Depósito legal de teses e dissertações

Local de entrega: Serviço de Aquisição e Seleção no andar térreo do prédio da Biblioteca Central
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 7h30 às 20h. Sábado letivo das 8h às 20h.
Telefone: (48) 3721-4571
E-mail: teses@contato.ufsc.br

Importante: Caso necessário, a entrega poderá ser realizada nas bibliotecas setoriais dos campi (Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville) desde que a tese ou dissertação seja oriunda de um dos programas de pós-graduação do próprio campus. Verifique o horário de atendimento para este serviço:

  • Biblioteca Setorial do Campus de Araranguá, atendimento: segunda à sexta-feira, das 10h às 12h e das 15h às 18h, contato: (48) 3721-2168 e bsara@contato.ufsc.br.
  • Biblioteca Setorial do Campus de Joinville, atendimento: segunda à sexta-feira, das 7h30 às 19h30, contato: (48) 3721-7325 e bsjoi@contato.ufsc.br.
  • Biblioteca Setorial de Blumenau e Curitibanos ainda não possuem turmas de pós-graduações concluintes, mas podem sanar dúvidas durante o horário de atendimento da Biblioteca.

1 Teses e dissertações defendidas na UFSC

Para a entrega da dissertação/tese, é importante o cumprimento dos itens a seguir (disponíveis para impressão no checklist).

Elaboração

a)  normalizar o trabalho no formato A5
b)  verificar se é necessário adicionar o resumo expandido.
c)  confeccionar a ficha de identificação da obra e incluí-la no verso da folha de rosto.

Documentação

a)   colher as assinaturas de todos os membros da banca examinadora e do coordenador do Programa de Pós-Graduação na folha de aprovação. (Memorando Circular nº 04/PRPG-DAP/2010). Em caso de videoconferência registrar esta situação ao lado do nome. (Memorando Circular nº 31/PROPG/2014).
b)   entregar 01 (uma) cópia impressa, 02 (duas) no caso dos cursos do Centro de Ciências Agrárias, do trabalho na íntegra em formato A5 (decisão da Câmara de Pós-Graduação em 14/12/2006).
c)    gravar um CD/DVD-ROM contendo 01 (uma) cópia digital do trabalho na íntegra no formato A5 em PDF (Ofício nº 010/PRPG/2002), acompanhada de 01 (uma) cópia do resumo/palavras-chave e abstract/key words no formato DOC, DOCX ou OXT.
d)   imprimir, preencher e assinar o Termo de autorização para publicação digital/online de dissertações e teses na BU/UFSC.

Cadastro

a)   verificar, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação, se os dados do autor estão devidamente cadastrados no Sistema CAPG.
b)   verificar, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação, se o título cadastrado no Sistema CAPG é o mesmo apresentado na folha de rosto.

Importante saber:

a)    a dissertação/tese, uma vez entregue, não poderá mais ser retirada da BU para correções de qualquer natureza.
b)   não serão aceitos exemplares com assinaturas digitalizadas e/ou fotocopiadas, nem a cópia da ata em substituição à folha de aprovação.
c)    em caso de membro externo ou videoconferência, a assinatura deverá ser coletada antecipadamente ou a folha de aprovação enviada a ele, via Correios. Excepcionalmente, será permitido que o coordenador do Programa de Pós-Graduação assine no local destinado à assinatura do participante por videoconferência (Memorando Circular nº 31/PROPG/2014).
d)   em caso de afastamento do coordenador do Programa de Pós-Graduação, o substituto designado poderá assinar por ele. É necessário incluir o carimbo e número da portaria de substituição.
e)    com exceção do título na dissertação/tese redigida em outro idioma, a capa, a folha de rosto e de aprovação do exemplar deverão ser elaborados em português.
f)    é possível a entrega da dissertação/tese por terceiros, entretanto o Termo de autorização para publicação digital/online de dissertações e teses na BU/UFSC, deverá estar assinado pelo autor.
g)   se houver pendência no Sistema CAPG, cabe à Secretaria do Programa de Pós-Graduação resolvê-la, tendo em vista que a BU não possui os acessos necessários.
h)   quando aprovado o sigilo da defesa e a consequente prorrogação temporária da publicação da dissertação/tese, o autor deverá também entregar à BU, uma declaração emitida pela Secretaria de Inovação da UFSC (Sinova).
i)    a multa por atraso na entrega de dissertação/tese ampara-se na Resolução Normativa nº 06/CC, de 25 de setembro de 2011, do Conselho de Curadores da UFSC e não impede a entrega da versão definitiva à BU. O valor é contabilizado no momento da entrega, com base no prazo determinado pelo Programa de Pós-Graduação, sendo que a secretaria da Pós-Graduação é responsável pela baixa do débito no sistema.

Para mais informações, consulte:

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

Acesse o endereço http://ficha.bu.ufsc.br/ usando um dos navegadores compatíveis (Firefox, Chrome, Opera, Safari) e preencha os campos do formulário. Não se esqueça de conferir e seguir as orientações de preenchimento.

Um dos documentos necessários para a emissão do Diploma, que deverá ser entregue na Secretaria da Pós-Graduação, é a certidão negativa de débitos, emitida no Balcão de Empréstimo de qualquer BU/UFSC, apresentando um documento de identificação oficial com foto.


2 Teses e dissertações de professores e técnicos administrativos da UFSC defendidas em outras instituições

a)    Gravar um CD/DVD-ROM contendo 01 (uma) cópia digital do trabalho na íntegra em PDF, acompanhada de 01 (uma) cópia do resumo/palavras-chave e abstract/key words no formato DOC, DOCX ou OXT.
b)    Imprimir, preencher e assinar o Termo de autorização para publicação digital/online de dissertações e teses na BU/UFSC.


3 Teses e dissertações cotutela

Para a entrega de dissertação/tese estrangeira em cotutela, será permitida a cópia da ata da defesa como substitutivo da folha de rosto, pois a ata da defesa contém as assinaturas dos membros da banca examinadora e não é usual a folha de rosto nas teses estrangeiras. O autor deverá entregar também um ofício da coordenação do programa e do orientador no Brasil.

Exemplo de Folha de Rosto – Tese cotutela