Depósito legal de teses e dissertações

Local de entrega: Serviço de Seleção e Aquisição no andar térreo do prédio da Biblioteca Central
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 7h30 às 20h. Sábado letivo das 8h às 20h.
Telefone: (48) 3721-4571
E-mailteses@contato.ufsc.br
ImportanteCaso necessário, a entrega poderá ser realizada nas bibliotecas setoriais dos campi (Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville) desde que a tese ou dissertação seja oriunda de um dos programas de pós-graduação do próprio campus. Verifique o horário de atendimento para este serviço:

  • Biblioteca Setorial do Campus de Araranguá, atendimento: segunda à sexta-feira, das 10h às 12h e das 15h às 18h, contato: (48) 3721-2168 e bsara@contato.ufsc.br.
  • Biblioteca Setorial do Campus de Joinville, atendimento: segunda à sexta-feira, das 7h30 às 19h30, contato: (48) 3721-7325 e bsjoi@contato.ufsc.br.
  • Biblioteca Setorial do Campus de Curitibanos, atendimento: segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, contato: (48) 3721-4169 e bscur@contato.ufsc.br.
  • Biblioteca Setorial de Blumenau ainda não possue turmas de pós-graduações concluintes, mas podem sanar dúvidas durante o horário de atendimento da Biblioteca.

 

1 Teses e dissertações defendidas em Programas Pós-Graduação da UFSC

Para a entrega da dissertação/tese, é importante o cumprimento dos itens a seguir (disponíveis para impressão no checklist).

 Elaboração

a)  Normalizar o trabalho no formato A5.
b) Verificar se é necessário adicionar, além do resumo e abstract (itens obrigatórios), o resumo expandido.
c) Confeccionar a ficha de identificação da obra e incluí-la no verso da folha de rosto.

 Documentação

a) Colher as assinaturas originais e manuscritas de todos os membros da banca examinadora e do coordenador do Programa de Pós-Graduação na folha de aprovação. Em caso de videoconferência registrar esta situação na versão impressa ao lado do nome.
b) Entregar uma cópia impressa do trabalho na íntegra em formato A5.
c) Gravar um CD/DVD-ROM contendo arquivo idêntico ao impresso no formato A5 em PDF/A e outro arquivo com a cópia do resumo/palavras-chave e abstract/key words no formato DOC, DOCX OU OXT.

  1. O PDF/A mencionado acima deve conter inclusive a ficha de identificação e folha de aprovação.

d) Imprimir, preencher, assinar e entregar o Termo de autorização para publicação digital/online de dissertações e teses na BU/UFSC.

 Cadastro

a) Verificar, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação, se os dados do autor estão devidamente cadastrados no Sistema CAPG.
b) Verificar se o título definitivo, nome do autor e curso cadastrado no sistema CAPG são idênticos aos apresentados na capa, folha de rosto, ficha de identificação e folha de aprovação.

Importante saber:

a) A dissertação/tese, uma vez entregue, não poderá mais ser retirada da BU para correções de qualquer natureza.
b) Na folha de aprovação, além dos dados solicitados no template A5 da BU/UFSC, deve constar apenas o coordenador do Programa de Pós-Graduação e os membros da banca examinadora.
c) Não serão aceitos exemplares com assinaturas digitalizadas e/ou fotocopiadas, nem a cópia da ata em substituição à folha de aprovação.
d) Em caso de afastamento do coordenador do Programa de Pós-Graduação, o substituto designado poderá assinar por ele. É necessário incluir o carimbo e número da portaria de substituição.
e) Na videoconferência, é preciso incluir na folha de aprovação observação impressa “videoconferência” ao lado do participante por este meio. Se necessário, o coordenador do Programa de Pós-Graduação poderá assinar, desde que também utilize carimbo com nome e cargo ao lado da assinatura. O atendimento das exigências acima é suficiente para configurar a participação por videoconferência.
f) Excepcionalmente, será permitido que o coordenador do Programa de Pós-Graduação assine no local destinado à assinatura de quaisquer outros membros da banca examinadora. Porém, esta situação deve ser justificada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) por meio de memorando assinado pela coordenação do curso, devendo-se entregar à BU/UFSC, no momento do depósito, uma cópia contendo o aceite da PROPG. Em todos os casos é necessária a inclusão de carimbo com nome e cargo ao lado da assinatura.
g) Quando houver alteração no título do trabalho, o aluno deve providenciar a alteração da folha de aprovação de forma a coletar as assinaturas tão logo seja finalizada a sessão da banca.
h) Com exceção do título na dissertação/tese redigida em outro idioma, a capa, a folha de rosto e de aprovação do exemplar deverão ser elaborados em português.
i) É possível a entrega da dissertação/tese por terceiros, entretanto o Termo de autorização para publicação digital/online de dissertações e teses na BU/UFSC, deverá estar assinado pelo autor.
j) Se houver pendência no Sistema CAPG, cabe à Secretaria do Programa de Pós-Graduação resolvê-la, tendo em vista que a BU não possui os acessos necessários.
l) Quando aprovado o sigilo da defesa e a consequente prorrogação temporária da publicação da dissertação/tese, o autor deverá também entregar à BU uma declaração emitida pela Secretaria de Inovação da UFSC (Sinova).
m) Em caso de restrição temporária da dissertação/tese para fins de publicação em periódico, é possível solicitar à BU/UFSC o embargo pelo período máximo de um ano da versão digital.
n) A multa por atraso na entrega de dissertação/tese ampara-se na Resolução Normativa nº 06/CC/2011, de 25 de setembro de 2011 e Resolução Normativa nº 18/CC/2017, de 16 de novembro de de 2017, do Conselho de Curadores da UFSC e não impede a entrega da versão definitiva à BU. O valor é contabilizado no momento da entrega, com base no prazo determinado pelo Programa de Pós-Graduação, sendo que a secretaria da Pós-Graduação é responsável pela baixa do débito no sistema.
o) O resumo expandido é previsto na Resolução Normativa nº 95/CUn/2017, Art. 55, § 2, de 4 de abril de 2017, e exigido para teses e dissertações escritas em idiomas estrangeiros (com exceção dos cursos pertinentes ao estudo de idiomas estrangeiros – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução e Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários).p) Um dos documentos necessários para a emissão do Diploma, que deverá ser entregue na Secretaria da Pós-Graduação, é a certidão negativa de débitos, emitida no Balcão de Empréstimo de qualquer BU/UFSC, apresentando um documento de identificação oficial com foto.

Para mais informações, consulte:

 FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

Acesse o endereço http://ficha.bu.ufsc.br/ usando um dos navegadores compatíveis (Firefox, Chrome, Opera, Safari) e preencha os campos do formulário. Não se esqueça de conferir e seguir as orientações de preenchimento.

2 Teses e dissertações cotutela

Elaboração

a) Normalizar o trabalho no formato A5. Para a entrega de dissertação ou tese estrangeira em cotutela defendida no exterior, será aceita a versão estipulada e entregue para a instituição congênere.
b) Utilizar folha de rosto conforme exemplo.
c) Verificar se é necessário adicionar, além do resumo e abstract (itens obrigatórios), o resumo expandido.
d) Confeccionar a ficha de identificação da obra e incluí-la no verso da folha de rosto.

 Documentação

a) Colher as assinaturas originais e manuscritas de todos os membros da banca examinadora e do coordenador do Programa de Pós-Graduação na folha de aprovação. Em caso de videoconferência registrar esta situação na versão impressa ao lado do nome. Para a entrega de dissertação/tese em cotutela que siga o padrão de outra Instituição, será permitida a cópia da ata da defesa como substitutivo do termo de aprovação, desde que contenha as assinaturas dos membros da banca examinadora.

b) Entregar uma cópia impressa do trabalho na íntegra em formato A5.
Para a entrega de dissertação ou tese estrangeira em cotutela defendida no exterior, será aceita a versão estipulada e entregue para a instituição congênere.

c) Gravar um CD/DVD-ROM contendo arquivo idêntico ao impresso em PDF/A e outro arquivo com a cópia do resumo/palavras-chave e abstract/key words no formato DOC, DOCX OU OXT.
O PDF/A mencionado acima deve conter inclusive a ficha de identificação e folha de aprovação.

d) Imprimir, preencher, assinar e entregar o Termo de autorização para publicação digital/online de dissertações e teses na BU/UFSC.

Cadastro

a) Verificar, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação, se os dados do autor estão devidamente cadastrados no Sistema CAPG.
b) Verificar se o título definitivo, nome do autor e curso cadastrado no sistema CAPG são idênticos aos apresentados na capa, folha de rosto, ficha de identificação e folha de aprovação.

 Importante saber:

a) A dissertação/tese, uma vez entregue, não poderá mais ser retirada da BU para correções de qualquer natureza.
b) Na folha de aprovação, além dos dados solicitados no template A5 da BU/UFSC, deve constar apenas o coordenador do Programa de Pós-Graduação e os membros da banca examinadora. Para a entrega de dissertação ou tese estrangeira em cotutela defendida no exterior, será aceita a versão estipulada e entregue para a instituição congênere.
c) Não serão aceitos exemplares com assinaturas digitalizadas e/ou fotocopiadas, nem a cópia da ata em substituição à folha de aprovação. Para a entrega de dissertação/tese em cotutela que siga o padrão de outra Instituição, será permitida a cópia da ata da defesa como substitutivo do termo de aprovação, desde que contenha as assinaturas dos membros da banca examinadora.
d) Em caso de afastamento do coordenador do Programa de Pós-Graduação, o substituto designado poderá assinar por ele. É necessário incluir o carimbo e número da portaria de substituição.
e) Na videoconferência, é preciso incluir na folha de aprovação observação impressa “videoconferência” ao lado do participante por este meio. Se necessário, o coordenador do Programa de Pós-Graduação poderá assinar, desde que também utilize carimbo com nome e cargo ao lado da assinatura. O atendimento das exigências acima é suficiente para configurar a participação por videoconferência.
f) Excepcionalmente, será permitido que o coordenador do Programa de Pós-Graduação assine no local destinado à assinatura de quaisquer outros membros da banca examinadora. Porém, esta situação deve ser justificada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) por meio de memorando assinado pela coordenação do curso, devendo-se entregar à BU/UFSC, no momento do depósito, uma cópia contendo o aceite da PROPG. Em todos os casos é necessária a inclusão de carimbo com nome e cargo ao lado da assinatura.
g) Quando houver alteração no título do trabalho, o aluno deve providenciar a alteração da folha de aprovação de forma a coletar as assinaturas tão logo seja finalizada a sessão da banca.
h) Com exceção do título na dissertação/tese redigida em outro idioma, a capa, a folha de rosto e de aprovação do exemplar deverão ser elaboradas em português.
i) É possível a entrega da dissertação/tese por terceiros, entretanto o Termo de autorização para publicação digital/online de dissertações e teses na BU/UFSC, deverá estar assinado pelo autor.
j) Se houver pendência no Sistema CAPG, cabe à Secretaria do Programa de Pós-Graduação resolvê-la, tendo em vista que a BU não possui os acessos necessários.
l) Quando aprovado o sigilo da defesa e a consequente prorrogação temporária da publicação da dissertação/tese, o autor deverá também entregar à BU uma declaração emitida pela Secretaria de Inovação da UFSC (Sinova).
m) Em caso de restrição temporária da dissertação/tese para fins de publicação em periódico, é possível solicitar à BU/UFSC o embargo pelo período máximo de um ano da versão digital.
n) A multa por atraso na entrega de dissertação/tese ampara-se na Resolução Normativa nº 06/CC/2011, de 25 de setembro de 2011 e Resolução Normativa nº 18/CC/2017, de 16 de novembro de de 2017, do Conselho de Curadores da UFSC e não impede a entrega da versão definitiva à BU. O valor é contabilizado no momento da entrega, com base no prazo determinado pelo Programa de Pós-Graduação, sendo que a secretaria da Pós-Graduação é responsável pela baixa do débito no sistema.
o) O resumo expandido é previsto na Resolução Normativa nº 95/CUn/2017, Art. 55, § 2, de 4 de abril de 2017, e exigido para teses e dissertações escritas em idiomas estrangeiros (com exceção dos cursos pertinentes ao estudo de idiomas estrangeiros – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução e Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários).
p) Um dos documentos necessários para a emissão do Diploma, que deverá ser entregue na Secretaria da Pós-Graduação, é a certidão negativa de débitos, emitida no Balcão de Empréstimo de qualquer BU/UFSC, apresentando um documento de identificação oficial com foto.

Para mais informações, consulte:

Portaria Normativa 1/2018/PROPG – Dispõe sobre os procedimentos para a elaboração e a entrega de dissertação ou tese na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina.

 FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

Acesse o endereço http://ficha.bu.ufsc.br/ usando um dos navegadores compatíveis (Firefox, Chrome, Opera, Safari) e preencha os campos do formulário. Não se esqueça de conferir e seguir as orientações de preenchimento.

3 Teses e dissertações de professores e técnicos administrativos da UFSC defendidas em outras instituições

a) Gravar um CD/DVD-ROM contendo arquivo idêntico ao impresso na íntegra em PDF/A e outro arquivo com a cópia do resumo/palavras-chave e abstract/key words no formato DOC, DOCX ou OXT.

b) Imprimir, preencher, assinar e entregar o Termo de autorização para publicação digital/online de dissertações e teses na BU/UFSC.

Para mais informações, consulte:

  • Portaria Normativa 1/2018/PROPG – Dispõe sobre os procedimentos para a elaboração e a entrega de dissertação ou tese na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina.

4 Teses para promoção de professores à Classe E (Titular) do magistério superior da UFSC

a) Gravar um CD/DVD-ROM contendo arquivo idêntico ao impresso na íntegra em PDF/A e outro arquivo com a cópia do resumo/palavras-chave e abstract/key words no formato DOC, DOCX ou OXT.
b) Imprimir, preencher, assinar e entregar o Termo de autorização para publicação digital/online de dissertações e teses na BU/UFSC.
c) Entregar cópia da ata de aprovação com resultado de avaliação “aprovado”.

Para mais informações, consulte:

  • Portaria Normativa 1/2018/PROPG – Dispõe sobre os procedimentos para a elaboração e a entrega de dissertação ou tese na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Resolução Normativa nº 40/CUn/2014 – Dispõe sobre os critérios e os procedimentos a serem utilizados para a promoção à classe E (Titular) dos integrantes do Magistério Superior da Universidade Federal de Santa Catarina.