Dicas rápidas para manter seus livros!

Você pode cuidar de sua coleção de livros com medidas simples de armazenamento e higienização:

1° Pense onde e como irá armazenar seus livros.

Evite guardar seus livros em estantes fechadas de madeira, baús e cômodas, porque a madeira atrai traças, cupins, baratas e outros organismos que acabam estragando os livros. O ideal é a estante de metal inoxidável. Mas se isso não for possível, pense num local onde os livros tenham ventilação constante, sem receber luz do sol diretamente.

2° Faça uma limpeza do local e dos livros de vez em quando.

Primeiro é preciso retirar os livros da estante em que estão armazenados, passar um pano umedecido (mistura de água e álcool) para tirar o pó da estante, finalizar passando pano seco e deixar secar.

Em seguida, higienizar cada livro passando uma trincha limpa e macia na capa e na lombada, ou passar o aspirador de pó com cuidado. Passar a trincha sobre as margens das folhas com o livro fechado, também. Depois, folhear as páginas para que o ar entre e o papel possa “respirar”. Você pode passar a trincha sobre cada página, na direção da encadernação para as suas margens externas (conforme fotografia abaixo).

Descrição da imagem #paratodosverem: Higienização interna do livro na BU/UFSC, apresenta antebraço com mangas brancas e mãos com luvas em látex, segurando, a esquerda, uma parte de livro aberto e a outra, sobre a outra folha, segurando uma trincha com cerdas próximas à margem interna da folha.

Após a estante estar bem seca, retornar cada livro para a estante, na posição vertical, pois o empilhamento prejudica a ventilação. Cuide também para não apertá-los demais uns contra os outros.

IMPORTANTE:

  • Se você tiver máscaras que cobrem nariz e boca e óculos de proteção individual, deve usar para manusear os livros na hora da limpeza. Isso evita que você inale a poeira que pode conter fungos e causar alergias e infecções.
  • Se puder utilize luvas, protegendo você e o livro durante o processo de higienização.
  • Evite comer enquanto manuseia os livros, pois as folhas absorvem os resíduos como gordura, o que atrai insetos que se alimentam delas, além de causar oxidação das folhas, que ficam amareladas.

3° Pense no que ocorre se você não higieniza seus livros ou os guarda inapropriadamente.

A má conservação dos livros causa problemas por contato com poeiras e ácaros, principalmente para pessoas com tendência a alergia, como crises de asma, rinite e bronquite.

A falta de higienização frequente dos livros também proporciona a proliferação de mofo (fungos), que pode causar, além da alergia, infecções pulmonares muito graves.

4° Verifique se há, na sua coleção, exemplares aos quais atribuímos valor especial devido a características históricas, sentimentais, familiares, de conteúdo raro, entre outras.

Recomendamos que separe essas “obras raras” para limpeza e acondicionamento delicados. Assim, você pode confeccionar um invólucro em papel neutro para preservar o livro e evitar a perda de fragmentos.

Dependendo de seu estado de degradação, pode ser necessário restaurar a obra, e não apenas higienizar, para isso, recomenda-se que procure um profissional restaurador habilitado, o qual tentará reconstituir o livro sem perder informações, marcas de proveniência e a pátina do tempo.

Autoras: Ana Kerlly Silva Coelho (bolsista); Luciana Marques (bibliotecária); Verônica Orlandi (técnica em restauração).

Janeiro, 2021.