Coleções Especiais

   

COLEÇÕES ESPECIAIS 

As  Coleções Especiais  estão localizadas no andar superior da Biblioteca Central e conta com aproximadamente 1.400m2.  Divide-se em nove coleções, a saber:

    • COLEÇÃO ESPECIAL DE SANTA CATARINA (CESC) – Reúne publicações de acordo com os seguintes critérios: a) autores catarinenses, independente do assunto; b) publicações sobre o Estado de Santa Catarina independente de responsabilidade (autor pessoa, autor evento, autor entidade).
    • COLEÇÃO ESPECIAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (CETD) – Teses e dissertações produzidas na UFSC e/ou elaboradas por professores e servidores da UFSC em cursos no Brasil ou no exterior.
    • COLEÇÃO ESPECIAL DE PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (CEPU) – Reúne publicações que contribuam para a preservação da memória institucional da UFSC de acordo com os seguintes critérios: a) livros, em meio físico ou digital, publicados pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); b) livros e periódicos, em meio físico ou digital, publicados pelas unidades acadêmicas e administrativas da UFSC.
    • COLEÇÃO ESPECIAL DE OBRAS RARAS (CEOR) – Obras raras segundo os critérios de raridade do Plano Nacional de Obras Raras (Planor) da Biblioteca Nacional. Em geral, são àquelas publicadas até 1890. O registro bibliográfico é compartilhado também no catálogo CPBN (Catálogo do Patrimônio Bibliográfico Nacional) da Biblioteca Nacional.
    • COLEÇÃO ESPECIAL DE RARIDADES (CER) – Coleção de obras raras e especiais, nacionais e estrangeiras, segundo os critérios definidos na Política de Seleção, Preservação e Conservação da Coleção de Obras Raras na BU/UFSC. São obras dos séculos XX e XXI com caráter de unicidade como dedicatórias, autógrafos, ex dono, entre outros.
    • COLEÇÃO ESPECIAL RARIDADES CATARINENSES (CERC) – Coleção de obras raras e especiais de Santa Catarina, segundo os critérios definidos na Política de Seleção, Preservação e Conservação da Coleção de Obras Raras na BU/UFSC. São, em sua maioria, obras dos séculos XX e XXI com caráter de unicidade como dedicatórias, autógrafos, ex dono, entre outros. Possui uma seção documental chamada ACOM – Acervo Catarinense de Originais Manuscritos formado de manuscritos de importância histórica, como a coleção contendo mais de quatrocentos documentos da correspondência do Ouvidor da Comarca do Desterro entre os anos de 1770 e 1780 e um conjunto significativo de correspondências das colônias alemãs e italianas em Santa Catarina no século XIX.
    • COLEÇÃO ESPECIAL DE MATERIAL CARTOGRÁFICO (CEMC) – Material cartográfico de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo.
    • COLEÇÃO ESPECIAL DE AUDIOVISUAL (CEAV) – Coleção de multimeios, gravações de dados, áudio e vídeo, em CDs (CompactDisc), DVDs (Digital VersatileDisc) e VHS (Video Home System).
    • COLEÇÃO ESPECIAL DE MATERIAL ICONOGRÁFICO (CEMI) – Fotografias impressas, e em slides (negativos e diapositivos) com fundo histórico e cultural, microformas (microfilmes e microfichas) de documentos históricos e periódicos, destacando-se a coleção dos jornais publicados em Santa Catarina no século XIX, Diário Oficial da União, Diário Oficial do Estado de Santa Catarina, dentre outros.

Nas Coleções Especiais  estão vinculados, também, os espaços para eventos  disponibilizados pela Biblioteca Central (BC) para a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Clique aqui para acessar uma apresentação sobre o setor.

Equipe:

Giovanni Fiorenzano (assistente administrativo) – giofiorenzano@hotmail.com
Joana Carla Felicio (CRB–14/1206) (bibliotecária) – joana.felicio@ufsc.br
Luciana Bergamo Marques (CRB-14/1322) (bibliotecária) – luciana.b@ufsc.br

Contatos:

Telefone: (48) 3721-2465 ou (48) 3721-2256
E-mail: sce.bu@contato.ufsc.br