Exposição “45 anos da Novembrada”
De 01 a 28/11/2024, a Biblioteca Central da UFSC recebe a Exposição “45 anos da Novembrada“, do Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH) da UFSC, na Galeria Hall Principal. A inauguração será dia 01 de novembro às 17h e contará com uma roda de conversa com ex-estudantes, técnicos(as) e professores(as) que participaram do protesto que marcou a história nacional e institucional de nossa Universidade.
Em 2024 se completam 45 anos da Novembrada. A exposição rememora a revolta popular contra a ditadura civil-militar (1964-1985) que aconteceu em 30 de novembro de 1979 na região central de Florianópolis, quando o então Presidente da República do Brasil, o General João Baptista de Oliveira Figueiredo veio à cidade. Serão expostas fotografias do jornalista Celso Martins, da Agência de Comunicação da UFSC e documentos do Acervo Memória e Direitos Humanos/IMDH que remetem ao dia da Novembrada, bem como, ao seu contexto prévio e posterior, evidenciando as lutas dos movimentos estudantis e populares pela derrubada da ditadura.
O Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem como finalidades organizar uma Memória sobre Direitos Humanos em Santa Catarina e no Brasil, disponibilizar seu conteúdo através de atividades de ensino, pesquisa e extensão e recolher informações sobre violações de Direitos Humanos, bem como, contribuir para a proteção e a promoção dos mesmos.
Membros da curadoria: Luiz Felipe Paiva, Graziela Martins de Medeiros e Margaret Grando
Fonte da imagem: Agência de Comunicação da UFSC (AGECOM)
Para mais informações: página do IMDH no Instagram e do IMDH no Facebook
Realização: BU/UFSC Exposições