Conheça os e-books da BU: ciências humanas, linguística, letras e artes
Você sabia que a BU/UFSC disponibiliza vários e-books (livros digitais) em português e em inglês? Conheça nossas coleções digitais listadas no portal de bases de dados (link externo). Reunimos aqui alguns dos principais e-books de interesse das ciências humanas, linguística, letras e artes. Não deixe de consultar também a lista completa com todos os e-books em português (link externo). Estes e-books foram comprados de forma permanente, portanto, podem ser incluídos com segurança nas bibliografias dos cursos da UFSC.
Como acessar os e-books?
Todos os links a seguir são externos e direcionam para os sites em que os e-books estão disponíveis. Você encontra estes e-books também no Pergamum e na Busca integrada da BU. Para acessá-los, é necessário estar em um computador, celular, tablet, etc. conectado à rede de Internet da UFSC. Se você estiver fora do campus, poderá se conectar por meio do VPN para a rede UFSC. Alguns dos e-books estão disponíveis na Biblioteca Digital Cengage e, para acessá-los, você pode realizar um cadastro ou usar a opção “Continuar sem uma conta”.
Ciências Humanas
- A alma de Nietzsche: uma nova e provocativa interpretação da obra Além do Bem e do Mal
- A arte de escrever
- A crise da ciências humanas
- A crise permanente: o poder crescente da oligarquia financeira e o fracasso da democracia
- A escola de Gramsci
- A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos
- A filosofia como crítica da cultura
- A história do Brasil nas duas guerras mundiais
- A história à prova do tempo: da história em migalhas ao resgate do sentido
- A identidade nacional, um enigma
- A importância do ato de ler: em três artigos que se completam
- A lei da educação: LDB: trajetoria, limites e perspectivas
- A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação
- A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica
- A pedagogia no Brasil: história e teoria
- A pesquisa na formação e no trabalho docente
- A política em György Lukács
- A revolução francesa, 1789-1799
- Alfabetizar letrando com a literatura infantil
- Alfabetizar letrando com a tradição oral
- Alfabetizar letrando na biblioteca escolar
- Alfabetização em processo
- Além do corpo: uma experiência em arte/educação
- Além do princípio de prazer
- Amor, sexualidade, feminilidade
- Animus e anima: uma Introdução à psicologia analítica sobre os arquétipos do masculino e feminino inconscientes
- Antropologia ciborgue: as vertigens do pós-humano
- Antropologia do nome
- Aprendendo com jogos
- Aristóteles & a Educação
- As origens do inconsciente: de Schelling a Freud: o nascimento da psique moderna
- As pulsões e seus destinos
- Ascensão da nova direita e o colapso da soberania política: transfigurações da política social
- Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém
- Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições
- Baudelaire e a modernidade
- Bourdieu & a educação
- Capitalismo, socialismo e democracia
- Compêndio de psicanálise e outros escritos inacabados
- Conformismo e resistência
- Conhecimento humano: seu escopo e seus limites
- Conscientização
- Contrarreformas ou revolução: respostas ao capitalismo em crise
- Corpo e(m) discurso: ressignificando a transexualidade
- Corrupção e poder no Brasil: uma história, séculos XVI a XVIII
- Crepúsculo dos ídolos ou como se filosofa com o martelo
- Crítica da estrutura da escola
- Da história de uma neurose infantil: o homem dos lobos
- Da relação com o saber às práticas educativas
- Da sagrada missão pedagógica
- Dicionário das ideias feitas em educação
- Didática
- Duas viagens ao Brasil: primeiros registros sobre o Brasil
- Ecce homo: de como a gente se torna o que a gente é
- Educação ambiental: dialogando com Paulo Freire
- Educação brasileira: estrutura e sistema
- Educação do campo: desafios para a formação de professores
- Educação e ordem social
- Educação e raça: perspectivas políticas, pedagógicas e estéticas
- Educação infantil: fundamentos e métodos
- Educação não formal e o educador social
- Educação sexual no dia a dia
- Educação sexual: retomando uma proposta, um desafio
- Educação, cidade e cidadania: leituras de experiências socioeducativas
- Educação, convivência e ética: audácia e esperança!
- Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes
- Ensinar a ensinar
- Ensinar e aprender com pesquisa no ensino médio
- Ensino (d)e história indígena
- Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula
- Ensino de filosofia: perspectivas
- Entre o mito e o músculo: dança dos orixás e cadeias GDS
- Escola e democracia
- Estado, classe e movimento social
- Estudos em análise do comportamento sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA)
- Estágio com pesquisa
- Estágio e docência
- Família: urgências e turbulências
- Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras
- Filosofia da educação como práxis humana
- Fontes, história e historiografia da educação
- Formação de educadores sexuais: adiar não é mais possível
- Gamificação em debate
- Gestão democrática da escola pública
- Hegel & a educação
- Hipertexto no cotidiano escolar
- História da psicologia moderna
- História dos homens no Brasil
- História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual
- Imprensa feminina e feminista no Brasil: Século XIX: dicionário ilustrado
- Inclusão de pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas: avanços e desafios
- Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir
- Introdução a Foucault
- Introdução a Jacques Lacan
- Introdução à sociologia da educação
- Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação
- Justificação e crítica: perspectivas de uma teoria crítica da política
- Justiça social: desafio para a formação de professores
- Júbilo ou os tormentos do discurso religioso
- LDB/1996 contemporânea: contradições, tensões, compromissos
- Leitura de imagens
- Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro
- Manifesto do Partido Comunista (1848)
- Metodologia científica
- Michael Foucault: Transversais entre deucação, filosofia e história
- Neurose, psicose, perversão
- Nicolau Maquiavel: nos tempos da política
- O Karaiba: uma historia do pré-Brasil
- O Panóptico
- O anjo da história
- O anticristo: maldição contra o cristianismo
- O antissemitismo: sua história e suas causas
- O autista e a sua voz
- O contrato social
- O diabo na corte: leitura crítica do Brasil atual
- O direito da liberdade
- O jogo das palavras-semente: e outros jogos para jogar com palavras
- O legado educacional do século XIX
- O legado educacional do século XX no Brasil
- O lúdico nos grupos: terapêuticos, pedagógicos e organizacionais
- O mal-estar na cultura
- O mundo de Platão: a vida e obra de um dos maiores filósofos de todos os tempos
- O príncipe
- Os desafios da escrita
- Os sete saberes necessários à educação do futuro
- Para uma vida não-fascista
- Perdas e ganhos: exilados e expatriados na história do conhecimento na Europa e nas Américas, 1500-2000
- Pesquisa em ciências humanas e sociais
- Politica armada: fundamentos da guerra revolucionária
- Preconceito racial: modos, temas e tempos
- Psicologia, educação e aprendizagem escolar: avançando na contribuição da leitura cultural-histórica
- Psicologia, subjetividade e políticas públicas
- Reflexões Sobre o Socialismo
- Reificação: um estudo de teoria do reconhecimento
- Relações de gênero, educação matemática e discurso: enunciados sobre mulheres, homens e matemática
- Revelando o arquivo censurado pela ditadura militar do jornal “O São Paulo”
- Rosa Luxemburg: os dilemas da ação revolucionária
- Rousseau & a Educação
- Senso crítico: do dia-a-dia às ciências humanas
- Sociologia da educação
- Sociologia dos movimentos sociais
- Sustentabilidade e educação
- Sócrates & a educação: o enigma da filosofia
- Sócrates pensador e educador: a filosofia do conhece-te a ti mesmo
- Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo
- Templos modernos, templos ao chão: a trajetória da arquitetura religiosa modernista e a demolição de antigos templos católicos no Brasil
- Tempos de isolamento: reflexões e qualidade de vida
- Teoria da religião: seguida de Esquema de uma história das religiões
- Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças
- Teorias da personalidade
- Teorias de currículo
- Um discurso sobre as ciências
Linguística, letras e artes
- A arte no século XXI: a humanização das tecnologias
- A autobiografia de Alice B. Toklas
- A ciência da linguagem: conversas com James McGilvray
- A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo
- A literatura portuguesa: através dos textos
- A semiologia das afasias: perspectivas linguísticas
- Análise linguística: afinal a que se refere?
- Arte-educação: leitura no subsolo
- Arte, literatura e os artistas
- Cinema, televisão e história
- Como falam os brasileiros
- Da bossa nova à tropicália
- Da palavra: livro I: suma da tradição
- Da senzala ao palco: canções escravas e racismo nas Américas, 1870-1930
- Dança, gênero e sexualidade: narrativas e performances
- De minha vida: poesia e verdade
- Design e linguagem cinematográfica: narrativa visual e projeto
- Desobedecer a linguagem: educar
- Desvendando os segredos do texto
- Dicionário do latim essencial
- Didática da língua espanhola no ensino médio
- Discursos transviados: por uma linguística queer
- Gramática ensino plural
- História concisa da literatura brasileira
- Introdução ao psicodrama
- Linguagem, tradução, literatura: filosofia, teoria e crítica
- Literatura e sociedade
- Literatura policial brasileira
- Literatura: ontem, hoje, amanhã
- Medeias latinas: Medeae Romae
- Morfologia histórica
- Mudança linguística: uma abordagem baseada no uso
- Na trilha da gramática: conhecimento linguístico na alfabetização e letramento
- O gesto audível: fonologia como pragmática
- O livro e a leitura no Brasil
- O Rio de Janeiro que Hollywood inventou
- O sobrinho de Rameau
- Origem do drama trágico alemão
- Origens da linguagem
- Poética da prosa
- Referenciação: teoria e prática
- Renascença: a série de TV no século XXI
- Sobre a arte poética
- Temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens: lendo Joel Rufino dos Santos, Rogério Andrade Barbosa, Júlio Emílio Braz, Georgina Martins
Consulte a lista completa com todos os e-books em português (link externo).