Diretoras Biblioteca Universitária da UFSC (2012-2020)

01/05/2020 12:00

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Diretora: Roberta Moraes de Bem (2016-2020)

Administração: Luiz Carlos Cancellier de Olivo (2016-2017)

BU órgão suplementar vinculado ao Gabinete da Reitoria.

  • Implementação de um modelo de liderança distribuída/compartilhada (criação de comissões de trabalho, descentralização do processo de tomada de decisão);
  • Ampliação do horário de atendimento de várias unidades e setores. Destaca-se o funcionamento da Biblioteca Central aos sábados das 8h às 20h (anteriormente era das 08h às 17h30min);
  • Criação do Conselho Consultivo da BU. Grupo de trabalho constituído pela Direção, chefias de Setores/Divisões e bibliotecas setoriais.
  • Realização do V Ciclo de Debates Periódicos (30 de maio de 2017) com o tema: Sustentabilidade e Internacionalização de Periódicos Científicos;
  • Realização do VI Ciclo de Debates Periódicos (com o tema Gestão Editorial: tendências e boas práticas) juntamente com o I Encontro Nacional de Portais de Periódicos (2 a 4 de maio de 2018).
  • Realização do I Seminário de Suporte à Pesquisa e Gerenciamento de dados de Pequisa: panorama atual e desafios (18 e 19 de setembro de 2017).
  • Atualização/Institucionalização do Regimento da Biblioteca Universitária (2016), consolidando a BU com uma rede, sendo todos os servidores (setoriais e central) vinculados à BU;
  • Incorporação da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Jurídicas e da Sala de Leitura José Saramago como unidades da BU;
  • Criação do I Encontro Anual de Integração da BU (2017). Em virtude da atualização do regimento, das alterações de lotações e da unificação do Regulamento de empréstimos, o Encontro Anual veio fortalecer a identidade de toda o grupo da BU como uma equipe;
  • Criação de alguns serviços:

– BU Social: apoio a projetos e instituições sociais;
– Criação do Bibliocentros ( Portaria n. 468 de 6 março de 2017) : Promoção dos serviços da Biblioteca Universitária da UFSC (BU/UFSC), visando ampliar a participação da BU/UFSC no atendimento às  demandas de informação da comunidade universitária;
– Criação de ponto BookCrossing: a prática de deixar um livro num local público, para ser encontrado e lido por outro leitor, que por sua vez deverá fazer o mesmo;
– Revitalização do Armazém da Biblioteca Central como espaço de estudo e pesquisa;
– Revitalização do Jardim Interno “Arilton Tomás Silvano”;
– Emissão de negativa pelo próprio usuário (mediante acesso ao sistema “Meu Pergamum”);
– Possibilidade de pagamento de multa por meio de emissão de GRU pelo próprio usuário;
– Portaria Normativa de Teses e Dissertação (trabalho em parceria com a PROPG);
– Institucionalização do Serviço BU Publicações (Portaria nº 1.272, de 6 de junho de 2017) e publicação de quatro livros.


Diretora: Dirce Maris Nunes da Silva (2012-2014)

Administração: Reitora Roselane Neckel (2012-2016)

BU órgão suplementar vinculado ao Gabinete da Reitoria.

  • Nova redação, em 2013, para o “Regulamento de Empréstimo da BU”;
  • Início dos estudos para a atualização do “Regimento da BU”;
  • Sistematização para divulgação dos Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC), por meio do Repositório Institucional, através da Portaria nº 1.853 de 26 de setembro de 2013, do Gabinete da Reitoria;
  • Implementação da Biblioteca do Campus de Blumenau;
  • Disponibilização do aplicativo para a elaboração, pelo autor, da “Ficha de Identificação da Obra” de dissertação, tese, relatório de pós-doutorado, trabalho de conclusão de curso (monografia ou relatório de estágio) e monografia de especialização, defendidas na UFSC. Esse programa é uma customização do programa desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP);
  • Elaboração, primeira versão em 2013, pela equipe de bibliotecários da DECTI, do “Manual de Processos Técnicos”. Sendo essa a primeira iniciativa formal de registro do conhecimento (gestão do conhecimento) na BU;
  • Reforma do auditório Elke Hering. Com elevação do púlpito, colocação de rampas para aceso de deficientes físicos. Em parceria com o Banco Santander também foi possível a aquisição de alguns equipamentos de comunicação;
  • Em parceria com Departamento de Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, em 2013, foram estabelecidas as Diretrizes do Portal de Periódicos da UFSC, cujo documento foi protocolado 12 de março de 2013 sob o nº 23080.009929/2013-80. Teve sua aprovação pelo Conselho Universitário, em 31 de maio de 2016, através da Resolução nº 18/2016/CUn.
  • Em parceria com Departamento de Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, em 2014, foi elaborado o Projeto Portal de Periódicos e Laboratório de Periódicos Científicos UFSC: plano de trabalho, tendo por objetivo prover recursos técnicos-científicos para os periódicos hospedados no Portal e no Laboratório de Periódicos UFSC e aumentar a visibilidade, a acessibilidade e seu posicionamento nos indicadores nacionais e internacionais. O projeto foi protocolado em 10 de julho de 2014, com o nº 23080.032728/2014-67. Tem sua origem em 2013, cuja documentação encontra-se no processo digital de número 23080.053236/2013-241 ;
  • Diversos foram os eventos promovidos no período, entre eles destacam-se:

– Workshop “Challenges of networking library services”, realizado em 2013 em parceria com a International Association of University Libraries (IATUL), sendo o primeiro evento internacional promovido pela BU;

– I Workshop Gestão do Conhecimento em Bibliotecas Universitárias, realizado em 2013.

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[1] Dentre as solicitações/necessidades apresentadas no Projeto, foram atendidas as contratações de dois auxiliares administrativos, um para o Portal de Periódicos e outro para o Laboratório de Periódicos do CIN, e uma revisora de português para o Portal de Periódicos.