Projeto Cinema Mundo realiza exibição comentada do filme “V de Vingança” na quinta-feira

19/03/2018 07:10

Continuando a mostra atual de filmes distópicos, o Projeto Cinema Mundo/UFSC irá exibir na quinta-feira (22) o filme V de Vingança, dirigido por James McTeigue. Tendo nascido nos quadrinhos durante os anos 80, pelas mãos de Alan Moore, e vindo para o cinema apenas em 2005, V de Vingança é uma historia de distopia que trás a tona temas políticos tais como tirania, opressão, intolerância, questões de liberdade, e muitas outras.

A sessão, de entrada franca, acontecerá às 18h30 no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC e contará com os comentários de Matheus Faisting e Lirous K’yo.

Sobre o filme:

Em uma Inglaterra do futuro, onde está em vigor um regime totalitário, vive Evey Hammond (Natalie Portman). Ela é salva de uma situação de vida ou morte por um homem mascarado, conhecido apenas pelo codinome V (Hugo Weaving), que é extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição. Ao convocar seus compatriotas a se rebelar contra a tirania e a opressão do governo inglês, V provoca uma verdadeira revolução. Enquanto Evey tenta saber mais sobre o passado de V, ela termina por descobrir quem é e seu papel no plano para trazer liberdade e justiça ao país.

Sobre os comentaristas:

Matheus Gonçalves Faisting

É jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduando do curso de Cinema e Audiovisual da UNISUL. Dirigiu o documentário “Depois do Fervo”, filme que investiga o contraste entre a imagem de cidade “gay-friendly” e a realidade de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais em Florianópolis. Além disso, atua esporadicamente como freelancer na produção de textos, edição de vídeos, fotografia e outros trabalhos na área de comunicação e audiovisual.

Lirous K’yo Fonseca Ávila

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, é coordenadora geral da ADEH – Associação em Defesa dos Direitos e presidenta do Fórum Diversidade Grande Florianópolis.