Exposição “Viagem Transcendental ao Útero Dourado”, de Thais Carvalho Hüsle

28/09/2026 09:17

De 01/10/26, a 30/10/26 a Biblioteca Central recebe, no Salão Circulação, a exposição “Viagem Transcendental ao Útero Dourado”, de Thais Carvalho Hüsle.

Acompanhe também o instagram: @exposicoes.bu

Sobre a exposição

Viagem Transcendental ao Útero Dourado apresenta a trajetória artística de Thais Carvalho Hüsle Storch, reunindo diferentes fases e estilos de sua produção e sua relação com a arte, a transcendência, o despertar da consciência e o universo feminino.

Influenciada pela Arte Moderna, Contemporânea e Visionária, pelo Surrealismo e pela Cristalografia, a artista integra essas referências em sua obra que explora dimensões além da percepção cotidiana,

Desde a adolescência, Thais dedica-se ao desenvolvimento espiritual, tendo estudado o Cristianismo, o Budismo e diferentes caminhos de autoconhecimento, além de práticas como yoga e meditação. Essas experiências atravessam sua produção artística.

Para a artista, a tela é um útero, espaço de criação, transformação e nascimento. A cada pincelada, surgem obras que expressam amor, espiritualidade, sonhos, natureza, família, luz e infinitas possibilidades.

Suas pinturas incorporam elementos simbólicos como mandalas, estrelas, sol, luz, animais, flores e o universo, refletindo sua busca pela conexão com o sagrado e com as verdades divinas.

O útero, símbolo central da exposição, representa nossa primeira casa, o lugar da criação, da vida e da feminilidade. É também metáfora de acolhimento, força, transformação e amor-próprio. Voltemos ao útero: onde nasce toda criação, toda vida e todo poder de transformação.

Sobre o artista

Thais Carvalho Hüsle é artista visual, arquiteta, muralista, poetisa, arteterapeuta, arte educadora e musicista. Em sua terra natal, Curitiba – PR, iniciou sua relação com as artes ainda na infância, influenciada pela mãe e pela avó, que lhe ensinaram tricô, crochê e bordado, recebendo educação alemã e cristã. Neste período, prosseguiu sua caminhada incessante pelas artes: desdenho, pintura e balé, posteriormente aprofundando-se em pintura (acrílica, óleo e aquarela), cerâmica e desenho com lápis de cor aquarelável. Em Florianópolis, cursou Arquitetura e Urbanismo na UFSC, ampliando sua atuação e conhecimento nas artes visuais, pintura mural e Vivências Artísticas, onde criou um projeto na área de arte educação, que lhe rendeu um Prêmio pela Lei de Incentivo a Cultura Aldir Blanc. Além deste prêmio, ainda foi vencedora de mais 4 prêmios, entre eles o Concurso de Arquitetura Floripa Ecko House, conquistando o Selo a Nível Ouro de Sustentabilidade (projeto todo a mão com lápis de cor aquarelável e nanquim), a Expo Açoriana, Logomarca no INE – CTC/UFSC, e o prêmio Coca Cola de redação. Para Thais, como Mensageira da Paz, traz em suas obras algo de Deus para o mundo, como canal receptor, ajuda-o a enunciar mensagens divinas, considerando que a criatividade que expressa em suas obras vêm do criador.

Realização: BU/UFSC Exposições


Detalhes da exposição
📌 O quê? Exposição “Viagem Transcendental ao Útero Dourado”.
📌 Onde? Salão Circulação.
📌 Quando? De 01/10/26, a 30/10/26 , de segunda a sexta-feira das 7h30 às 22h.
📌 Quanto? Exposição gratuita e aberta à comunidade
📌 Contatos:  Whatsapp: (48) 999569764