BU/UFSC Publicações

1 Definição:

Trata-se de um serviço oferecido pela Biblioteca Universitária que se propõe a dar visibilidade, por meio da publicação de livros impressos e/ou eletrônicos, ao trabalho intelectual dos servidores, à memória e os projetos e eventos promovidos e realizados pela BU ou em parceria com outros setores da UFSC.

2 Objetivo:

Este serviço tem como objetivo principal ser um canal que disponibilize a sociedade obras técnico-cientificas ou artístico-literárias resultantes dos projetos e dos conhecimentos produzidos pela biblioteca, bem como em parceria com outros setores da Instituição visando contribuir para o debate, o aprofundamento e divulgação desses materiais.

3 Conselho Editorial (Portaria nº 1272/GR/2017 de 6 de junho de 2017)

Roberta Moraes de Bem – presidente
Andréa Figueiredo Leão Grants – Coordenação
Cristiano Motta Antunes
José Paulo Speck Pereira
Leonardo Ripoll Tavares Leite
Luciana Bergamo Marques

4 Contato

conselhoeditorial.bu@contato.ufsc.br

5 Diretrizes

6 Processo de revisão por pares

Para cada proposta de publicação, será composta uma comissão editorial, que se encarregará de acompanhar o processo de publicação. O processo de publicação inclui o processo de avaliação por pares. Todas as publicações, após a primeira análise da comissão editorial que observará a originalidade, contribuição temática e pertinência, passarão pelo processo de avaliação duplo-cego anônima (double-blind peer review). Os conteúdos serão avaliados por dois pareceristas e caso haja divergência um terceiro poderá ser acionado.

7 Política de acesso aberto

As publicações serão de acesso aberto e enquadradas em um modelo de licença Creative Commons – atribuição CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e o uso dos materiais licenciados.

8 Fluxo editorial

9 Obras publicadas