) A trajetória da informação de Aristóteles à pós-ciência; 4) Sistemas complexos, funções orgânicas e a transferência de informação para o ambiente; 5) A ética informacional e o Onlife Manifesto; 6) Informações verdadeiras e os critérios de identificação da verdade.

Sobre a ministrante

Suely Figueiredo

Pesquisadora em Filosofia da Informação. Professora do curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduada em Jornalismo pela UFSC.