Orientação para pesquisa em bases de dados científicas

Orientações gerais
O objetivo deste serviço é auxiliar na elaboração de estratégias de busca e na seleção de fontes de informação que atendam ao seu objetivo de pesquisa.

Este serviço é realizado mediante agendamento prévio.
Como pré-requisito é necessário que o problema e os objetivos da pesquisa estejam claramente definidos.

Normas para atendimento

• Os agendamentos serão realizados por ordem de recebimento dos protocolos;
  • O atendimento dura em média de 1h a 2h.
  • Atraso superior a 10 minutos, sem aviso e justificativa, incidirá no cancelamento do atendimento;
  • Remarcações serão encaminhadas para o final da fila de solicitações;
  • Serão priorizados os usuários que estejam buscando auxílio pela primeira vez.
  • Para atendimentos realizados de forma remota é preciso microfone.

Procedimentos
Para agendamento é necessário enviar o protocolo para elaboração de estratégias de busca, que deve ser preenchido até o item 2.3, observando-se os campos obrigatórios disponível neste link.

Caso você já possua um protocolo de pesquisa, poderá enviá-lo desde que ele contenha seu problema ou questão de pesquisa, seus objetivos e as palavras/descritores que serão utilizados na busca.

PROTOCOLO PARA ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIA DE BUSCA

Informe o(s) dia(s) da semana e horário(s) de sua preferência.

Para realizar o agendamento envie email ou abra um chamado na biblioteca vinculada à sua unidade:

– Alunos/Professores/Técnicos Administrativos do Campus de Araranguá: envie e-mail para bsara@contato.ufsc.br (Biblioteca Setorial do Campus de Araranguá – BSARA);

– Alunos/Professores/Técnicos Administrativos do Campus de Blumenau: envie e-mail para bs.bnu@contato.ufsc.br (Biblioteca Setorial do Campus de Blumenau – BSBLU) ou abra um chamado no Portal de Atendimento Institucional da BU/UFSC, fila “Orientação para pesquisa em bases de dados”, preenchendo corretamente sua unidade.

– Alunos/Professores/Técnicos Administrativos do Campus de Curitibanos: envie e-mail para bu.cbs@contato.ufsc.br (Biblioteca Setorial do Campus de Curitibanos – BSCUR).

– Alunos/Professores/Técnicos Administrativos do Campus de Joinville: envie e-mail para bsjoi@contato.ufsc.br (Biblioteca Setorial do Campus de Joinville – BSJOI).

– Alunos/Professores/Técnicos Administrativos do Centro de Ciências Agrárias (CCA): envie e-mail para bscca@contato.ufsc.br (Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Agrárias – BSCCA) ou abra um chamado no Portal de Atendimento Institucional da BU/UFSC, “Orientação para pesquisa em bases de dados”, preenchendo corretamente sua unidade.

– Alunos/Professores/Técnicos Administrativos do Centro de Ciências da Educação (CED): envie e-mail para bsced@contato.ufsc.br (Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Educação – BSCED) ou abra um chamado no Portal de Atendimento Institucional da BU/UFSC, “Orientação para pesquisa em bases de dados”, preenchendo corretamente sua unidade.

– Alunos/Professores/Técnicos Administrativos do Centro de Ciências da Saúde (CCS): envie e-mail para bsccsm@contato.ufsc.br (Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde – Medicina – BSCCSM) ou abra um chamado no Portal de Atendimento Institucional da BU/UFSC, “Orientação para pesquisa em bases de dados”, preenchendo corretamente sua unidade.

– Alunos/Professores/Técnicos Administrativos do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM): envie e-mail para bs.cfm@contato.ufsc.br.

– Alunos/Professores/Técnicos Administrativos do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ): envie e-mail para bsccj@contato.ufsc.br (Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Jurídicas – BSCCJ) ou abra um chamado no Portal de Atendimento Institucional da BU/UFSC, “Orientação para pesquisa em bases de dados”, preenchendo corretamente sua unidade.

– Alunos/Professores/Técnicos Administrativos dos demais centros de ensino: envie e-mail para ref.bu@contato.ufsc.br (Biblioteca Central – BC) ou abra um chamado no Portal de Atendimento Institucional da BU/UFSC, “Orientação para pesquisa em bases de dados”, preenchendo corretamente sua unidade.

Após o recebimento do protocolo preenchido, retornaremos com a possibilidade de data e horário para atendimento.