21/11/2022 11:16

Dia 20 de novembro foi instituído o Dia da Consciência Negra (Lei nº 12.519/ 2011) e a biblioteca está promovendo diversas ações ao longo do mês visando estimular a adoção de uma cultura antirracista.

As iniciativas fazem parte do projeto de extensão Novembro da Consciência Negra na Biblioteca Universitária: espaço de diálogo e pertencimento, compondo também a programação do Novembro Negro da UFSC (novembronegro.ufsc.br).

Uma das principais atividades presente na Biblioteca Central é a “Exposição do 5º Encontro Afro Literário de Florianópolis”, aberta até dia 17/12, com obras raras do séculos XIX e XX de autores negros como Ildefonso Juvenal da Silva, Trajano Margarida, Antonieta de Barros, João Rosa Júnior, João da Cruz e Sousa e Demerval Cordeiro. Faz parte da exposição, grafite com frase e busto dos autores, elaborado pela artista Bruna Mina.

Próximos eventos:

22/11 – Terça-feira

“Triolé, Triolé: poemas de Cruz e Sousa vamos ler”

Local: Biblioteca Setorial do Colégio de Aplicação e Núcleo de Desenvolvimento Infantil

Horário: 9h30min às 10h15min (BSCA) e 10h30min às 11h10min (NDI)

Palestrantes: Eliane Debus e Anelise Zimmermann

Descrição: entrega de livros e conversa com as autoras (atividade exclusiva à comunidade escolar).

25/11 – Sexta-feira

Slam Cruz e Sousa

Local: Hall do Auditório da Biblioteca Central

Descrição: intervenção poética

Lançamento de Livros da Editora Cruz e Sousa com a presença de autores.

Local: Auditório Elke Hering da Biblioteca Central

Descrição: lançamento de livros e sessão de autógrafos com os autores.