Gestão do tempo
Gestão do tempo
Como você gerencia o seu tempo? Você faz um bom proveito de seu tempo livre, utilizando-o a seu favor?
Estabelecer prioridades em sua rotina diária é essencial para otimizar seu tempo.
A seguir, separamos algumas sugestões de leituras, filmes e documentários; metodologias, ferramentas e técnicas aplicadas ao gerenciamento do tempo.
Selecionamos algumas sugestões de leituras, em especial das áreas de filosofia e administração, para ajudá-lo a refletir sobre a importância de gerir seu tempo.
Livros
ALEXANDER, Roy. Guia para a administração do tempo. Rio de Janeiro: Campus, c1995. 147p. (Trabalho eficaz). ISBN 8570019327 : (broch.). Disponível na Biblioteca: 65.015.1 A377g
BARBOSA, Christian. A tríade do tempo. Rio de Janeiro: Sextante, 2011. 247 p. ISBN 9788575427248. Disponível na Biblioteca: 65.015.1 B238t
BERNHOEFT, Renato. Administração do tempo: um recurso para melhorar a qualidade de vida pessoal e profissional. São Paulo: Liv. Nobel, 1985. 88p. ISBN 8521303467 (broch.). Disponível na Biblioteca: 65.015.1 B527a
COVEY, Stephen R. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. 24.ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2005. 444p. ISBN 8576840626. Disponível na Biblioteca: 658.31 C873s 24ed.
DUHIGG, Charles. O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios . Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. 404 p. ISBN 9788539004119. Disponível na Biblioteca: 159.943.7 D871p
KOTTER, John P. Poder, dependência e gerenciamento eficiente. São Paulo: Nova Cultural, c1986. 95 p. (Coleção Harvard de Administração ; 14). Disponível na Biblioteca: 658HARVARD K87p
Artigos
AQUINO, Cássio Adriano Braz; MARTINS, José Clerton de Oliveira. Ócio, lazer e tempo livre na sociedade do consumo e do trabalho. Revista Mal-estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 7, n. 2, p. 479-500, Set. 2007. Disponível em: <https://periodicos.unifor.br/rmes/article/view/1595/3577>. Acesso em: 9 maio 2019.
BRUNI, J. C.. Tempo e trabalho intelectual. Tempo Social, v. 3, n. 1-2, 155-168. Doi: <https://doi.org/10.1590/ts.v3i1/2.84903>.
FREZZA, Marcia; GRISCI, Carmem Ligia Iochins; KESSLER, Cristiano Keller. Tempo e espaço na contemporaneidade: uma análise a partir de uma revista popular de negócios. Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 13, n. 3, p. 487-503, Set. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552009000300009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 9 maio 2019.
MACHADO, J. Reflexões sobre o Tempo Social. Revista Temática Kairós Gerontologia, São Paulo, v. 15, n. 6, p. 11-22, Dez. 2012. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/kairos/article/view/17284/12822>. Acesso em: 9 maio 2019.
MARINHO, Maykon dos Santos; REIS, Luciana Araújo dos. A questão do tempo para Marcel Proust: reflexões sobre tempo, subjetividade e duração. Pergaminho, n. 6, p. 15-23, Dez. 2015. Disponível em: <http://pergaminho.unipam.edu.br>. Acesso em: 9 maio 2019.
Sugestões de filmes/documentários
Confira sugestões de filmes e documentários que abordam a temática do “Tempo”.
Quanto tempo o tempo tem – Vive-se em tempos diferentes. Pensando nessa estrutura, a diretora propõe a seus entrevistados uma análise sobre o tema. Como resultado o documentário oferece uma investigação sobre as principais linhas de nossa consciência sobre o passar das horas, um questionamento sobre a falta de tempo no mundo contemporâneo e uma reflexão sobre civilização e o futuro da existência humana.
O Preço do Amanhã – Em um futuro próximo, o envelhecimento passou a ser controlado para evitar a superpopulação, tornando o tempo a principal moeda de troca para sobreviver e também obter luxos. Assim, os ricos vivem mais que os pobres, que precisam negociar sua existência, normalmente limitada aos 25 anos de vida. Quando Will Salas (Justin Timberlake) recebe uma misteriosa doação, passa a ser perseguido pelos guardiões do tempo por um crime que não cometeu, mas ele sequestra Sylvia (Amanda Seyfried), filha de um magnata, e do novo relacionamento entre vítima e algoz surge uma poderosa arma com o sistema e organização que comanda o futuro das pessoas.
O Feitiço do Tempo – Um repórter (Bill Murray) de televisão que faz previsões de metereologia vai a uma pequena cidade fazer uma matéria especial sobre o celebrado “Dia da marmota”. Pretendendo ir embora o mais rapidamente possível, ele inexplicavelmente fica preso no tempo, condenado a vivenciar para sempre os eventos daquele dia.
Click – Michael Newman (Adam Sandler) é casado com Donna (Kate Beckinsale) e tem dois filhos. Com dificuldades em ver as crianças, já que tem feito serão no escritório de arquitetura em que trabalha, no intuito de chamar a atenção de seu chefe (David Hasselhoff), ele sente que nunca terá tempo de conciliar as duas coisas. Mas, após entrar em uma loja misteriosa com intuito de comprar um novo controle remoto para sua casa, ele parece ter encontrado uma solução. Isso porque, ao chegar no local, conhece o excêntrico funcionário Morty (Christopher Walken), e acaba comprando um controle remoto experimental, com a promessa de resolver vários problemas. Porém, Michael logo descobre que o controle outras funções, como abafar o som dos latidos de seu cachorro e também adiantar os fatos de sua própria vida, o que mudará as coisas para sempre, não necessariamente para melhor.
O Curioso Caso de Benjamin Button – Nova Orleans, 1918. Benjamin Button (Brad Pitt) nasceu de forma incomum, com a aparência e doenças de uma pessoa em torno dos oitenta anos mesmo sendo um bebê. Ao invés de envelhecer com o passar do tempo, Button rejuvenesce. Quando ainda criança ele conhece Daisy (Cate Blanchett), da mesma idade que ele, por quem se apaixona. É preciso esperar que Daisy cresça, tornando-se uma mulher, e que Benjamin rejuvenesça para que, quando tiverem idades parecidas, possam enfim se envolver.
Antes de partir – Carter Chambers (Morgan Freeman) é um homem casado, que há 46 anos trabalha como mecânico. Submetido a um tratamento experimental para combater o câncer, ele se sente mal no trabalho e com isso é internado em um hospital. Logo passa a ter como companheiro de quarto Edward Cole (Jack Nicholson), um rico empresário que é dono do próprio hospital. Edward deseja ter um quarto só para si mas, como sempre pregou que em seus hospitais todo quarto precisa ter dois leitos para que seja viável financeiramente, não pode ter seu desejo atendido pois isto afetaria a imagem de seus negócios. Edward também está com câncer e, após ser operado, descobre que tem poucos meses de vida. O mesmo acontece com Carter, que decide escrever a “lista da bota”, algo que seu professor de filosofia na faculdade passou como trabalho muitas décadas atrás. A lista consiste em desejos que Carter deseja realizar antes de morrer. Ao tomar conhecimento dela Edward propõe que eles a realizem, o que faz com que ambos viagem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida.
Efeito borboleta – Evan (Ashton Kutcher) é um jovem que luta para esquecer fatos de sua infância. Para tanto ele decide realizar uma regressão onde volta também fisicamente ao seu corpo de criança, tendo condições de alterar seu próprio passado. Porém, ao tentar consertar seus antigos problemas ele termina por criar novos, já que toda mudança que realiza gera consequências em seu futuro.
Metodologias, ferramentas e técnicas
Lista de tarefas
Método empregado para organizar melhor suas tarefas.
- Utilize cartões para escrever cada uma das tarefas que necessitas realizar;
- Defina prioridades (baseando-se mais na importância do que na urgência);
- Elabore um quadro, conforme modelo abaixo, e vá posicionando os cartões, na medida em que suas tarefas vão sendo realizadas.
Obs. Você pode realizar esta técnica manualmente ou com a ajuda de um software, conforme desejar.
Lista de tarefas |
A iniciar | Em andamento | Concluídas |
Você ainda pode utilizar-se de agendas e/ou planners (em meio físico ou virtual) de diversos tipos e com os mais variados recursos.
Tire um tempo para relaxar. Desconecte-se por um instante e dedique-se à atividade de arteterapia. Aqui você encontra alguns desenhos para colorir, uma prática que pode lhe auxiliar a lidar com o estresse e a ansiedade do dia a dia.
Por Joana Carla de S. M. Felicio
joana.felicio@ufsc.br
Bibliotecária BU/UFSC
Setembro, 2023