Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital

Comissão que promove ações e estudos que tratam dos fundamentos éticos e epistemológicos para a produção, disseminação e acesso à informação confiável. Seu âmbito de atuação envolve, portanto, as formas de verificação de fontes de informação, as estratégias de combate à desinformação e as práticas éticas de compartilhamento e criação da informação, especialmente no ambiente digital.

Entre os temas discutidos pela comissão estão, por exemplo, as notícias falsas (fake news), a pós-verdade, os fatos alternativos, a checagem de fatos (fact check), a competência em informação (information literacy), competência midiática (media literacy), o pensamento reflexivo e a leitura crítica da informação.

A comissão é formada  por bibliotecários da BU/UFSC e demais colaboradores internos e externos (designados por Portaria nº 1211/2018/GR de 29 de maio de 2018).

Planejar e institucionalizar ações e serviços da Biblioteca Universitária sobre confiabilidade informacional. Possíveis projetos/propostas:

• Realização de capacitações;
  • Produção de tutoriais e materiais didáticos;
  • Realização de pesquisas e produção intelectual;
  • Institucionalização do projeto “BU em Debate”;
  • Planejamento de exposições e eventos;
  • Apresentação em eventos pint science;
  • Formalização ou incremento de curso para o Serviço de Competência em Informação e Suporte à Pesquisa.

A Comissão se reúne quinzenalmente às sextas feiras, das 15h às 17h.

As reuniões da Comissão, em geral, ocorrem na Sala de Reuniões da direção da Biblioteca Central da UFSC (Campus Universitário, Trindade, Florianópolis/SC).

Comissão de trabalho:
Leonardo Ripoll Tavares Leite (coordenação)
Andrea Figueiredo Leão Grants (BU/UFSC);
Felipe D. A. da Fonseca (Wikipédia, UNI-FREIBURG/UFRJ)
Gleide Bitencourte José Ordovás (BU/UFSC)
José Paulo Speck Pereira (BU/UFSC)
Marcela Gaspar Custódio (PGCIN/UFSC)
Maria Bernardete Martins Alves (BU/UFSC);
José Claudio Morelli Matos (UDESC, PGCIN/UFSC)
Roberta Moraes de Bem (BU/UFSC)

Contato:
leonardo.ripoll@ufsc.br