Colecionismo na Biblioteca (Projeto de extensão nº 201908872)*

Colecionismo na bu - SEM FUNDO (1)

O que é:
A prática do guardar, organizar, selecionar  e até expor acerca de diferentes tipos de objetos,  tem a ver com maneiras associadas a hobby. São diferentes as categorias de objetos como temáticas motivadoras de realizar coleções. Procurando incentivar e divulgar essas práticas no meio acadêmico a BU/UFSC se lança na empreitada de promover e criar possibilidades de difusão de modalidades de colecionismo, procurando ampliar o seu papel didático e pedagógico para além das disponibilidades de acessos aos seus diferentes tipos de acervos bibliográficos. Busca-se, na medida das possibilidades, ampliar a difusão e diversificação de linguagens comunicacionais onde, a partir da BU, os seus usuários poderão  ter contatos com outros tipos de acervos, públicos ou privados, ampliando assim o sentido de informações que se pode oferecer e veicular a partir de determinado tema ligado ao colecionismo, além dos livros e afins.

Objetivo:
Promover e criar possibilidades de difusão de modalidades de colecionismo, ampliando o papel didático e pedagógico da BU para além das disponibilidades de acessos aos seus diferentes tipos de acervos bibliográficos.

Público alvo:
Comunidade universitária e comunidade em geral.

Quando acontece:
Não há uma periodicidade definida. As exposições são viabilizadas conforme calendário de exposições do Setor de Coleções Especiais.

O projeto “Colecionismo na Biblioteca”, vem ocorrendo desde 2013 na Biblioteca Central da UFSC. Tem sido uma forma de difundir informação e conhecimento por meio da exposição de coleções de pessoas da comunidade.

As seguintes coleções já foram expostas:

• 2013 – I Edição: Natal na BU/UFSC: miniaturas de presépios e afins – Colecionadores: Profa. Jandira Maria C. Spalding  (aposentada do MEN– CED); Prof. Ewerton Vieira Machado (aposentado do GCN–CFH)
  • 2015 – II Edição:  Marcadores de livros: uma coleção que marca – Colecionador: Jorge Prado, Bibliotecário
  • 2015 – III Edição:  Mostra de corujas na biblioteca: o símbolo da sabedoria no espaço do saber – Colecionadores: Daniel Mayer, livreiro; Roberta Moraes de Bem, bibliotecária
  • 2017 – IV Edição:  Máscaras – Colecionadora: Roberta Moraes de Bem, bibliotecária
  • 2017 – V Edição:  O Pequeno Príncipe – Colecionador: Evandro Jair Duarte, bibliotecário
  • 2017 – VI Edição: Lápis – Colecionadora: Profa Elisa Delfini Correa
  • 2017 – VII Edição: Jogos de tabuleiros – Colecionador Entidade: Floripa On Play
  • 2017 – VIII Edição: A arte de colecionar – Colecionador: Airton Melo, empresário
  • 2017 – IX Edição: Mini garrafinhas na biblioteca: abra a felicidade você também – Colecionador: Átila Souza Rocha Freire de Santana, Superintendente de Comunicação
  • 2018 – X Edição – Copas do Mundo Fifa: um fragmento – Colecionadora: Profa. Jimena Furlani.
  • 2018 – XI Edição – Paleontologia na BU – Colecionador Entidade: Laboratório de Paleontologia da UFSC
  • 2019 – XII Edição – Filatelia e Numismática – Colecionadores: Associados da Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina (AFSC)
  • 2022 – XIII Edição – Coleção de Pinguins de Miriana Angulski Speck – Colecionadora: Miriana Angulski Speck
  • 2023 – XIV Edição – Coleção O Pequeno Príncipe – Colecionador: Evandro Jair Duarte

Onde acontece:
Espaço cultural da Biblioteca Central da UFSC (Campus Universitário, Trindade, Florianópolis/SC)

Venha expor sua coleção na Biblioteca!

Organização:

Serviço BU/UFSC Exposições

exposicoes.bu@contato.ufsc.br

*Derivado do projeto 2014.0005, registrado no Notes.