Bookcrossing

Novidade na BU: Seja um bookcrosser

A Biblioteca Central abriu um ponto Oficial de BookCrossing. É um espaço físico para os usuários deixarem seus livros, contribuindo com o projeto. Na Biblioteca Setorial de Joinville já existe um ponto oficial de BookCrossing.


O que é o Bookcrossing?

 O BookCrossing é a prática de deixar um livro num local público, para ser encontrado e lido por outro leitor, que por sua vez deverá fazer o mesmo.

Para isso você precisa registar seu livro gratuitamente e obter uma Identidade única do BookCrossing (BCID).

Esta BCID lhe permite seguir seu livro onde quer que vá. Imagine-o como um passaporte que permite seu livro viajar pelo mundo sem se perder!


Por que fazer isso?

O objetivo do Bookcrossing é “transformar o mundo inteiro numa biblioteca”.

É uma forma diferente de oferecer livros e é visto pelos autores e editoras como uma forma de divulgar suas obras e atrair novos consumidores. É um projeto que estimula a leitura e ajuda a formar plateia.

É comum os bookcrossers (como são chamados quem participa do projeto), comprarem livros para libertar ou para passarem a amigos, ou indicarem livros para leitura no site.


Como participar deste projeto?

  • Inicialmente esses livros deverão ter um registro (BCID) no site oficial do BookCrossing http://www.bookcrossing.com/ , com o intuito de que todos leitores possam acompanhar a sua “viagem” pelo mundo.
  • Após o registro, você poderá vir a biblioteca retirar um adesivo informativo que conterá o código do livro e como fazer para encontrar o seu registro.
  • Logo após poderá colá-lo na contracapa do livro.
  • E por fim, libertá-lo no ponto de BookCrossing dentro da biblioteca, assim outro usuário poderá levá-lo para casa, e após um tempo, fazer o mesmo que você.

 

Veja aqui o passo a passo de como registrar online o livro que será libertado:  http://www.bookcrossing.com.br/como-participar/

Após registrar o livro, você poderá pegar o adesivo disponibilizado pela biblioteca, nos pontos:

– Na Biblioteca Central (Florianópolis): No balcão de atendimento

– Na Biblioteca Setorial de Joinville (BSJOI): Com qualquer servidor que esteja disponível no momento.


Posso acompanhar a viagem do meu livro?

Com esse registro, você poderá identificar os lugares por onde o seu antigo livro passou. Ou seja, novos leitores que o resgatarem também entrarão no site, procurarão o livro com o código e poderão fazer avaliações sobre ele, além de registrar o local de onde está escrevendo. Seu livro pode viajar o mundo!


Tem como pesquisar por livros, neste projeto?

E se você quiser descobrir se o livro que procura pode ser encontrado em pontos oficiais de BookCrossing, basta acessar o site http://www.bookcrossing.com.br/pontos-de-bookcrossing/, se cadastrar e pesquisar o local mais próximo!


Você sabia que o BookCrossing já está presente em todo Brasil?

 São cerca de 65 pontos oficiais em que se pode resgatar e libertar livros regularmente, é totalmente gratuito. Entenda mais sobre o projeto: http://www.bookcrossing.com.br/home/o-que-e-o-bookcrossing/

 

Seja um bookcrosser e mantenha ativo o ciclo da leitura!

É muito simples: Leia, liberte e siga!