Regulamento BSCA

A Biblioteca é local de estudo, reflexão e trabalho. Isto só poderá ocorrer se houver silêncio e respeito ao outro.

Existem basicamente dois tipos de normas para utilização da Biblioteca e seus serviços: normas de uso do espaço físico e normas para empréstimo de materiais.


Normas de uso do espaço físico

 O espaço da Biblioteca é um local de leitura e de estudo para uso de todos.  Para uma convivência harmoniosa entre os usuários, é necessário que sejam observadas algumas normas simples, mas importantes:

– Manter o silêncio;

– Não consumir alimentos e bebidas;

– Não falar ao celular. Mantê-lo no modo silencioso;

– Não utilizar nenhum aparelho eletrônico que emita algum tipo de som;

– Não recolocar os livros nas estantes, deixá-los em cima das mesas para que os funcionários guardem no lugar adequado;

– Não confeccionar trabalhos que envolvam recortes e colagem;

– Guardar pastas, mochilas, sacolas e similares no guarda-volumes disponibilizado na entrada da Biblioteca.

– Cuidar dos pertences pessoais. Não é permitido deixá-los na Biblioteca.

Desacato das normas

Quando as atitudes do aluno infringirem as normas da Biblioteca, o mesmo será preliminarmente alertado. Havendo uma segunda falta, receberá anotação na agenda.  A terceira atitude de desrespeito às normas implicará na suspensão do aluno, por um prazo determinado pela Direção do Colégio. Em caso de uma segunda suspensão no mesmo período letivo, o aluno ficará impossibilitado de frequentar a Biblioteca e o fato será registrado na ficha de ocorrência do aluno junto à Coordenadoria de Ensino.

Utilização das salas e espaço da Biblioteca pelos professores

Mediante um agendamento prévio, os professores podem utilizar para ministrar aulas e atividades didáticas, os seguintes espaços da Biblioteca:

– Setor Infantil (do 1º ao 5º ano)

– Setor de Audiovisual

Importante ressaltar que esse espaço será cedido pelo tempo pedido no agendamento, ficando a cargo do professor a responsabilidade pela turma de alunos e seu respectivo respeito às normas da biblioteca.


 Normas para empréstimo de materiais

A consulta ao acervo da Biblioteca, através do terminal de consulta ou pelo livre acesso às estantes, pode ser realizada por qualquer pessoa.

O empréstimo domiciliar de material, no entanto, só é feito para usuários cadastrados na Biblioteca.

São considerados usuários da Biblioteca com direito a empréstimo de material bibliográfico: servidores docentes e técnico-administrativos, alunos do colégio e alunos de graduação e de pós-graduação da UFSC, regularmente matriculados nos cursos.

Para efetuar o cadastro, o usuário deve apresentar um documento de identificação com foto ao funcionário da Biblioteca e em seguida, habilitar sua senha de acesso.

A tabela abaixo indica a quantidade de exemplares e o prazo em dias para o empréstimo de livros (outros tipos de materiais tem empréstimo diferenciados), de acordo com cada tipo de usuário. Importante ressaltar que o prazo é para livros que não sejam de consulta local ou material de referência.

 

Usuário

Quantidade

(exemplares)

Prazo

(dias)

Alunos Infantil (1º ao 5º ano)

6

7

Alunos Fundamental (a partir do 6º ano) e Ensino Médio

8

15

Alunos UFSC Graduação

8

15

Alunos UFSC Pós-graduação

8

30

Funcionários e professores

8

30

 

A renovação pode ser feita quantas vezes forem necessárias desde que o material não tenha sido reservado por outro usuário e desde que o usuário não possua nenhum material em atraso em sua conta.

Multas

De acordo com a Resolução Normativa 08/CC/2012, o atraso na devolução de materiais da Biblioteca acarreta na multa de R$1,00 (um real) por dia, hora ou fração de atraso para cada material, conforme a modalidade de empréstimo.

O pagamento das multas deverá ser feito conforme as orientações do Guia de multas.

Em caso de perda ou danos ao exemplar emprestado, será exigida a sua reposição. Nesse caso, até ser feita a reposição do material extraviado, a conta do usuário ficará bloqueada para novos empréstimos, bem como para qualquer outra movimentação.

Qualquer tipo de pendência na conta do usuário da biblioteca também impede a retirada, na secretaria acadêmica, de diploma ou documentação para trancamento de matrícula e transferência de colégio.