Seminário de Confiabilidade Informacional 2022

22/11/2022 13:21

Nos dias 29 (terça) e 30 de novembro (quarta) acontece a segunda edição do “Seminário de Confiabilidade Informacional“, evento promovido anualmente pela Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (CIDAD), que neste ano será feito em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Com participação livre, emissão de certificados e transmissão pelo YouTube da Biblioteca Universitária da UDESC, o evento contará com 19 participantes de diversas universidades que abordarão os seguintes temas:

• Democracia e argumento (terça, 14h);
  • A verdade entre a informação e a emoção (terça, 15:30h);
  • Como ler notícias (terça, 19h com tradução em LIBRAS);
  • Signos, crenças e vieses (quarta, 14h);
  • Dimensão política da informação (quarta, 15:30h);
  • Democracia, informação e retóricas (quarta, 19h).

Com o subtítulo de “Informação e Democracia” e nos moldes de uma ação extensionista, o evento pretende levar a discussão para fora dos limites acadêmicos especializados, na tentativa de envolver o grande público no debate sobre a importância da confiabilidade informacional para a qualidade da experiência democrática.

O folder do evento pode ser acessado aqui e a programação completa está na página do seminário.

A CIDAD é um programa interinstitucional criado pela BU/UFSC e que atualmente possui integrantes de outras universidades parceiras.