Sobre o Serviço de Acessibilidade Informacional da BU

08/05/2020 12:36

#paratodosverem postagem de cartaz digital na horizontal composto em  branco, amarelo e 3 tons de azul.

Uma faixa azul-escura horizontal está posicionada no centro da imagem. Escrito em branco na faixa: “Sobre os Serviços de Acessibilidade Informacional da BU”.

O fundo do cartaz é  azul-claro e é composto pelo símbolo da acessibilidade em azul-escuro e por elementos visuais como 2 pequenos retângulos azuis e linhas amarelas.

———————————————————

Sobre o Serviço de Acessibilidade Informacional da BU

Caros estudantes com deficiência e professores,

Informamos que o Setor de Acessibilidade Informacional da Biblioteca Universitária da UFSC executará suas atividades em regime temporário de teletrabalho, conforme PORTARIAS NORMATIVAS Nº 352/2020/GR E Nº 353/2020/GR.

Para que as atividades sejam realizadas de forma efetiva, precisaremos fazer algumas adaptações e contamos com a contribuição e compreensão de todos os envolvidos.

Quanto ao Empréstimo de Tecnologia Assistiva aos estudantes com deficiência: está temporariamente suspenso devido a impossibilidade de atendimento presencial;

Quanto à adaptação de materiais em formato acessível: os textos devem ser enviados para o e-mail do setor aai.bu@contato.ufsc.br, com as seguintes informações:

• plano de ensino com a bibliografia;
  • arquivos somente em formato pdf;
  • título dos arquivos com a ordem que serão utilizados (exemplo: texto 1, texto 2…);
  • datas previstas para utilização dos textos em aula;

Faremos a adaptação dos materiais em casa (home office) com os computadores pessoais. Esse processo será realizado dessa maneira, pela primeira vez, por isso, entendemos como imprescindível a colaboração dos professores desde o momento do envio dos materiais a serem adaptados até a organização das suas atividades para os estudantes.

É preciso considerar que o momento que estamos vivenciando demanda adaptações emergenciais. Nesse sentido, os estudantes com deficiência não poderão sofrer prejuízos nos seus estudos. Portanto, a contribuição de todos os envolvidos em todas as etapas do processo de adaptação dos materiais, garantirá ao estudante com deficiência visual o direito de acesso e permanência ao ensino com equidade.

No mais, ressaltamos que recebemos os materiais referentes às leituras obrigatórias de dezenas estudantes com deficiência visual matriculados em cursos de graduação e pós-graduação da UFSC. Por conta disso, agradecemos sua contribuição nos enviando os materiais de acordo com as orientações acima mencionadas para que possamos entregar os materiais acessíveis aos estudantes em tempo hábil, garantindo seu direito de acessibilidade e de inclusão acadêmica.

Para mais esclarecimentos segue documento orientador http://portal.bu.ufsc.br/files/2020/03/Orientacao.pdf

Atenciosamente,

Equipe do Setor de Acessibilidade Informacional da BU/UFSC.

Tags: Acessibilidade InformacionalBiblioteca Universitária da UFSCServiço