Biblioteca Universitária da UFSC lança e-book sobre Leitura Crítica

04/04/2021 17:45

A Biblioteca Universitária da UFSC e a Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD) acabam de lançar o e-book “Leitura crítica na contemporaneidade: abordagens multidisciplinares”.

O livro, que tem como tema central o contexto da desinformação e das fake news, discute questões relacionadas à leitura e interpretação de textos, disseminação da informação e formação do conhecimento sob as perspectivas de áreas diversas como Filosofia, Narratologia, Estudos da Tradução, Sociologia, Educação e Ciência da Informação.

Publicado pelo selo BU Publicações, o material tem descrição das imagens em formato acessível e contou com a participação de Leonardo Ripoll (UFSC), José Claudio Matos (UFSC/UDESC), Elisa Delfini Corrêa (UDESC), Marcio Markendorf (UFSC), Leandro Cisneros (UFSC), Elizete Vitorino (UFSC), Wesley Felipe de Oliveira (UEL), Ricardo Chagas (UFSC), Maria Barbara Florez Valdez (UFSC) e Djuli Machado De Lucca (UNIR).

O download do e-book pode ser feito gratuitamente no http://cidad.bu.ufsc.br/e-book-leitura-critica-na-contemporaneidade/.

#paratodosverem Capa do e-book. Ela apresenta cores que variam do branco ao bege. No topo da página, estão os nomes dos organizadores em cor marrom, um abaixo do outro e centralizados, na seguinte ordem: Leonardo Ripoll, José Claudio Matos e Wesley Felipe de Oliveira. Abaixo do último nome aparece entre parênteses, a palavra “organizadores”. Em seguida, está o título do livro em destaque e com as letras maiúsculas na cor preta: “LEITURA CRÍTICA NA CONTEMPORANEIDADE”, com o subtítulo “abordagens multidisciplinares” logo abaixo, em letras minúsculas. Depois do título e subtítulo, encontra-se uma imagem em tons pastéis, variando do vermelho, cinza, bege, branco até o marrom. Ela é composta por duas pilhas de livros em pé nas laterais, com as bordas superiores vazadas, e uma pilha de livros deitados no centro, com as bordas laterais vazadas. Trata-se de uma imagem em perspectiva, que também alude a edificações, como se fossem prédios. Uma linha horizontal está traçada na base dos livros. Abaixo dela, a imagem está refletida como em um rio. No final da página está a logotipo da BU Publicações centralizada.

Tags: BU/UFSCCIDADE-books