I Diálogos Literários – A Literatura fantástica e a obra de Murilo Rubião

A Biblioteca Universitária contou com a presença do professor João Nilson Pereira de Alencar que palestrou sobre o tema: A literatura fantástica e a obra de Murilo Rubião, prosando no Conto Barbara, o I Diálogos Literários foi realizado no dia 14 de novembro de 2014, no auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC.

ALENCAR, J. iniciou a palestra de forma não menos fantástica que a obra de Murilo Rubião “desarrumando a mesa”. Desarrumando a mesa refere-se à quantidade de materiais que ele trouxe para a apresentação: publicações retrospectivas e atuais, correspondências, textos, periódicos e livros sobre as obras e vida de Murilo Rubião. Alguns desses materiais bibliográficos são produtos de entrevistas e prosas que RUBIÃO, Murilo concedeu a ALENCAR, J. concomitantemente ao desenvolvimento das pesquisas para o mestrado e doutorado. Diante de uma plateia expressiva, o evento foi criando forma e se desenvolvendo conforme os objetivos propostos. Durante o debate surgiram perguntas, questionamentos, participação e diálogos entre os participantes e o professor. Desta forma, os personagens do conto “Bárbara” eram “resgatados da fantasia do autor”, para o mundo imaginário do publico presente.

O evento foi realizado pelo “Clube do Livro: Era uma vez…” projeto do Sistema de Bibliotecas Universitária da UFSC e teve apoio da Secretaria de Cultura da UFSC (Secult), através do Edital 001/2014, do Programa de Apoio a Ações de Cultura (Procultura).

Os objetivos tanto do evento quanto do clube do livro tem o propósito de promover e incentivar o contato com a leitura, tendo com intuito, instigar o debate por meio do desenvolvimento de habilidades e percepções através de textos narrativos, que desenvolvam reflexões possíveis para a vida pessoal, profissional e acadêmica.”

Veja fotos