Orientações para a comunidade universitária sobre o novo coronavírus

05/03/2020 10:19

A UFSC divulgou hoje orientações para a comunidade universitária sobre o novo coronavírus. Apesar de não haver casos confirmados do novo coronavírus no estado de Santa Catarina, os governos locais e instituições já promovem ações para minimizar o risco de que a doença provocada por ele, Covid-19, se espalhe.

“As medidas começam pelo bom senso”, orienta Oscar Bruna-Romero, professor do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia. O pesquisador recomenda que todos exercitem a “etiqueta respiratória” e a “etiqueta de contato”. Entre as precauções apontadas por ele e pelas especialistas do HU, Ivete Ioshiko Masukawa, médica infectologista, e Graciele Trentin, chefe do setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, estão tossir ou espirrar usando a parte interna do cotovelo para cobrir a boca ou um lenço descartável, que deve ser imediatamente jogado fora; além de se evitar tocar em seu próprio rosto (olhos, nariz, boca) ou no rosto de outras pessoas.

Também são recomendados cuidados como lavar as mãos sempre que possível, com água e sabão, e utilizar álcool em gel nos intervalos entre as lavações das mãos. Higienizar superfícies tocadas por muitas pessoas, como maçanetas e corrimãos, e manter limpos teclados de computador e telas de celulares. Fora de casa, o contato pessoal de proximidade, como apertos de mão, abraços e beijos, também deve ser evitado.

Dentro das salas de aula e ambientes de trabalho, as orientações principais são: reduzir, sempre que possível, o uso do ar-condicionado e evitar janelas fechadas, preferindo a ventilação natural, criando correntes de ar. O uso de ferramentas como videoconferências e ferramentas on-line de conversação são preferíveis às reuniões presenciais. Caso elas sejam inevitáveis, é melhor que os encontros sejam breves, e com o menor número possível de pessoas. “Prefira o ar livre, tanto para as aulas, como para os eventos, sempre que possível”.

O uso de máscaras faciais também não é recomendado para todos – apenas profissionais de saúde, cuidadores e indivíduos com sintomas respiratórios.

“A melhor maneira de combater epidemias é com o engajamento da comunidade”, afirma o professor Oscar Bruna-Romero. Ele afirma que não há motivo para medo ou pânico, mas não se deve minimizar a Covid-19 como apenas mais uma gripe. “Estamos diante de uma doença que o mundo inteiro está conhecendo aos poucos, então é importante que todos se unam no combate à doença, que se sintam também responsáveis”, conclui.

Para não esquecer

No seu dia-a-dia:

  • Sempre exercitar a “etiqueta respiratória” e “etiqueta de contato”:
    • Lavar as mãos sempre que possível, com água e sabão;
    • Utilizar álcool em gel, nos intervalos entre as lavações de mão;
    • Evitar tocar em seu próprio rosto (olhos, nariz, boca) ou de outros;
    • Não toque os alimentos com as mãos (use guardanapos de papel) e não compartilhe utensílios, comidas e bebidas;
    • Mantenha seu celular, computador e tablet higienizados;
    • Tossir/espirrar com antebraço ou lenço, descartando o lenço em seguida.

Nas salas de aulas e ambientes de trabalho:

  • Utilizar a ventilação natural, criando correntes de ar, ao invés de ar-condicionado e salas fechadas;
  • Evite apertos de mão ou contato físico desnecessário;
  • Evitar reuniões presenciais, preferir videoconferências e a resolução de assuntos emergenciais com poucas pessoas;
  • Preferir a realização de eventos ao ar livre;
  • Permitir, o máximo possível, que alunos que não tenham condições de saúde adequadas possam cumprir seus compromissos acadêmicos a distância (aulas via moodle, entregas por e-mail).

Ainda tem dúvidas? Se informe e faça a sua parte.
www.saude.gov.br/coronavirus

https://noticias.ufsc.br/2020/03/ufsc-orienta-comunidade-universitaria-sobre-o-novo-coronavirus/