Repositório Institucional da UFSC ocupa 3ª posição entre os repositórios brasileiros no Ranking Web of Repositories

07/06/2021 17:57

Foi publicado em maio, a 11ª edição do Transparent Ranking: Institutional Repositories by Google Scholar, no qual o Repositório Institucional da UFSC (RI/UFSC) configura no 3º lugar entre os repositórios brasileiros e na 12º colocação mundial na categoria de repositórios institucionais.

O Ranking Web of World Repositories é organizado pelo Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) da Espanha. Esse Ranking tem o objetivo de apoiar as iniciativas de acesso aberto e gratuito às publicações cientificas e acadêmicas em formato digital, os indicadores da web aplicados consideram o número de registros indexados no Google Scholar e medem a visibilidade global e o impacto dos repositórios.

Repositório Institucional da UFSC é administrado pela Biblioteca Universitária (BU) e mantido pela Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC). O RI/UFSC visa ampliar e facilitar o acesso aberto à produção científica e institucional da UFSC de forma abrangente à comunidade universitária e sociedade em geral. Contém cerca de 80 mil documentos, entre monografias, teses, dissertações, livros, vídeos, fotos e outros itens.

Confira a posição dos 10 primeiros repositórios brasileiros na 11ª edição do Ranking:

  1. Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  2. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo (USP)
  3. Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  4. Repositório Institucional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
  5. Repositório Institucional da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
  6. Repositório Institucional da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  7. Repositório Digital da Fundação Getúlio Vargas (FGV)
  8. Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
  9. Repositório Institucional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  10. Repositório Institucional da Universidade de Brasília (UnB)

Para conhecer o Ranking completo e entender como ocorre a avaliação e a obtenção dos dados, acesse: https://repositories.webometrics.info/en/institutional

 

Descrição da imagem #ParaTodosVerem: imagem retangular com três cores principais, tons de azul por toda extensão, detalhe triangular em amarelo no canto inferior direito, letras e logomarcas na cor branca. Ao fundo aparece uma fotografia desfocada da faixada da Biblioteca Central da UFSC. Em texto: repositório Institucional da UFSC ocupa 3ª posição entre os repositórios brasileiros no Ranking Web of Repositories. No centro consta a logomarca do Repositório Institucional e na parte inferior a logomarca da Biblioteca Universitária da UFSC. 

Tags: Biblioteca Universitária da UFSCRankingRepositório Institucional da UFSCUFSC