FAQ

FAQ- PERGUNTAS MAIS FREQUNTES

Caso sua dúvida não esteja elencada nesta lista, você poderá fazer uma consulta através da email faq.bu@contato.ufsc.br  ou consulte: Regulamentos

AQUISIÇÃO BASE DE DADOS CATALOGAÇÃO COMUTAÇÃO DOAÇÃO  EMPRÉSTIMO CAPACITAÇÃO ENSINO A DISTANCIA
INTERCÂMBIO  MULTA  NORMALIZAÇÃO PERGAMUM   PERIÓDICOS REFERÊNCIA RESERVA/RENOVAÇÃO TCC’s 

QUESTÕES SOBRE O EMPRÉSTIMO

1. Quem pode fazer empréstimos?

R. Alunos de cursos presenciais e a distância, o que inclui: graduação; especialização; mestrado; doutorado; pós-doutorado; alunos de disciplina isolada com matrícula; alunos do Colégio de Aplicação. E também: servidores docentes e técnico-administrativos; professores visitantes devidamente cadastrados pelos departamentos e com matrícula, alunos egressos (formados na UFSC); tutores EAD e instituições conveniadas à UFSC.

2. Quantos exemplares poderão ser emprestados por usuário?

R. O máximo de 32 itens, considerando todas as bibliotecas. Mas há um limite por tipo de material. Na Biblioteca Central, por exemplo, para alunos de graduação as regras são: 10 livros, 5 CD-ROMs, 5 teses, 5 dissertações, 3 obras de consulta local, 2 DVDs, 2 VHS. Se o aluno pegar 32 itens nesta biblioteca, não mais poderá pegar material empréstimo em nenhuma outra unidade. Cada biblioteca possui suas próprias normas de empréstimo em virtude da quantidade de exemplares em suas estantes e da comunidade que atende. As normas de empréstimo estão disponíveis nos Regulamentos de cada biblioteca.

3. Quais materiais não podem ser emprestados?

R. Publicações do IBGE (impressas ou digitais); enciclopédias cujos números de chamada iniciem com 030.1; coleções de Obras Raras (CEOR) e Raridades Catarinenses (CERC); Coleção Especial de Publicações da UFSC (CEPU); Coleção Especial de Material Cartográfico (CEMC); Coleção Especial de Material Iconográfico (CEMI); periódicos do Serviço de Referência e do Serviço de Periódicos.

4. Qual o prazo de empréstimo de livros?

Cada biblioteca possui suas próprias normas e prazos de empréstimo, disponíveis nos Regulamentos de cada unidade. .Na Biblioteca Central, por exemplo, as regras são: 15 dias para alunos de graduação; 30 dias para alunos de especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado; 30 dias para servidores docentes e técnico-administrativos. Já para DVD e VHS, o prazo é de dois dias para todas as categorias. É possível renovar o empréstimo, quantas vezes for preciso, para os materiais com prazos de empréstimo padrão.

5. Algum livro tem prazo de empréstimo diferenciado?

Sim. Obras de consulta local (com fita vermelha na lombada), coleção CESC, dicionários e atlas de anatomia são emprestados na sexta-feira ou sábado, com devolução para a segunda-feira seguinte, ou em véspera de feriados, com devolução para o próximo dia útil. Dicionários de línguas são emprestados por até três horas para realização de provas. Fique atento, pois o atraso na devolução destas obras acarreta multa por hora na maioria das bibliotecas.
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6. Quando deve ser devolvida a obra de empréstimo diferenciado?

R. Normalmente, na segunda-feira até às 22h ou no próximo dia útil. Algumas bibliotecas setoriais podem ter prazos de devolução diferenciados. Fique atento, pois o atraso na devolução destas obras acarreta multa por hora na maioria das bibliotecas.
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7. É possível emprestar dicionário de língua para fazer prova?

R. Sim, por até três horas. Fique atento, pois o atraso na devolução destas obras acarreta multa por hora.
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8. Ao devolver a obra depois do prazo, paga-se multa?

R. Sim. Para obras com empréstimo padrão, a multa é de R$ 1,00 (um real) por dia útil, por obra, conforme  Resolução Normativa N. 08/CC/2012 da UFSC. E para obras de consulta local (com fita vermelha na lombada), dicionários e outras formas de empréstimo especial, a multa é de R$ 1,00 (um real) por hora, por obra, na maioria das bibliotecas.

9. O sistema permite efetuar novo empréstimo se tiver multa pendente?

R. Sim. O usuário poderá somar um valor de até R$ 10,00 (dez reais). A partir de R$ 11,00, fica impossibilitado de efetuar qualquer operação em seu cadastro. É importante esclarecer que a multa só existirá após a devolução das obras atrasadas. Será necessário pagar o valor integral da multa para regularizar a situação.

10. O sistema permite fazer renovação se tiver alguma pendência no cadastro?

R. Não.

11. Como  proceder para efetuar o pagamento da multa?

R. O pagamento deverá ser realizado no Banco do Brasil (agência 1453-2, Conta Única do Tesouro Nacional 15316315237288918).

É obrigatório apresentar o comprovante de pagamento no balcão de empréstimo de uma biblioteca, pois a baixa da multa não é automática. Não serão aceitos comprovantes de pagamentos por agendamento.

O usuário poderá acumular até R$10,00 de multa, sem prejuízo de utilização da Biblioteca.

Mais Informações

É obrigatório apresentar o comprovante de transferência no balcão de empréstimo de uma biblioteca, pois a baixa da multa não é automática.

Não serão aceitos comprovantes de pagamentos por agendamento.

12. Como proceder para fazer renovação pela internet?

R. Ao acessar o site da BU, clique no ícone central “Renove”. Será necessário digitar a matrícula e a senha da BU logo em seguida.  Renove cada um dos itens desejados e não esqueça de apertar o botão “Recibo por e-mail”. Este recibo comprova que a operação foi realizada.

13. A obra com reserva pode ser renovada?

R.  Não.

14. Como faço uma reserva de material?

R. No catálogo, após pesquisar o material, se todos os exemplares estivem emprestados, clique na opção “Reserva”, na parte inferior da janela, e preencha as informações solicitadas.

15. Onde retiro a obra reservada?

R. No Balcão de Empréstimo da biblioteca ao qual o material pertence.

16. Qual prazo para retirar a obra reservada?

R. Sendo o primeiro da fila, tem o dia em que a obra ficou disponível mais o dia seguinte, os demais terão 24 horas.

17. Como tomar conhecimento da reserva disponível?

R. O usuário recebe um e-mail avisando que já pode retirar o material no Balcão de Empréstimo.

18. Se a obra foi extraviada, qual procedimento?

R. Nos casos de extravio de qualquer natureza que impeçam a devolução de obras emprestadas na BC, o usuário deverá comunicar imediatamente o fato a chefia do Serviço de Circulação e Recuperação da Informação (localizado no segundo piso da Biblioteca Central), ou a chefia da biblioteca setorial, se for o caso, que tomará as providências cabíveis.

No caso de reposição da mesma obra: a partir do término do prazo de devolução, o usuário tem até 40 (quarenta) dias corridos para fazer a reposição por um exemplar novo do mesmo título. Nesse período (40 dias) não haverá incidência de multa, bem como o usuário não poderá realizar empréstimos. Caso o usuário entregue o novo exemplar após o prazo de 40 dias, será cobrada multa dos dias excedentes. No caso de o usuário achar a obra extraviada, o caso será tratado como devolução atrasada, sendo obrigatório o pagamento da multa de todo o período.

No caso de substituição por outra obra: No caso de materiais não mais comercializados, o usuário deverá, no prazo de até 40 dias corridos do término do prazo de devolução, apresentar comprovante da falta do material na praça, através de três declarações emitidas pelo mercado competente. Nesse caso, será informado outro título do mesmo assunto pela Divisão de Assistência ao Usuário ou pela Divisão de Desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação, ou ainda pela chefia da Biblioteca Setorial, se for o caso. Nesse período (40 dias) não haverá incidência de multa, bem como o usuário não poderá realizar empréstimos. Caso o usuário entregue o novo exemplar após o prazo de 40 dias corridos, será cobrada multa dos dias excedentes. Na hipótese de o usuário achara obra extraviada, o caso será tratado como devolução atrasada, sendo obrigatório o pagamento da multa de todo o período.

19. Quando é encerrado o cadastro na Biblioteca?

R. O cadastro na BU encerra-se quando o documento “negativa de débito” é emitido. Este documento é exigido para a obtenção de diploma de conclusão de curso, para trancamento de curso e para a aposentadoria de servidores. Somente o titular da conta da BU poderá requerer este documento, e no caso de terceiros requererem (mãe, pai, cônjuge, entre outros), será exigida uma procuração. Outras informações são obtidas nos Regulamentos.

20. Usuários sem vínculo com a UFSC podem fazer empréstimos?

R. Somente alunos egressos – já formados em cursos de graduação ou pós-graduação – e aposentados da UFSC podem realizar empréstimos Os demais usuários sem vínculo com a universidade podem somente consultar as obras dentro das bibliotecas. Egressos da UFSC devem se cadastrar no Portal de Egressos e se dirigir ao Setor de Empréstimo da BC ou de uma Biblioteca Setorial para cadastro da senha, mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto atualizado e comprovante de residência. Servidores da UFSC aposentados serão enquadrados nesta categoria logo após retirarem a certidão negativa de débito na BC ou em uma Biblioteca Setorial.

21. Posso fazer empréstimos nas bibliotecas setoriais?

R. Sim.

22. Emprestei uma obra numa biblioteca setorial, posso devolvê-la em outra biblioteca?

R. Não, a obra deve ser devolvida na biblioteca onde foi emprestada.

23. O que é serviço de auto-atendimento?

R. É o serviço que permite ao próprio usuário realizar o empréstimo e devolução de material nos terminais de auto-atendimento, sem precisar se dirigir ao Balcão de Empréstimo.

24. Como proceder para efetuar o empréstimo nos terminais de auto-atendimento?

R. O sistema é touch screen, ou seja, os botões aparecem no próprio monitor. Selecione a opção “Empréstimo”. Em seguida, será necessário digitar a matrícula, depois a senha. No monitor aparecerá um vídeo mostrando como posicionar o livro na máquina, que lerá o seu código de barras. Ao final, é preciso apertar o botão “Finalizar”. Aparecerá uma mensagem informando que a operação foi realizada com sucesso.

25. Como proceder para efetuar a devolução nos terminais de auto-atendimento?

R. O sistema é touch screen, ou seja, os botões aparecem no próprio monitor. Selecione a opção “Devolução”.  No monitor aparecerá um vídeo mostrando como posicionar o livro na máquina, que lerá o seu código de barras. Ao final, é preciso apertar o botão “Finalizar”. Aparecerá uma mensagem informando que a operação foi realizada com sucesso.

26. Como ter certeza que a operação nos terminais de auto-atendimento foi executada com sucesso?

R. O equipamento exibirá na tela uma mensagem informando que o empréstimo ou a devolução foram efetuados com sucesso, e também será enviado por e-mail o recibo da operação.

27. Material com data de devolução vencida pode ser devolvido nos terminais de auto-atendimento?

R. Não.

28. Onde colocar o material devolvido nos terminais de auto-atendimento?

R. Coloque o material no carrinho vermelho, localizado próximo aos terminais.

 

QUESTÕES SOBRE BASES DE DADOS

1. O que é Portal Capes?

R. É uma biblioteca virtual, mantida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil a produção científica internacional. Ele conta com um acervo de cerca de 15  mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, seis bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

2. Como acessar ao Portal Capes?

R. O portal Capes está disponível a todos os professores, alunos e técnicos administrativos que tenham acesso a Internet através da rede Ufsc, é possível acessar de qualquer computador da universidade. Para solicitar o acesso doméstico acesse à página ( http://idufs.ufsc.br/) e configure o serviço VPN.

 

QUESTÕES SOBRE NORMALIZAÇÃO

1. Como faço para ter acesso as normas da ABNT?

R. As normas da ABNT estão disponíveis no Serviço de Referência, piso superior da Biblioteca Central.

Na página da BU há orientações sobre normalização com bases nas normas de documentação da ABNT, acesse: http://www.bu.ufsc.br/basesAutenticacao.htm#abnt

2. A Biblioteca oferece serviço de normalização?

R. Não, no entanto, oferecemos material didático e capacitação para orientá-lo nessa tarefa.

CAPACITAÇÃO – Capacite-se

MATERIAL DIDÁTICO – Normalização trabalhos acadêmicos

 

QUESTÕES SOBRE CAPACITAÇÕES

1. Como participar das capacitações oferecidas pela BU?

R. O programa de capacitação do usuário da BU oferece à comunidade UFSC (alunos, professores, técnico-administrativos e pesquisadores), treinamento no uso dos recursos de informação, para grupos de no mínimo dez pessoas, nas áreas de normalização, pesquisa e uso da biblioteca universitária: Para maiores informações acesse: Capacite-se

Oferece capacitações diversas, com INSCRIÇÕES ABERTAS a cada semestre.

Caso você queira assistir a um treinamento, já programado, consulte a agenda e solicite sua participação ao responsável.

 

QUESTÕES SOBRE ENSINO A DISTÂNCIA

1. Sou aluno na modalidade a distância, como faço para utilizar os serviços da Biblioteca?

R. Acesse o Guia do aluno dos cursos a distância: http://www.bu.ufsc.br/design/TutorialEAD2010.pdf

 

QUESTÕES SOBRE TCC’s 

1. Onde eu entrego na Biblioteca Universitária (BU) o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?

R. A BU NÃO recebe mais TCCs (papel, CD ou DVD). Os TCCs são publicados somente através do Repositório Institucional da UFSC (RI) em formato digital (PDF/A). Contudo, você deve PERGUNTAR NA COORDENAÇÃO DO SEU CURSO DE GRADUAÇÃO se eles já aderiram ao RI e qual política adotaram em relação aos TCCs. Informações sobre a submissão de TCC no RI, acesse em: http://www.repositorio.ufsc.br/manuais/