Acervos digitais da BU: dúvidas frequentes

25/11/2020 12:00

Quais são os acervos digitais da BU? Onde posso encontrá-los?

Todas as fontes de informação online recomendadas pela BU estão na página Bases de dados. Essas bases de dados incluem materiais em diferentes formatos (livros digitais/e-books, artigos, trabalhos de eventos, teses, dissertações, normas da ABNT, etc.), em diversos idiomas e abrangendo todas as áreas do conhecimento, sendo alguns deles adquiridos/assinados pela UFSC e outros de acesso gratuito.

Para facilitar a localização dos e-books (livros digitais), criamos uma página especial, reunindo todas as informações sobre eles: http://portal.bu.ufsc.br/a-biblioteca-universitaria-da-ufsc-oferece-acesso-a-livros-eletronicos-em-diversas-areas-do-conhecimento

Criamos também uma página específica com os acervos digitais para a educação básica: http://www.bsca.ufsc.br/fontes-digitais-de-informacao


O que é a Busca Integrada?

A BU disponibiliza a Busca Integrada (http://buscaintegrada.bu.ufsc.br), ferramenta que permite a pesquisa simultânea em diversas coleções:

  1. todo o acervo de livros digitais (e-books) e impressos das bibliotecas da UFSC;
  2. teses e dissertações da UFSC, sendo que a maioria está acessível em formato digital, com download gratuito;
  3. Portal de Periódicos da Capes: uma das maiores bibliotecas de periódicos do mundo (mais de 37 mil títulos), cobre todas as áreas de pesquisa mundial;
  4. Repositório Institucional da UFSC: milhares de documentos produzidos pelo grupos de pesquisa, cursos de graduação e pós-graduação da UFSC, além de documentos administrativos;
  5. Portal de Periódicos UFSC: coleção de 44 títulos produzidos na instituição;

Lembre-se! Ao acessar a Busca Integrada, utilize o VPN, assim você terá acesso aos materiais assinados pela BU e pela CAPES.


Quais são os e-books disponibilizados pela BU? Onde posso encontrá-los?

Todas as informações sobre os e-books disponibilizados pela BU (contratados pela UFSC, pela CAPES ou de acesso aberto), assim como os links para acessá-los, estão disponíveis nesta página: http://portal.bu.ufsc.br/a-biblioteca-universitaria-da-ufsc-oferece-acesso-a-livros-eletronicos-em-diversas-areas-do-conhecimento


Posso disponibilizar meu e-book no Repositório Institucional da UFSC?

De modo geral, se você for docente/pesquisador da UFSC e seu e-book tiver uma licença aberta, por exemplo, Creative Commons, ele poderá ser disponibilizado no Repositório. Em outros casos, é possível disponibilizar mediante autorização dos detentores dos direitos autorais. Para mais informações, consulte:

Posso disponibilizar meu e-book no Pergamum?

Sim. Para disponibilizar um e-book no Pergamum, submeta-o no Repositório Institucional e envie o link para doacao.bu@contato.ufsc.br.


Posso utilizar os repositórios de outras instituições?

Sim. Se o material estiver disponível em um repositório institucional poderá ser incluído no plano de ensino, pois os repositórios institucionais geralmente oferecem garantias de acesso aos seus materiais, ou seja, o material sempre estará disponível e naquele mesmo link.

Dica! As principais universidades brasileiras possuem repositórios para disponibilização de sua produção científica, assim, você pode iniciar sua pesquisa nos repositórios das instituições que são referência em seu campo de estudo ou no Oasis BR: o Portal Brasileiro de publicações científicas em acesso aberto.


Como ficam as questões de direitos autorais?

Primeiramente, o que é direito autoral? É o conjunto de prerrogativas da lei que garante aos criadores de obras intelectuais a proteção acerca da exploração (cópia, reprodução, adaptação e etc.) de suas criações. Como regra geral, essa exploração é exclusiva do(s) autor(es). Recomenda-se:

  1. Verificar as licenças de uso do material e se o autor permite a reprodução da obra.
  2. Saber mais sobre as licenças Creative Commons. e utilizar a busca por conteúdo com essas licenças.
  3. Evitar compartilhar informação que não é possível identificar sua procedência, ou que seja uma fonte ilícita. Ao compartilhar essas informações, partilha-se a mesma prática.
  4. Valorizar a autoria e valorizar o seu trabalho intelectual. Sempre fazer a referência das fontes que utilizou, independentemente de ser obrigatório ou não. Documentos que identificam suas fontes de informação apresentam maior credibilidade e valor informacional.

Saiba mais sobre essas e outras questões de direitos autorais:


Posso compartilhar um livro em PDF que encontrei no site do autor?

Depende de como você irá compartilhar esse conteúdo. Autores, editoras e demais produtores de conteúdo, quando disponibilizam seus materiais gratuitamente, o fazem mediante uma estratégia de negócios. Entende-se que o direito autoral também pode ser ferido quando essas estratégias são rompidas, mesmo que o produto seja gratuito. Portanto, recomenda-se jamais dar acesso direto ou disponibilizar o download de documentos, mesmo que este seja do próprio autor ou que esteja disponibilizando conteúdos gratuitamente. Recomenda-se fazer a divulgação do conteúdo que se deseja indicar e apontar o acesso à obra ao respectivo sítio eletrônico (link) em que o documento está hospedado. Inclusive, ao compartilharmos o link da plataforma, a responsabilidade sobre o conteúdo se mantém em quem provê o acesso ao documento.


Posso digitalizar um livro?

Recomenda-se não reproduzir obras que são veiculadas para fins comerciais, mesmo que citando a fonte. Por exemplo, cópias, digitalizações, downloads e compartilhamentos de filmes, livros, gibis, revistas e qualquer outro documento, produto ou serviço que necessitam assinatura. Mesma recomendação é aplicável à reprodução de obras em formatos distintos do seu original, sem autorização do autor, por exemplo, as leituras em podcasts, vídeos e outros.


Posso solicitar a compra de e-books?

O processo de aquisição de e-books, assim como de outros acervos digitais, é bastante diferente da aquisição de livros impressos, visto que as características desses materiais trazem outras complexidades aos processos de compra/contratação. Além da aderência das coleções de e-books às atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFSC, há de se avaliar a vantajosidade dos modelos de negócio dos fornecedores (quantidade de usuários, acessos simultâneos, aquisição perpétua ou assinatura temporária, plataformas para o acesso, etc.) e observar todo o regramento da administração pública envolvido no processo.

A BU trabalha com estudos técnicos para a aquisição de e-books dentro das possibilidades dos recursos financeiros disponíveis e de forma a atender a demanda informacional da comunidade acadêmica da UFSC. No momento, não temos uma previsão de quando teremos a aquisição de novas coleções de e-books. Mas, temos muitos acervos digitais à disposição, adquiridos pela UFSC, pela CAPES, ou em acesso gratuito. Conheça-os: http://www.bu.ufsc.br/framebases.html


O que são as bases de dados em teste?

As bases de dados em teste (trials) incluem materiais de acesso restrito (pago) disponibilizados gratuitamente pelos fornecedores por períodos limitados, ou seja, são “amostras grátis”. Essa disponibilização tem por objetivo divulgar à comunidade acadêmica possíveis recursos de informação para suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A BU mantém contato com os fornecedores para conseguir esses períodos de teste.


Até quando as bases de dados em testes estarão disponíveis? A BU pode prorrogar esse prazo?

As bases de dados em teste estão disponíveis gratuitamente por um período de tempo limitado, definido pelo próprio editor/fornecedor da base de dados. A BU sempre tenta disponibilizá-las pelo maior período de tempo possível, mas, a decisão sobre a prorrogação está nas mãos dos editores/fornecedores.


Gostei de uma base de dados em teste! O que devo fazer?

Se você utilizou uma base de dados em teste, conte-nos o que achou dela: foi útil para suas atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão? Preencha o formulário Deixe aqui a avaliação sobre este conteúdo, disponível logo abaixo do nome da base de dados, pois sua avaliação é muito importante para nós!


A BU assinará as bases de dados em teste?

A disponibilização de uma base de dados durante um período de teste não é garantia de sua assinatura/contratação pela BU. Essa disponibilização tem por objetivo divulgar à comunidade acadêmica possíveis recursos de informação para suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esses testes e a avaliação da comunidade acadêmica são importantes para que a equipe da BU, eventualmente, busque a assinatura/contratação de uma base de dados.


Não estou conseguindo acessar os acervos digitais da BU. Alguém pode me ajudar?

Alguns acervos digitais são de acesso restrito (contratados pela UFSC ou pela CAPES). Para acessá-los, é necessário configurar o VPN em seu computador.

Se, mesmo com o VPN você não estiver conseguindo acessar, entre em contato com a BU por nossos Canais de atendimento.

Dica! A BU oferece capacitações sobre diversos temas, inclusive, sobre a pesquisa em bases de dados. Conheça as capacitações e acompanhe-as no Canal da BU no YouTube.

Tags: Acervos digitaisBU/UFSCfaq