Unidades da Biblioteca Universitária retomam serviço de empréstimo à comunidade UFSC

01/12/2021 11:31

Algumas Unidades da Biblioteca Universitária da UFSC retomarão o serviço de empréstimo de acervos para toda a comunidade, a partir do dia 03 de novembro de 2021, mediante solicitação e agendamento prévio para a retirada do material. A partir de agosto de 2020, esse serviço passou a ser disponibilizado exclusivamente aos professores, para possibilitar a preparação das aulas. Agora a proposta é expandir para toda a comunidade, limitado a 5 exemplares por usuário.

A solicitação do empréstimo se dará pelo Sistema Pergamum (link externo).

O processo de solicitação deve cumprir as seguintes etapas:

• o usuário deverá realizar a consulta (link externo) pelo título desejado no Sistema;
  • verificar a disponibilidade do mesmo (exemplares com o “tipo de empréstimo” “Normal);
  • clicar na opção “solicitação de empréstimo” e preencher os dados solicitados para formalizar a solicitação do título desejado.

A partir disso, a Biblioteca que dispõe do material solicitado receberá o pedido e irá providenciar a busca no acervo e posterior reserva do material. Será enviado um e-mail ao usuário solicitante, informando sobre a disponibilidade do material e os procedimentos para realizar o agendamento para a retirada na Biblioteca (ver fluxograma, abaixo).

Em caso de dúvidas, a BU/UFSC disponibiliza, ainda, um tutorial (link externo) para realizar a solicitação do empréstimo.

Atenção Calouros: para fazer a solicitação de empréstimo é necessário primeiramente cadastrar uma senha no Sistema Pergamum (link externo. Para isso, siga o passo a passo deste tutorial (link externo).

As Unidades que iniciarão este atendimento, a partir de 03/11, são:

Biblioteca Central
Biblioteca Setorial de Araranguá (BSARA)
Biblioteca Setorial de Blumenau (BSBLU)
Biblioteca Setorial de Joinville (BSJOI)
Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Jurídicas (BSCCJ)
Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde – Medicina (BSCCSM)
Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Agrárias (BSCCA)
Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (BSCFM)
Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Educação (BSCED)
Obs. a partir de 22/11/2021

Materiais alocados nestas Unidades poderão ser solicitados. Na medida em que as demais Unidades da BU/UFSC tiverem condições de realizar este atendimento, atualizaremos a informação neste post.

A manutenção deste serviço estará condicionada à disponibilidade de servidores, equipamentos de segurança e condições de transporte, podendo ser suspenso a qualquer tempo.

As devoluções continuam sendo somente em caráter emergencial, quando o usuário necessita se desvincular da matrícula da UFSC ou ainda, quando o número de exemplares solicitados para empréstimo, somados ao número de exemplares que já possa estar de posse do usuário (emprestados anteriormente a suspensão das atividades presenciais), ultrapassar o limite máximo de até 10 exemplares por usuário.

Mais informações, entre em pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI) (link externo), via chat (link externo) ou via e-mail (link externo).