Capacitação da equipe

FUNCIONÁRIOS EM CAPACITAÇÃO

Visando um melhor atendimento ao usuário com profissionais que estejam cada vez mais preparados para se adaptar às diversas situações do dia a dia da Biblioteca Universitária da UFSC e, assim, resolve-las de forma eficaz e rápida. Divulgamos as principais capacitações realizadas por nossa equipe.

As capacitações estão organizadas na pagina em ordem cronológica:


Titulo: O XXIV Curso de Editoração Científica e IX Seminário Satélite para Editores Plenos ocorreu de 22 a 24 de junho de 2016, na Unicamp, em Campinas – SP.

Data:  22 a 24 de junho de 2016

Resumo: 

O XXIV Curso de Editoração Científica e IX Seminário Satélite para Editores Plenos ocorreu de 22 a 24 de junho de 2016, na Unicamp, em Campinas – SP.

Entre as temáticas abordadas, destacam-se:

Capacitação do corpo editorial, por Herbert Kimura – salientou o dia a dia das pessoas que trabalham com periódicos científicos, citando elementos que implicam na seleção de um editor chefe: por indicação, por contratação ou através de processo de formação de um sucessor. A criação de uma programa de transição quando da mudança de uma equipe editorial parece ser uma opção promissora.

Uso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), por Suely de Brito C. Soares – Demonstrou a utilização de recursos do sistema que podem ser utilizados pelos periódicos. Citou em sua fala a Revista Anuário de Literatura, editada na UFSC, como um exemplo positivo.

Uso das mídias sociais na divulgação da publicação científica, por Germana Barata – salientou que a internet é um universo competitivo, e que os periódicos científicos precisam investir em divulgação. Altmetrics são consideradas as métricas alternativas para medir o impacto das publicações. Citou a página no Facebook do Portal de Periódicos UFSC como um case de sucesso na divulgação científica.

Onde indexar seu periódico, por Gildenir C. Santos – discorreu sobre a visibilidade e o reconhecimento que a indexação promove aos periódicos científicos, além de promover sua disseminação, registro, acesso, preservação e auxiliar em indicadores de impacto. Citou o Portal dePeriódicos UFSC como um indexador, que agrupa os periódicos institucionais da Universidade.

Editais para financiamento de periódicos: como elaborar o projeto, por Rui Seabra – forneceu informações que são base para a elaboração do projeto que pode ser enviado para CAPES e CNPQ em editais de fomento a periódicos científicos.

No caso do Portal de Periódicos UFSC, tais informações podem auxiliar a equipe de gestão a construir em conjunto com os editores, propostas com mais chances de serem aprovadas nos referidos editais.

O Seminário Satélite para Editores Plenos trouxe exemplos da USP e UNESP sobre programas de apoio as publicações científicas. Tais programas auxiliam na sustentabilidade dos periódicos, de forma a garantir seu funcionamento, qualidade e internacionalização. O Seminário também propôs esclarecimentos e debates sobre a classificação Qualis nas áreas de conhecimento Medicina, Ciência dos Alimentos e Educação.

Participantes: Juliana Aparecida Gulka


Titulo:I Encontro Nacional da Rede de Leitura Inclusiva/Fundação Dorina Nowill

Data: 14 e 16 de junho de 2016

Resumo:  Servidora da BU/UFSC (Clarissa Agostini Pereira) participa do I Encontro Nacional da Rede de Leitura Inclusiva que aconteceu em São Paulo, compartilhando melhores práticas do Ambiente de Acessibilidade Informacional (BU/UFSC)

Participantes: Clarissa Agostini Pereira

Fotos e descrição:

encontroFotografia de um folder exposto durante o encontro. O título “Rede Nacional de Leitura Inclsiva”, está escrito em azul na parte superior. O mapa do Brasil ocupa a parte central. Ele está dividido por estados e cada região recebe uma cor. Post its nas cores: amarelo, rosa, azul e laranja aparecem colados sobre todos os estados. Cada post it recebeu um texto, que pela distância fica difícil de identificar. Eles cobrem o mapa nas regiões nordeste, centro oeste, sudeste e sul; aparecendo em menos quantidade na região norte. Na parte inferior do folder aparecem os logos da Rede de Leitura Inclusiva, da Fundação Dorina Nowil, do Ministério da Cultura, do Bradesco, da Libbs e do Governo Federal.

encontro2

Fotografia colorida na vertical. No primeiro plano da imagem, na parte inferior, o folder amarelo do AAI está apoiado em uma mesa cinza. Mais ao fundo, do outro lado da mesa aparece a Clarissa do peito para cima. Ela tem os cabelos castanhos e lisos com franja, usa óculos e veste um casaco preto. Seu rosto está de frente, sua boca está entreaberta e as mãos aparentam gesticular.

encontro3

Fotografia colorida na horizontal do Grupo de Trabalho “Educação”. Em uma sala iluminada de paredes brancas, treze pessoas aparecem sentadas ao redor de uma mesa retangular posando e sorrindo para a foto. Mais ao fundo aparecem outras pessoas em pé e sentadas em outros grupos.


Titulo: SNBU 2014   -  Relatorio

Data: 16 a 21 de novembro - Belo Horizonte, MG, 2014

Resumo:  O XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), principal evento nacional na área, foi realizado em Belo Horizonte (MG), no período de 16 á 21 de novembro de 2014, promovido pela Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU) e, organização do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais, sendo presidente o Sr. Wellington Marçal de Carvalho.

Contemplou os seguintes eixos temáticos: Organização e serviços de informação; Leis de acesso público à informação e Gestão de Bibliotecas Universitárias; Comunicação científica; Tecnologia.

Participantes: Daurecy Camilo, Dênira Marizlene Rodrigues Remedi, Joana Carla Felicio, José Paulo Speck, Leonardo Ripoll, Manoela Hermes Rietjens, Maria Bernardete, Alves, Narcisa Amboni, Selma Ventura de Oliveira, Sigrid K. Weiss, Tânia Regina Pereira Lopes, Yara Menegatti


TituloVIII WEC – Workshop de Editoração Científica

Data: 10 a 13 de novembro de 2014 na cidade de Campos do Jordão/SP

Resumo:

Evento realizado nos dias 10 a 13 de novembro de 2014 na cidade de Campos do Jordão/SP. Como represente da UFSC participaram: Leticia Goellner (Cadernos de Tradução), Ana Lídia Campos Brizola (Revista de Ciências Humanas), Gleisy Regina Bóries Fachin (Revista Encontros Bibli e Laboratório de Periódicos UFSC) e Lúcia da Silveira (Portal de Periódicos da UFSC). Minicurso V: Como obter e usar o DOI - Claudiane Weber (UFSM; USP) mostrou as novidades do DOI para a nova versão do Sistema de Editoração Eletrônico de Revistas (SEER) com algumas partes do processo automático. No caso do Portal de Periódicos da UFSC (PP-UFSC) vai auxiliar porque não precisaremos mais inserir no resumo e no sumário o link DOI – a promessa é que seja automatizado. Minicurso VI: Gestão da qualidade de periódicos científicos – Silvia Regina Galleti (IB; ABEC)– ofereceu uma experiência de um periódico que não faz uso de sistema de gestão de periódico. Um relato de experiência da Revista Arquivos do Instituto Biológico. Salienta-se a apresentação dos Novos critérios SciELO para indexação de periódicos Abel Packer (SciELO) mostrou dados relativos a evolução da SciELO e os novos critérios de submissão e permanência dos periódicos no SciELO (documento na integra). Destaca-se as principais preocupações que afetarão os editores/revistas da UFSC:

  1. Quantidade de artigos por ano dependendo a área. (p. 15 dos critérios)
  2. Periodicidade: não existe mais a opção da revista ser semestral, apenas: bimestral, trimestral e quadrimestral.
  3. Idioma: a exigência do inglês, por exemplo, um periódico da área de letras precisa publicar um total de 20 artigos por ano, sendo que 4 precisam estar em inglês no mínimo.
  4. Autores com afiliação institucional estrangeira – também tem um mínimo e recomendado para cada área. Isso quer dizer que não basta traduzir o artigo para o inglês, e sim, o artigo ter origem institucional de outro país, e que seja escrito em inglês. (p.17).
  5. Porcentagem de editores associados com afiliação estrangeira por área temática.

Nos fóruns de áreas realizado no evento foram discutidas a questão do Projeto CAPES sobre a internacionalização das revistas científicas e os novos critérios SciELO. Representando a área das engenharias o Prof. Piotr Trzesniak (UFPE) salientou a importância da negociação da Capes com as bases. Tendo em vista que já pagamos pelo acesso as bases de dados do projeto (Elsevier, Emerald, Wiley, Springer, Taylor e Francis) a sugestão de Piotr é negociar para termos as publicações nas bases mas sem a necessidade de pagar a mais por isso. Além disso, usar o investimento de US$ 10 milhões para qualificar nossas revistas e fazer com que ela tenha sustentabilidade. Também questionou como será mantido esse investimento e continuidade do projeto.  Os outros fóruns manifestaram-se indicando a necessidade de saber quais os critérios de seleção das 100 revistas, já que temos 48 áreas. A respeito dos critérios de seleção e permanência os grupos manifestaram-se contra alguns critérios, principalmente os citados acima, tendo em vista o pouco tempo para se adaptar as mudanças até 2016, ou seja, até 2016, algumas revistas precisam mudar a periodicidade, fazer vínculos com autores internacionais, parceria com editores associados internacionais, etc. No entanto, a exigência foi realizada, mas o Sr. Abel não mostrou em nenhum momento da palestra como viabilizar de modo prático como uma revista poderá atingir esses critérios. O próximo evento da ABEC será em Florianópolis (Santinho), no fim do ano, a responsável principal da organização será o SENAC. Participante: Lúcia da Silveira


Título:  17º Curso Informativo sobre Preservação de acervos Bibliográficos e Documentais

Data: 15 1 19 setembro de 2014  no Rio de Janeiro – RJ – Fundação Biblioteca  Nacional (FBN)

Resumo:

Curso é organizado e realizado pela Coordenadoria de Preservação (COP), que é uma das unidades do Centro de Processos Técnicos (CPT), responsável por elaborar e supervisionar as diretrizes de preservação da FBN. O Curso é oferecido anualmente e é voltado ao público em geral, com a proposta de aulas teóricas e estudos de casos, nos laboratórios técnicos, sobre conservação preventiva e reparadora, restauração, encadernação comercial e de época, prevenção e combate a sinistros e política de reprodução de acervos.  Relatório


Título: X Encuentro de Editores de Bases de Datos Cientificas & Bibliotecas

Data: 18 a 21 de maio de 2014 na cidade do Panamá

Participante: João Oscar do Espirito Santo

Resumo:

O X Encuentro de Editores de Bases de Datos Cientificas & Bibliotecas, realizado de 18 a 21 de maio na cidade do Panamá, organizado pelo Grupo ITMS, teve como tema central a apresentação de bases de dados desenvolvidas por instituições cientificas. Participaram do evento 105 representantes objetivando a troca de experiências entre bibliotecários, editores, profissionais convidados de Universidades, Ministérios e Empresas privadas da América Latina, Caribe e USA. O evento teve como proposta encontrar soluções para problemas comuns, fortalecer as inter-relações, transmitir as necessidades de cada região, aprender sobre novos produtos e bancos de dados científicos, contemplando diferentes temas  contribuindo  dessa forma para melhorar o andamento das pesquisas do ensino e do processo de aprendizagem.

“Normalización en apoyo de los mercados abiertos” proferida por Pablo A. Corróns Crespi, Diretor de Serviços e Informação da Associación Española de Normalizacion y Certificacion – AENOR. Foi palestra principal do evento o autor discursou sobre como a Normalização torna a nossa vida mais fácil e acessível, quando as regras indicam como um serviço ou um produto devem ser fornecidos ou como ela deve funcionar em conformidade com o que o consumidor espera.

Dando continuidade a programação do Evento, seguiram as apresentações de Instituições Cientificas, como a InteLex, Neschen OSA, Annual Reviews, CRC/T&F, ACS, CAS, SIAM & Digitalia, AAAS, ACESS, Credo, ICE, ACM, IOP Corporate BSI & Royal Society, ASME ASTM, SAE, SPIE, IG Publishing &SEG, contando suas histórias, trajetórias e representações.  Por fim todas as Instituições que também são Publisher apresentavam seus produtos, sejam as bases de dados, diretórios, serviços de descoberta e rastreadores de plagio, com vista a apreciação dos participantes em futuras avaliações e aquisições.

No que se percebeu o ITMS GROUP possui parcerias com essas Instituições que sistematizam e divulgam o conhecimento produzido por seus membros, contam com diversas publicações periódicas e uma expressiva quantidade de e-books, disponibilizados em plataformas, dos quais grande parte delas está representada no Portal de Periódicos Capes, acesso disponibilizado para as principais instituições de ensino no Brasil. Das bases acima que não consta no Portal, grande parte delas esta em processo de avaliação pelas Comissões de Avaliação de Conteúdo do Portal. Esta realidade é bem diferente para os demais países do Caribe, América Central e Sul, exceto Chile e Argentina que estão construindo seus portais.


Título: SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA – RELATÓRIO

Data: 20 a 31/10/2014  


Título:  CAFÉ COM TATO

Data: 04/09/2014


Título: I WORKSHOP GESTÃO DO CONHECIMENTO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

Data: 06 e 07/08/2014

RELATÓRIO

2013

Data: 27 a 29/11/2013

1.ª apresentação de artigo foi dia 27/11/2013, as 17:47h:

Gestão de pessoas no ensino superior público: reflexões sobre o assédio moral no ambiente de trabalho.

Autores: Fernanda Guimarães, Renata Brocker, Katia Denise Moreira e Luis Carlos Cancellier de Olivo.

2.º apresentação foi no dia 28/11/2013, as 9 horas:

Ética profissional: refletindo as práticas no contexto da Universidade Federal de Santa Catarina.

Autores: Fernanda Guimarães, Katia Denise Moreira, Renata Brocker e Luís Moretto Neto.

Título: SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

Data: 29/10 a 1/11/2013 -

Exposições da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

Exposição “A Evolução do Livro e das Bibliotecas” e fotos da exposição interativa Citações e livros favoritos, confira as exposições na Biblioteca Central.

A Biblioteca Setorial do CCS – Medicina está com a Exposição de livros e de Poesia de Lombada da produção literária catarinense de nossos médicos: alguns recortes.  Veja mais…

Tema: Entre o Estetoscópio e a Pena   - Fotos…

Título: SEPEX 12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX)

Data: 23 a 26/10/2013

Resumo: Confira o estande da Biblioteca Universitária na 12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) na Universidade Federal de Santa Catarina. Realizada em uma estrutura formada pelo Centro de Convivência e uma lona em seu entorno, no campus Trindade da UFSC.

Título: Workshop – Challenges of networking library services (Desafios de serviços de bibliotecas em rede)

Data: 30/09 e 01′/10/2013

2012

Título:  I Forum de editores do Portal Periódicos UFSC

Data: 04/05/2012

Resumo: BU promoveu o I Forum de editores do Portal Periódicos UFSC, com a participação especial do Professor Benedito Barraviera. O encontrou reuniu editores da instituição, membros do Portal de Periódicos da Unisul, professores do Departamento de Ciência da Informação e comunidade acadêmica.

DSC_7652_small DSC_7653_small DSC_7654_small DSC_7655_small DSC_7656_small

 

2011

Notícia Apresentação

A partir do dia 21 de novembro, a Biblioteca Universitária promove o Ciclo Cruz e Sousa e a exposição “Negras MemóriasVeja mais>>Fotos da Exposição

  • 9 a 12/2011 –  Bibliotecária da UFSC retorna de conferência na Colômbia -A Chefe do Serviço de Periódicos da Biblioteca Universitária, Andréa Grants, foi  destaque da UFSC na primeira conferência Bibliotecas y Repositorios Digitales: Gestión del conocimiento, Acceso Abierto y Visibilidad Latinoamericana (Biredial) . O evento foi realizado em Bogotá, na Colômbia, na Universidad del Rosário, na capital colombiana, com 140 participantes da América Latina e Europa. A UFSC foi uma das quatro Instituições brasileiras participantes no evento.
  • 24 e 25/02/2011. Roberta Moraes de Bem participou, representando a BU, da Reunião do ABNT/CB -14 – Comitê Brasileiro de Informação e Documentação. Veja relatório
  • 18/02/2011 - XII PROCABU – Programa de capacitação da Biblioteca Universitária. Karin MunYk Lehmkuhl – palestra REDES SOCIAIS. UNISUL
  • Out/nov/2010- I Concurso Fotográfica da BU/UFSCFesta de premiação.
  • 15 e 16/11/2010 – A UFSC é a única universidade brasileira a participar do evento internacional que trata de assuntos como o DOI (Digital object identifier – padrão para identificação de documentos na Internet, criado pela CrossRef) e sua aplicação em periódicos; inovações sobre preservação digital, plágio, metadados, livros, blogs, twitter, e sites além das novas tendências para os pesquisadores, editores e bibliotecas. O Annual Meeting CrossRef está acontecendo em Londres desde o início da semana. A BU está sendo representada pela diretora Narcisa Amboni e pela bibliotecária Claudiane Weber. Um total de 83 instituições – entre Alemanha, EUA, Japão, Franca, Itália e Inglaterra –, participam do encontro. A UFSC está, através do evento, viabilizando uma parceria com Ed Pentz, diretor da CrossRef, para a realização do encontro da Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, em Florianópolis em 2011.
  • 08/09/2010 – Bom dia Biblioteca promovido pelo Serviço de Coleções Especiais, CEOR – Coleção de  Obras Raras, http://picasaweb.google.com/MemoriaBU/BomDiaBibliotecaServicoDeColecoesEspeciais#
    • 27/09/2010 as bibliotecárias Maria Gorete M. Savi (BSCCS/UFSC e coordenadora do GBICS/SC) e Karyn M. Lehmkuhl (BSCCA/UFSC) participaram da reunião do GBICS/SC (Grupo de Bibliotecários de Informação em Ciências da Saúde de SC) ocorrida na FURB – Blumenau.1) apresentações sobre algumas ferramentas usuais nas redes sociais e sua aplicabilidade em bibliotecas/centros de informação. Karyn relatou sobre sua experiência de implantação de blog no GBICS/SC  e sobre a experiência com o Twitter na Biblioteca Setorial do CCA/UFSC disponível em http://lc4.in/EkfT (complementando tema abordado em reunião anterior e apresentado por Manuela Soares http://www.slideshare.net/manufonseca/twitter-4141713.).  Gelci Rostirolla (continuação da reunião anterior) reforçou a importância de alimentarmos a ferramenta Delicious do GBICS http://www.slideshare.net/Gelci1/a-ferramenta-delicious-e-a-inteligncia-coletiva-em-ui).3) Encaminhamentos sobre as Normas de Vancouver.
    • 2)  Relato sobre a apresentação da Gorete  na mesa redonda no XXIX Painel Biblioteconomia em Santa Catarina sobre a atuação do Grupo.
    • Participaram da reunião representantes da UFSC, UNISUL, UNIVALI, UNIVILLE, FURB, Hospital Infantil, Hospital Nereu Ramos e HEMOSC.  Os temas principais da pauta abordaram:
  • 25 a 27/11/2009 - XII Encontro Nacional de Editores Científicos no qual participaram o Beto e a Andréa, representando o Portal de Periódicos UFSC.
  • 17 a 21/11/2009 - Participação do Cristiano Cavalheiro Lutz no VIII Congresso de Arquivologia do Mercosul. - Relatório - Fotos
  • 17 e 18/09/2009 - Maria Gorete e Mariza encaminhamos, em anexo,  o relatório de participação no XXVIII Painel Biblioteconomia em Santa Catarina, Fórum de Bibliotecas Universitárias (Grupo ACAFE) e X Fórum de Informação em Ciências da Saúde. Este último foi organizado pelo GBICS (Grupo de Bibliotecários de Informação em Ciências da Saúde) da qual fazemos parte desde a sua fundação. 2009 086.jpg (3807716 bytes)   2009 098.jpg (4067081 bytes)   2009 097.jpg (3944589 bytes)   2009 095.jpg (3908579 bytes)
  • 16 e 17/09 - Andrea Grants, Daurecy Camilo e João Oscar do Espírito Santo recebem capacitação de Suely Clemente Soares sobre SEER 2009 072.jpg (3750085 bytes)
  • 05 à 08/07/2009 - Narcisa de Fátima Amboni e Salete Puel de Oliveira paraticiparam do XXIII CBBD em Bonito com o Tema Geral: Rede de Conhecimento, Acesso à Informação e Gestão Sustentável.
  • Dias 24 e 25/06/2009 a bibliotecária Andréa Figueiredo Leão Grants estará participando XVII Curso de Editoração da ABEC  que acontecerá nas dependências Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, localizado à rua Lauro Muller, No. 455, Botafogo, Rio de Janeiro (RJ).
  • Dias 25 e 26/06/2009 o servidor Cristiano Cavalheiro Lutz participará do Seminário sobre Gestão Eletrônica de Documentos: Tendências e Aplicações em Vitória (ES)
  • 7,8 e 9/04/09  – Os funcionários Andréa Figueiredo Leão Grants, Daurecy Camilo e João Oscar do Espírito Santo participaram da capacitação sobre o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Plataforma SEER) realizado na Biblioteca Universitária com Miguel Angel Márdero Arellano – IBICT.
  •  25 e 26/06/2009.- Relato de participação no evento GED ES 2009 Seminário sobre Gestão Eletrônica de Documentos & Mídias Digitais: tendências e aplicações, realizado em Vitoria, Espírito Santo, O evento teve a seguinte programação: – Metodologias para processos, Organização Documental e Implementação de ECM ? Enterprise Content Managent; – Gestão Eletrônica de Documentos ? Como e porque Implantar. Cases para diversos seguimentos; – Implantação do projeto de GED on ? line na Claro. O case de GED/ECM na Claro: o projeto, a implementação, os impactos e lições aprendidas; – GED para Empresas Públicas e Privadas; – A Implantação do Processo Eletrônico (E. Process) caso do Tribunal de Justiça do Espírito Santo; – Implantando o Governo Eletrônico; – Certificação digital: Conceitos, Aplicabilidades, Casos de Uso e Abordagem para Viabilização na Migração de Documentos e Processos em Suporte Papel para  Eletrônicos com Segurança, Viabilidade Jurídica e Eficácia Probatória; – E- ARQ: Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos; – Implantação do Projeto de GED na área de Recursos Humanos da Unidade da PETROBRAS no Espírito Santo; – Arcelor Mitral Tubarão: Implantação de GED e compartilhamento do sucesso obtido.
  • 11/07/2008 - Márcia Peixeira Pinto estará participando do Curso de Indexação – Index Psi na Biblioteca do Instituto de Psicologia/UFRGS Porto Alegre. Entre as atividades, no dia 14/07 vou proceder com a atualização dos fascículos, na nova versão da base da dados, LILDBI Web-Psi, na Faculdade Federal do RS.
  •  8 e 9/07/2008 -  O bibliotecário Elson Matos estará participando do Workshop para Implantação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações nas Instituições de Ensino e Pesquisa, no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT/ Brasília – DF. Entre as atividades está a Apresentação da BDTD e apresentação e treinamento do TEDE  modular  e simplificado.
  • 15 a 18/07/2008 -  A bibliotecária Marouva Fallgatter Faqueti  (CAC) estará participando do 28º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, mais especificamente do Workshop: “Informática na Escola”. Marouva fará ainda um mini-curso: web2 no processo de aprendizagem (onde quer continuar buscando reconhecer o papel do bibliotecário neste contexto). Durante o Workshop  fará um relato de experência na forma de  apresentação oral (20 minutos) de um curso desenvolvido aqui no Colégio Agrícola de Camboriú em parceria com uma professora de informática sobre como elaborar projetos de pesquisa utilizando como ambiente o CRIACAC (Este ambiente colaborativo foi desenvolvido na biblioteca do CAC utilizando o software livre Tikiwiki com o objetivo de oferecer um espaço para gerenciamento e produção de conteúdos). O foco da participação estrá, além da utilização da ferramenta gerenciada pela biblioteca está no serviço de orientação na busca de informações e seu uso dentro das normas da ABNT.
  • jun/2008 - Em visita à Universidade do Minho, Portugal, a Bibliotecária Maria Bernardete reuniu-se com o Prof. Dr. Eloy Rodrigues, diretor do Serviço de Documentação da UMinho e do repositóriUM (Repositório da Universidade do Minho) e com o Dr. Ricardo Saraiva também responsável pelo Repositório. O objetivo da visita foi conhecer de perto a experiência bem sucedida do repositório criado em 2004 e ocupando hoje o 11. lugar no Ranking mundial dos repositórios institucionais. No momento em que a BU se prepara pra também criar o Repositório Institucional da UFSC, esta visita certamente foi de uma importância fundamental.