CIDAD lança nova edição do curso “Filosofia da Informação” – inscrições limitadas até 07/08!

27/07/2022 12:00

#paratodosverem #descriçãodaimagem: Cartaz do evento. O fundo é cinza e, ao centro, está o busto de uma estátua romana. Atrás do busto, está um retângulo composto de códigos binários preenchido de forma aleatória. Acima do busto está escrito “CURSO DE EXTENSÃO” e “FILOSOFIA DA INFORMAÇÃO” e “Ministrante” e “Profa. Dra. Suely Figueiredo”. A logotipo da BU/UFSC/CIDAD está no canto superior esquerdo. Abaixo do busto, estão as seguintes informações: “segunda edição” e “09/08 a 13/09” e “terças” e “19h”. Na parte inferior do cartaz está escrito “cidad.bu.ufsc.br”. Todas as informações estão centralizadas no cartaz e escritas em cor preta.

Curso de extensão
Filosofia da Informação

Datas: 09, 16, 23, 30 de agosto e 06, 13 de setembro (terças-feiras)

Horário dos encontros: das 19h às 21h

Local: sala no Google Meet que será divulgada por e-mail no dia 08/08

Inscrições (até 07/08): https://forms.gle/bWDD1SZAvGVabKbx6

Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Informação no Ambiente Digital (CIDAD), acaba de lançar a segunda edição do curso de extensão “Filosofia da Informação“.

Ministrado pela Profa. Suely Ribeiro Figueiredo, o curso aborda os movimentos que trouxeram a informação para o centro das discussões epistemológicas no pensamento contemporâneo. Com carga horária total de 20h e seis encontros virtuais semanais nas terças-feiras às 19h (de 09/08 a 13/09), o curso é gratuito, aberto a toda comunidade e possui emissão de certificados aos participantes.

Sobre o curso

Com a ubiquidade da internet, a informação toma o protagonismo, real e virtual, nos fenômenos que nos cercam. Em uma época marcada pela proliferação das fake news e da pós-verdade, precisamos refletir sobriamente sobre como processamos as informações disponíveis e como produzimos conhecimento a partir delas. Nesse sentido, a recente área de pesquisa filosófica sobre a informação tem sido de extrema relevância para pensarmos sobre o contexto contemporâneo da sociedade.

Tópicos dos encontros: 1) A virada informacional da filosofia; 2) A filosofia da informação de Luciano Floridi e de Terrence Deacon; 3) A concepção de informação: de Aristóteles à pós-ciência; 4) Sistemas complexos, funções orgânicas e a transferência de informação para o ambiente; 5) Manifesto Onlife e o capitalismo de vigilância: a ética informacional; 6) Informações verdadeiras e os critérios informacionais de identificação da verdade.

Sobre a ministrante

Suely Figueiredo

Pesquisadora em Filosofia da Informação. Professora do curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduada em Jornalismo pela UFSC.