Multas, Negativa de Débito e VPN

05/07/2020 11:00

MULTAS

Durante a suspensão das atividades presenciais como medida de contenção decorrentes da pandemia da doença COVID-19, causada pelo novo coronavírus, o empréstimo e a devolução de materiais igualmente estarão suspensos. A data de devolução dos empréstimos foi prorrogada em 30 dias, de modo que os materiais emprestados não precisarão ser devolvidos no período em que as bibliotecas da BU estiverem fechadas.

No cálculo das multas por atraso na devolução, serão desconsiderados os dias em que as bibliotecas estiverem fechadas. As reservas efetuadas estão mantidas, aguardando o retorno do serviço de empréstimo. 


CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITO

A certidão negativa de débito, também conhecida como “Nada Consta”, é um documento emitido pela BU/UFSC por solicitação do usuário, certificando que este não possui pendências com a Biblioteca, em caso de desligamento, desistência, transferência, trancamento de matrícula, requisição de diploma, exoneração ou aposentadoria.

Esta certidão deve ser emitida pelo usuário via Meu Pergamum, mediante acesso com matrícula e senha. Após a emissão do documento, ocorre o trancamento da conta do usuário na Biblioteca.

Certidão Negativa de Débito online (tutorial)

 Dúvidas sobre Emissão de certidão negativa de débito (“nada consta”) e multas
Atendimento: ddi.bu@contato.ufsc.br


Configuração de VPN para rede UFSC

Alguns sistemas da UFSC não podem ser acessados sem que se esteja conectado à rede UFSC através de uma VPN, que é uma conexão privada entre o seu computador e a rede UFSC. O serviço VPN permite conectar-se à rede UFSC a partir de qualquer conexão de rede com acesso a Internet. Para que se possa acessar alguns serviços oferecidos pela BU UFSC é necessário fazer este procedimento.

O que é VPN?

VPN significa Virtual Private Network (Rede Privativa Virtual) e surgiu da necessidade de se utilizar redes de comunicação não confiáveis para trafegar informações de forma segura. No momento o serviço VPN está operando em Modo Túnel Não Criptografado, ou seja, tanto os dados quanto o cabeçalho são empacotados e transmitidos segundo um novo endereçamento IP, em um túnel estabelecido entre o ponto de origem e destino. No entanto, cabeçalho e dados são mantidos tal como gerados na origem, não garantindo a privacidade.

Como me conectar para ter acesso remoto da rede UFSC via VPN?

Os procedimentos são similares no Windows 7 e no Windows 10.

Tutorial: Procedimentos para se conectar à rede UFSC via VPN

Mais informações:

VPN para rede UFSC

Tags: Certidão de Nada ConstaCNDMultanegativa de débitoVPN