Exposição “Olhar da Medusa” do artista Gavina
De 01/04/26, a 30/04/26 a Biblioteca Central recebe, no Espaço Expositivo Salão Circulação , a mostra “Olhar da Medusa” do artista Gavina e curadoria de Meg Roussenq.
A exposição apresenta dois momentos do meu percurso artístico. Na série Tramas (2024), a xilogravura é desconstruída em tiras que se reorganizam como urdume e trama. Esse gesto desloca a imagem original e cria um imaginário mutante da natureza — por mim gravada e, depois, fragmentada — revelando-se para mim visualmente as metáforas de transformação e deformação do meio ambiente sob a ação humana. A paisagem deixa de ser apenas representação para tornar-se matéria tensionada, entrelaçada e reconfigurada. Já em Olhar da Medusa (2025), a reflexão se volta para as questões urbanas contemporâneas da cidade de Florianópolis e seu entorno, especialmente os debates em torno do plano diretor e da aceleração da verticalização da cidade. Aqui, a natureza cede espaço ao concreto, e o “olhar da Medusa” surge como símbolo de um processo que petrifica paisagens, memórias e modos de vida, instaurando uma nova geografia marcada pela rigidez e pela substituição do orgânico pelo construído.
Curadoria: Meg Roussenq
Artista visual nascido em Bagé (RS) e residente em Florianópolis (SC), é formado em Licenciatura em Arte-Educação e Bacharelado em Artes Plásticas pela URCAMP. Especializou-se em Linguagem Plástica Contemporânea pela UDESC (2000). Desde 2017 dedica-se à técnica da xilogravura, iniciada no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Integra a ACAP (Associação Catarinense de Artistas Plásticos) desde 2020 e, desde 2022, desenvolve acompanhamento artístico com Meg Roussenq. Participa regularmente de exposições coletivas e individuais em espaços culturais de Santa Catarina, com destaque para as séries Botânica e Tramas, apresentadas em mostras no CIC, Fundação Hassis, Fundação Cultural BADESC, Espaço Cultural BRDE, Galeria Berlin e Museu Victor Meirelles entre 2018 e 2026.
Realização: BU/UFSC Exposições
Detalhes da exposição
📌 O quê? Exposição “Olhar da Medusa” do artista Gavina.
📌 Onde?Espaço Expositivo Salão Circulação
📌 Quando? De 01/04/26, a 30/04/26 , de segunda a sexta-feira das das 7h30 às 22h.
📌 Quanto? Exposição gratuita e aberta à comunidade
📌 Contatos: (48) 9 9922-9349 | www.gavina.art | Instagram: @gavina.arte





