Projeto Cinema Mundo realiza live sobre o filme “O Gabinete do Dr. Caligari” nesta quinta-feira

16/07/2021 14:55

#ParaTodosVerem #DescriçãoDaImagem: banner-convite com quadro de filme em preto-e-branco de um homem idoso vestindo longas capas escuras e chapéu, andando de bengala em meio a paredes e chãos rabiscados. Acima da foto os dizeres “O GABINETE DO DR. CALIGARI” e “(Das Cabinet des Dr. Caligari, Robert Wiene, 1920)”. Abaixo da foto, a logo do Cinema Mundo, os dizeres “LIVE no Instagram do Cinema Mundo”, abaixo “19h00┃29/07, quinta-feira” e abaixo “Sessão comentada por: Daniel Medeiros e Clelia Mello”.

A segunda live do ciclo “cinema gótico” será nesta quinta-feira, 29 de julho, sobre o clássico do expressionismo alemão “O Gabinete do Dr. Caligari” (Das Cabinet des Dr. Caligari, Robert Wiene, 1920). O debate acontecerá às 19h no Instagram (@cinemamundo.ufsc), contará com os comentários de Daniel Medeiros e Clelia Mello e com a mediação de Renata Santos.

Sobre o filme:
Em um pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari, chega acompanhado do sonâmbulo Cesare que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari.

Sobre o debate:
Daniel Medeiros

Membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e pesquisador sobre o cinema de terror. Graduado em Cinema e Vídeo e mestre em Ciências da Linguagem. Atualmente cursa o doutorado, tendo como objeto de pesquisa o cinema de terror contemporâneo.

Clelia Mello

Possui graduação em História pela UNIVAP, mestrado em Multimeios pela UNICAMP, mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela USP e pós-doutorado pela PUC/SP. Atualmente é professora adjunta da UFSC.

Tags: BU/UFSCfilmeProjeto Cinema MundoUFSC