Exposição “Cataratas do Iguaçu: pinturas em aquarela”
De 02/12/2024 a 31/01/2025, a Biblioteca Central da UFSC recebe a Exposição “Cataratas do Iguaçu: pinturas em aquarela” das artistas Juliana Bernardi, Susana Lauck e Zulma
Borges, no Espaço Expositivo Salão Circulação. A exposição conta com três minilivros, dois livros-concertina e 36 aquarelas de dimensões variadas, arte de três artistas viajantes que decidiram trazer a paisagem das águas para o papel, por meio da arte da aquarela. A abertura da exposição ocorrerá dia 02/12/2024, às 18h30.
As aquarelistas Juliana Bernardi, Susana Lauck e Zulma Borges, ao visitarem as Cataratas do Iguaçu em 2022, e fotografarem o espetáculo natural que ali acontecia, decidiram valer-se de seus registros fotográficos para elaborarem aquarelas, que, posteriormente, seriam expostas ao público. Portanto, esta exposição apresenta a concretização de uma ideia surgida em uma viagem turística.
Juliana Bernardi, engenheira agrônoma com doutorado em melhoramento genético de plantas, trabalhou por 35 anos em conservação da biodiversidade. Desde 2019, integra o Ateliê Alvéolo, onde se dedica à pintura em aquarela, retratando temas ecológicos e naturalistas. Susana Lauck começou nas artes em 1998, sob orientação de Sônia Zanetti, e desde 2014 participa do Ateliê Alvéolo, focando na técnica da aquarela. Zulma Borges, graduada em Artes Plásticas pela UDESC e Filosofia pela UFSC, é gravurista e aquarelista, coordenando o Ateliê Alvéolo e promovendo encontros de aquarelistas desde sua fundação.
Para mais informações:
Curadoria: Zulma Borges
Texto expositivo: Lígia Czesnat
Realização: BU/UFSC Exposições