Ficha catalográfica para trabalhos acadêmicos
Diretrizes para elaboração da ficha catalográfica para trabalhos acadêmicos
Informações e orientações de uso
A ficha catalográfica para os trabalhos acadêmicos é gerada por meio de sistema automatizado gerenciado pela BU/UFSC. Os dados são inseridos pelo próprio autor do trabalho (dissertação, tese, relatório de pós-doutorado, trabalho de conclusão de curso – monografia ou relatório de estágio, monografia de especialização). O programa fará a ordenação e formatação correta dos dados, apresentando a ficha finalizada e normalizada, em um arquivo pdf, disponível para download e ou impressão.
Acesse o endereço http://ficha.bu.ufsc.br/ usando um dos navegadores compatíveis (Firefox, Chrome, Opera, Safari) e preencha os campos do formulário com as orientações abaixo:
ATENÇÃO: Algumas informações e campos são obrigatórios, inclusive informar o “Tipo do Trabalho”. Ao tentar gerar a ficha sem uma dessas informações, o sistema não prosseguirá e voltará o foco ao campo faltante.
Tipo do Trabalho: clique no botão que corresponda ao tipo do trabalho para o qual você deseja gerar a ficha de identificação da obra.
Quantos autores? clique no botão que corresponde à quantidade de autores do trabalho, limitado ao máximo de três autores. Por padrão este campo está selecionado para um único autor.
Nome do Autor: é o responsável direto pela redação da obra. No caso de teses e dissertações, a autoria é do aluno.
a) Digite seu primeiro nome e nomes/sobrenomes intermediários (se for o caso).
b) Apenas as letras iniciais em maiúsculo.
Último Sobrenome : digite seu último sobrenome. Utilize sempre o sobrenome da forma que você costuma publicar seus trabalhos. Apenas as letras iniciais em maiúsculo.
Exemplo:
Silvio Coelho dos Santos (Silvio Coelho dos = nome Santos = sobrenome)
Exemplos para sobrenomes compostos (grau de parentesco, lugar, ligados por hífen,outros)
Henrique Silva Júnior (Henrique = nome Silva Júnior = sobrenome)
João Oscar do Espirito Santo (João Oscar do = nome Espirito Santo = sobrenome)
Carlos Monte Verde (Carlos = nome Monte Verde = sobrenome)
Elsa Lykke-Seest (Elsa = nome Lykke-Seest = sobrenome)
Título do trabalho:
a) Reproduzido tal como aparece no documento;
b) Apenas a primeira palavra, inicial em maiúscula (exceção dos nomes próprios);
Exemplos: A crise do ensino jurídico de graduação no Brasil
Portais corporativos para gestão do conhecimento
Subtítulo do trabalho:
a) Reproduzido tal como aparece no documento;
b) Iniciais em minúsculo (exceção dos nomes próprios);
Exemplo: indo além do senso comum
Trabalho : tipo de trabalho produzido e grau obtido. Selecione tese quando for concluído o doutorado, dissertação quando for concluído o mestrado, monografia de especialização para cursos de especialização latu sensu, trabalho de conclusão de curso para monografias ou relatórios de estágio apresentados como trabalhos finais dos cursos de graduação.
Programa/Curso: selecione a opção ao qual você pertence e defendeu seu trabalho nos casos de tese, dissertação, relatórios de pós-doutorado, trabalhos de conclusão de curso, para as monografias de especialização escreva o nome do curso.
Exemplo: Antropologia Social
Centro: selecione ao qual está ligado o seu Programa de Pós-Graduação, curso de graduação ou especialização.
Exemplo: Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Nome do orientador: como co-responsável pelo trabalho, digite o nome do seu orientador e nomes/sobrenomes intermediários, se for o caso. Apenas as primeiras letras iniciais em maiúsculo.
Exemplo: João Baptista Borges
Sobrenome do orientador: digite o último sobrenome do orientador. Atenção: assinale a caixa “orientadora”, se for o caso, para que o programa faça a distinção da forma feminina ao designar essa função no corpo da ficha catalográfica.
Siga as orientações dadas para último sobrenome do autor.
Nome do co-orientador: como co-responsável pelo trabalho, digite o nome do seu coorientador e nomes/sobrenomes intermediários, se for o caso.
Siga as orientações dadas para nome do autor.
Sobrenome do co-orientador: digite o último sobrenome do coorientador. Atenção: assinale a caixa “coorientadora”, se for o caso, para que o programa faça a distinção da forma feminina ao designar essa função no corpo da ficha catalográfica.
Siga as orientações dadas para último sobrenome do autor.
Ano: registre o ano em que a tese ou dissertação será entregue à BU
Número de páginas : registre o total de páginas da tese ou dissertação.
Assuntos: registre palavras ou expressões que representam o conteúdo do seu trabalho. Devem aparecer em ordem decrescente de importância. Evite termos redundantes ou repetitivos. É obrigatório registrar um assunto, os demais devem ser registrados em função da necessidade e amplitude de temas do conteúdo da tese ou dissertação. Evite usar muitos termos para um assunto – no máximo até 3 palavras para definir um assunto.
Observação: Para teses, dissertações, relatórios de pós-doutorado e trabalhos de conclusão de curso não é necessário informar o assunto geral, pois este sempre será a área do Programa de Pós-Graduação ou Graduação, um trabalho da Graduação em Biologia terá como assunto principal Biologia. O mesmo não se aplica as monografias de Especialização onde é altamente recomendado usar a área do Programa como o primeiro assunto, exemplo: para a Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares, o assunto primário deverá ser Gestão de Bibliotecas Escolares.
Ao clicar em Gerar PDF ou Gerar PNG o programa gera a ficha catalográfica como um arquivo *.pdf ou como uma imagem do tipo *.png, disponível para download e/ou impressão, conforme apresentado abaixo:
Lembre-se: a ficha deve constar no verso da folha de rosto.
Para relatar questões relacionadas ao Sistema, abra um atendimento.
Para outros esclarecimentos entre em contato com a BU/UFSC:
Serviço de Representação da Informação – Desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação (DECTI)
E-mail: teses@contato.ufsc.br
CRÉDITOS
O Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica de trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação foi desenvolvido por Maria Alice Soares de Castro do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo e gentilmente cedido para ser adaptado às necessidades da Universidade Federal de Santa Catarina. Adaptação e desenvolvimento: Danilo Felicio Jr. (Tecnologia, Conteúdos Digitais e Inovação – TECDI/Biblioteca Universitária – BU), Eduardo Borges Siqueira (aluno do curso de Ciências da Computação e bolsista da TECDI/BU) e Bernardo Victor Engelke (aluno do curso de Ciências da Computação e bolsista da TECDI/BU). Orientação: bibliotecárias da Biblioteca Universitária. Tutorial de preenchimento elaborado pela bibliotecária Claudiane Weber.
REFERÊNCIAS
CRISTIANINI, Gláucia Maria Saia; MORAES, Juliana de Souza; CASTRO, Maria Alice Soares de. Sistema para geração automática de ficha catalográfica para teses e dissertações: mais autonomia para o usuário. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERISTÁRIAS, 17., 2010, Rio de Janeiro. Anais […], 2010. Disponível em:http://www.gapcongressos.com.br/eventos/z0070/trabalhos/final_293.pdf . Acesso em: 13 maio 2012.