Exposição “Entreplanos: o Palco do Ethos Cosplay”

07/10/2024 09:00

De 07 a 31/10/2024, a Biblioteca Central da UFSC recebe a Exposição “Entreplanos: o Palco do Ethos Cosplay“, de Max Waldmann, no Espaço Expositivo Salão Circulação. No dia 23/10 às 15h haverá um encontro com os cosplayers fotografados e o artista. O evento é aberto ao público.

Max iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Paulista Max Israel Waldmann é formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina – onde especializou-se na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e os entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks – durante esse período participando de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro junto de Chamadas Internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.

Decidiu seguir a carreira de fotógrafo cosplayer após o encontro no acaso com uma cosplayer durante um evento – que o deixou completamente maravilhado pela perícia e performance implicadas na área. Desde então usa de seus conhecimentos artísticos, não limitados a área da fotografia, para registrar e documentar eventos cosplay por todo o Brasil. Neste último ano trabalhou para eventos como SuperXP, Omake, OGeek, Anime Flame, Color Geek e outros.

Após a relação pré-estabelecida com a terminologia “Entrespaços”, cunhada durante sua graduação, Max agora explora os “Entreplanos” dentro da esfera cosplay. Quando personagens bidimensionais são trazidos à vida, pelos talentosos cosplayers, eles começam a habitar nosso plano tridimensional: do 2D ao 3D. Essa existência em 2.5D permite registros fotográficos das personagens em contextos inusitados, de maneira performática que nos remete a icônica frase Shakespeariana: “All the World ‘s A Stage”. Com origem durante o festival londrino ‘Vril-Ya Bazaar and Fete’, a tradição cosplay tem seus primeiros assentamentos dentro de um espaço que nos remete ao teatral – com palcos, áreas de venda para artistas e decorações temáticas – estrutura que mantém-se até os dias de hoje. O espaço torna-se um ponto que existe em ambos os planos ao mesmo tempo por duração limitada, em que o Ethos Cosplay – em que qualquer indivíduo pode assumir o manto de uma personagem e divertir-se – torna-se uma regra de importância máxima, abrindo as portas para possibilidades fotográficas que só são possíveis nos Entreplanos.

Contato/página do artista no Instagram: @yaari.max

Realização: BU/UFSC Exposições

Tags: Exposições