Biblioteca Central recebe a exposição “Maracujá em pertencimento” do artista Rica Nascimento Duarte

14/06/2023 19:32

De 15/06 a 30/06, a Biblioteca Central da UFSC recebe a exposição Maracujá em pertencimento, do artista Rica Nascimento Duarte. O artista, estudante de Artes Cênicas da UFSC, apresenta  uma série de performances artísticas que refletem sobre a ideação suicida a partir de investigações poéticas sobre o relacionamento do Maracujá com a sociedade.

A exposição ocorre de 15 a 30 de junho, no Hall dos Periódicos da Biblioteca Central da UFSC, com a realização do Seminário no dia 21 de junho às 19 horas, no Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Todas as atividades são gratuitas e fazem parte da execução do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O acesso à exposição na Biblioteca Central é livre das 7h30 às 22h de segunda a sexta-feira. Para participar do seminário, basta chegar com antecedência de meia hora no hall do prédio da Artes Cênicas (Bloco D) para retirar a senha- evento sujeito a lotação máxima de 40 pessoas.

O programa de performance Maracujá em pertencimento é um conjunto de cinco ações artísticas que observam o maracujá como objeto de performance, a primeira ação é a exposição da obra Maracujá em pertencimento, a qual é uma muda de maracujazeiro plantada na casca do fruto de maracujá; a segunda ação é a exposição de Maracujá em crescimento, um álbum de cinco fotoperformance sobre o processo de crescimento e desenvolvimento do maracujá, e sobre a conexão entre humano-natureza e artista-obra; a terceira ação é a exibição de um videoart chamada Casu – um estado liminar, uma videoarte da analogia entre o adoecimento mental e as pragas desfolhadoras do maracujá; a quarta ação chamada Filtrando Sonhos é uma ação de arte relacional na qual o artista convida o público a beber o suco do maracujá e o bolo de maracujá durante uma conversa sobre a importância da prevenção da ideação suicida; e, a quinta ação do programa é a apresentação do Seminário do Maracujá.

A exposição é realizada contando com o apoio da Biblioteca Universitária (BU), da Secretaria de Cultura e Artes (SeCArtE ), do Curso de Artes Cênicas, do Departamento de Artes, do CCE e da UFSC.

Contato com artista: @maracujaempertencimento no Instagram

Tags: Exposições