Participação nas atividades do Novembro Negro

04/11/2022 16:15
Arte gráfica de formato retangular e fundo em tons de amarelo e laranja. Na parte superior da imagem está o logo do novembro negro na UFSC: o desenho de um punho fechado ao lado do texto “novembro negro: 1° a 30 de nov” em letras laranjas. Abaixo, sobre um fundo claro e com letras menores se lê “acesse novembronegro.ufsc.br”. No canto inferior direito está a figura de uma pessoa de costas com um megafone, o braço direito para o alto com o punho fechado. Também no canto inferior direito está escrito “UFSC” em letras brancas.[Descrição da imagem no texto alternativo.]

Como parte das atividades do Novembro Negro (https://novembronegro.ufsc.br/), evento realizado em toda a universidade e composto de diversas ações no mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra (20/11), a Biblioteca Universitária criou uma programação especial que acontecerá durante todo o mês:

03 de nov. – Biblioteca Central
18h Abertura da exposição do 5º Encontro Afro-Literário com a presença da magnífica vice-reitora, Joana Célia dos Passos. A exposição contém obras de autoras e autores negras e negros catarinenses que compõem os acervos das Coleções Especiais da BU e da Biblioteca Pública de Santa Catarina.
19h Palestra “Rumos da literatura negra em Santa Catarina”, com Eliane Debus, Maria Aparecida Rita Moreira e Fábio Garcia no Auditório Elke Hering.

03 de nov. – Biblioteca Setorial do Colégio de Aplicação
13:30h Exposição “Racismo, Democracia e Cidadania: um olhar sociológico e cultural. A exposição apresenta sinopses e produções artísticas elaboradas pelos estudantes do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação junto a uma seleção de livros da biblioteca sobre o tema. A ação é conduzida sob a regência das estudantes Juliana de Jesus Grigoli e Mariane Bernardo Feltrim, do Curso de Ciências Sociais da UFSC, sob a supervisão da professora Thereza Cristina Vianna e orientação do professor Antonio Alberto Brunetta.

08 de nov. – Auditório do Colégio de Aplicação
10h Conversa com a autora Eliane Debus sobre o livro Antonieta de Barros. A autora do livro infantojuvenil “Antonieta de Barros” conversará com estudantes de 4º e 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre a personalidade do cenário político e educacional catarinense e o seu livro de mesmo nome. A atividade será realizada em parceria com o Projeto Baobás.

11 a 13 de nov. – Biblioteca Central
Produção e exposição de arte em grafite pela artista Bruna Mina. A obra mostra a arte contemporânea, baseada na produção literária negra do século XIX e XX, trazendo para a atualidade e consolidando o tema na estrutura de entrada da biblioteca.

18 de nov. – Biblioteca Central
19h Cinema Afro-Brasileiro no Auditório Elke Hering
Exibição dos documentários “Antonieta (2016)”, “Uma herança, um dom! Aspectos da vida e obra do intelectual Ildefonso Juvenal” (2019) e “Gustavo de Lacerda”. Após a exibição, os autores e pesquisadores Amanda Santos, Renan Ramos Rocha e Fábio Garcia debatem as temáticas apresentadas nos documentários.

22 de nov. – Biblioteca Setorial do Colégio de Aplicação
09:30h Triolé, Triolé: poemas de Cruz e Sousa vamos ler com Eliane Debus e Anelise Zimmermann. Conversa com os estudantes dos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação e entrega de exemplares da obra. O livro reúne 20 poemas de Cruz e Sousa na estrutura fixa triolé (origem francesa que remonta ao século XIII), no qual encontra-se a linguagem humorada e irônica, o nonsense e os jogos rítmicos dos trava-línguas e das repetições sonoras tão presentes nos poemas de origem oral, comuns nos versos para infância.

25 de nov. – Biblioteca Central
19h Lançamento de livros da Editora Cruz e Sousa no hall do Auditório Elke Hering com Fábio Garcia.

Tags: Eventos