Exposição “Culturas e Microcosmos: do laboratório à sala de aula”
A Biblioteca Central da UFSC recebe de 18 a 27/09/2024, no térreo (Galeria Expositiva Hall Principal) a exposição “Culturas e Microcosmos: do laboratório à sala de aula – uma exposição de Placas de Petri“. produzida pelo Laboratório de Ecologia Molecular de Extremófilos (LEMEx) da UFSC.
O Laboratório de Ecologia Molecular de Extremófilos (LEMEx), coordenado pelo Prof. Dr. Rubens Tadeu Delgado Duarte, localizado no CCB/UFSC, Bloco E, 7º andar, sala 711O laboratório realiza pesquisas nas áreas de ecologia microbiana, biotecnologia e astrobiologia, com ênfase no estudo de microrganismos que habitam ambientes extremos. A metodologia empregada no LEMEx abrange o uso de marcadores moleculares e análises bioinformáticas com dados ômicos, incluindo genômica, metagenômica e metatranscriptômica.
Além disso, o laboratório utiliza técnicas tanto tradicionais quanto modernas de cultivo microbiano para a caracterização desses microrganismos extremófilos. Muitos microrganismos podem ser cultivados em laboratório. Além da água, os meios de cultivo utilizados para esse propósito devem conter nutrientes essenciais para o crescimento dos microrganismos, como uma fonte de energia (tipicamente açúcares) e fontes utilizáveis para biossíntese e metabolismo (especialmente nitrogênio, enxofre e fósforo). Os meios sólidos permitem o crescimento e a isolação de colônias microbianas individuais em sua superfície. Cada colônia origina-se de uma única unidade formadora de colônia (UFC), geralmente uma única bactéria. Portanto, todas as células em uma colônia são assumidas como pertencentes à mesma cepa e espécie.
Esses meios de cultivo sólidos são preparados adicionando 1 a 2% de ágar, uma mistura de agarose e agaropectina de origem algal. Este meio é autoclavado, resfriado e, subsequentemente, vertido em placas de Petri, onde esfria e solidifica. A massa gelatinosa fornece água e nutrientes aos microrganismos que são inoculados na superfície do ágar.
Realização: BU/UFSC Exposições
Mais informações: lemex.ufsc.br