Neurociência, Cinema e Literatura

O que é:

Projeto de extensão, coordenado pela Profa. Samira Schultz Mansur com o apoio do Departamento de Ciências Morfológicas da UFSC e da Biblioteca Universitária da UFSC. As produções cinematográficas envolvem contextos que abrangem diversas áreas de estudo, entre as quais as neurociências. Abordagens biográficas, fictícias ou baseadas em histórias reais, as quais são expostas por meio do cinema, podem ser aprofundadas e debatidas, constituindo um instrumento para a disseminação do conhecimento em um ambiente paralelo à sala de aula. Junto ao cinema, verificam-se relações com a literatura, já que diversos filmes são direta ou indiretamente ligados a produções literárias. A partir da facilidade de interesse no cinema, o qual se identifica como uma forma de lazer ao público acadêmico e em geral e, associado ao fato de que as exposições deste projeto serão em um ambiente de estudo e reflexão, tal como é a Universidade, pretende-se que esta atividade alcance grande número de interessados. Importante destacar que os filmes exibidos têm relação com livros e que este projeto está inserido em um contexto interdisciplinar, já que os debates terão temáticas acessíveis de serem desenvolvidas por médicos, advogados, psicólogos, antropólogos, cientistas, entre outros.

Objetivo:

O objetivo geral deste projeto é contribuir para a disseminação de conhecimentos sobre temas neurocientíficos por meio do cinema e da literatura, acompanhada de uma análise interdisciplinar.

Público alvo:

O público-alvo será composto pela comunidade acadêmica e em geral que se interesse por temas da neurociência e sua interdisciplinariedade.

Quando acontece:

O projeto teve início em maio de 2019 e ocorre uma vez ao mês, a partir das 18h20min, em datas variáveis de acordo com a disponibilidade dos debatedores e do espaço físico. Porém, normalmente as agendas permitem sua realização às quartas-feiras.

Onde acontece:

As sessões ocorrem no Auditório Elke Hering da Biblioteca Central da UFSC.

Contamos com sua participação!

Contato:

Profa. Dra. Samira Schultz Mansur < samira.mansur@ufsc.br >