Minicurso “Identificando mentiras na internet”

29/05/2023 18:56

A Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Informação no Ambiente Digital (CIDAD), projeto de extensão da UFSC e UDESC, abriu as inscrições para a terceira edição do minicurso “Identificando mentiras na internet”. O encontro tem como público-alvo toda a comunidade, principalmente pessoas com pouca familiaridade nas dinâmicas atuais de uso das redes e aplicativos. O minicurso é gratuito e emitirá certificados aos participantes.

Sobre o curso: As fake news, tão presentes no nosso cotidiano atual, são somente uma das formas que as mentiras encontram para serem propagadas pela internet. Através de exemplos práticos e abordando termos como clickbait, deepfake, bots, memes e phishing, o curso pretende ensinar dicas básicas para identificar e-mails falsos, perfis fakes, golpes por SMS, marketings fraudulentos, entre outros; mostrando de que forma podemos confiar (e desconfiar) nas informações que recebemos diariamente.

Sobre o ministranteLeonardo Ripoll, Doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo (USP), mestre em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e bibliotecário da BU/UFSC.

Deseja receber as próximas ações e publicações da CIDAD diretamente pelo seu e-mail? Cadastre-se na lista e siga o @confiabilidadeinformacional no Instagram!

Detalhes do curso

• O que? Minicurso “Identificando mentiras na internet”
  • Quando? 31 de maio de 2023, das 19h às 21h
  • Onde? Sala virtual, o link será enviado por e-mail aos inscritos