Recepção aos Calouros UFSC

O que é:
Trata-se de um conjunto de atividades programadas com o objetivo de introduzir os calouros à BU/UFSC, fortalecendo o marketing da Biblioteca.

Consistem em:

• disponibilizar estações de trabalho para atendimento específico aos calouros;
  • realizar exposições temáticas de cunho cultural e educativo;
  • promover atividades culturais e artísticas;
  • distribuir informativos e manual do usuário por meio de marcadores de páginas, panfletos e demais materiais de divulgação de serviços;
  • ofertar palestras, capacitações e/ou minicursos;
  • promover visitas orientadas nos espaços das Bibliotecas.

A atenção dada, pela BU, ao calouro quando de sua chegada à Universidade é fundamental para que ele se sinta acolhido institucionalmente. Neste momento a BU apresenta todo o seu potencial para contribuir na formação acadêmica deste aluno. A missão da BU/UFSC é “prestar serviços de informação à comunidade universitária para contribuir com a construção do conhecimento e o desenvolvimento da sociedade”. Sendo assim, a BU deve buscar se posicionar, já no início da vida acadêmica, para cumprir sua missão de forma efetiva. Espera-se que os novos ingressantes percebam o papel importante da BU para a vida acadêmica e que usufruam de todo o potencial da Biblioteca.

Objetivo:
Introduzir os calouros à BU/UFSC, fortalecendo o marketing da Biblioteca.

• divulgar os serviços da BU;
  • promover espaços e/ou atividades de interação/integração;
  • proporcionar atendimento acolhedor aos novos usuários.

Público alvo:
Calouros UFSC e interessados em geral.

Quando acontece:
As atividades são realizadas preferencialmente nas duas semanas de início dos semestres letivos.

Onde acontece:
As atividades ocorrem nos espaços das próprias Bibliotecas, e eventualmente nos espaços dos Campi, conforme a necessidade.