PREPARE-SE PARA ESTUDAR!

PREPARE-SE PARA ESTUDAR!

Parece uma tarefa fácil, mas muitos estudantes, já adultos, enfrentam dificuldades para se concentrar, organizar e planejar seus estudos. Estudar é como trabalhar, requer dedicação, comprometimento, disciplina e persistência. Abaixo, destacam-se algumas recomendações na tentativa de ajudá-los neste processo:

Administre seu tempo – elabore um cronograma semanal das atividades que necessitas realizar em seu dia-a-dia, reservando algum tempo para o estudo diário. Quantidade não significa qualidade, portanto se não puder estudar duas horas diárias, estude apenas uma, mas com qualidade. Separe também um tempo para os programas com sua família e amigos, de modo que não precises abrir mão do tempo reservado para seus estudos.

Organize-se – planeje seu ambiente de trabalho. Verifique a adequação do espaço físico, do mobiliário, da iluminação, da climatização, dos equipamentos, dentre outros aspectos que possam contribuir para seu melhor rendimento. Deixe em sua estação de trabalho apenas o necessário (livros, cadernos, blocos de anotações, apostilas, canetas), evitando assim distrair-se facilmente com outros objetos.

Leia muito – explore bibliotecas, livrarias, Internet (mecanismos de busca, portais, repositórios de informação, bases de dados), e obtenha todo material relevante sobre o assunto que estás estudando. Leia tudo o que puder, faça anotações, resumos, mapas conceituais. Leia em voz alta, um parágrafo de cada vez, e explique com suas palavras o que entendeu. Utilize também os recursos visuais, tais como, vídeo-aula, filmes, documentários, pois eles contribuem para assimilação e memorização dos conteúdos.

Estude em grupo – quando um grupo se reúne com o objetivo de estudar, pode ser muito proveitoso. O estudo em grupo tem efeito motivador, estimulando a reflexão e o debate.

Cuide-se – a memorização está ligada à capacidade física do cérebro, e, portanto, está diretamente relacionada à sua saúde e bem estar. Daí a importância de dormir bem, alimentar-se com qualidade, praticar exercícios físicos e estar livre de vícios.

Motive-se – quando se gosta do assunto fica mais fácil para memorizar as informações, pois há um interesse de sua parte. No entanto, nem sempre se estuda apenas o que se gosta, muitas vezes, é necessário conhecer outras matérias. Nestes casos, é preciso focar nos objetivos que pretendes alcançar e então encontrar motivação para enfrentar tais disciplinas. “Você não aprenderá eficientemente a menos que se torne interessado pelo assunto de alguma maneira. Você tem que assumir a responsabilidade e achar um meio de construir uma abordagem positiva para aquilo que está estudando” (NORTHEDGE, 1998, p. 25,26).

Prepare-se para os exames – prepare-se para as provas como se você fosse um atleta na fase final de uma competição. Dê o máximo de você, mantenha-se calmo, concentre-se nas questões, leia com atenção o enunciado sublinhe as palavras-chave e responda tudo o que souber sobre o assunto.

Lembre-se que, cada pessoa é única, tem seu modo de ser e de agir, o que pode funcionar com você, nem sempre funcionará com seu colega. Por isso, avalie se estas recomendações são importantes para você, teste-as e adapte de acordo com suas necessidades. O livro “Técnicas para estudar com sucesso”, de Andrew Northedge pode auxiliar quem quiser conhecer mais sobre este assunto. Traz muitas informações úteis para a formação dos estudantes, especialmente sobre como elaborar trabalhos acadêmicos e preparar-se para as provas e exames.

REFERÊNCIA: NORTHEDGE, Andrew. Técnicas para estudar com sucesso. Tradução Susana Maria Fontes, Arlene Dias Rodrigues. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1998, 248p. ISBN 0749200448.

Encontre esta referência no acervo da BU: 371.322.61 N874t

#pracegover Foto retrato sorrindo da bibliotecária Joana Carla de S. M. Felicio.

Por Joana Carla de S. M. Felicio

joana.felicio@ufsc.br

Bibliotecária BU/UFSC

Setor de Coleções Especiais

Setembro, 2018