Comunicação e Marketing da BU

Comissão formada principalmente por bibliotecários da BU/UFSC (designados pela Portaria nº403/2017/GR, de 16 de fevereiro de 2017), além de parceria com a Agência de Comunicação da UFSC.

Planejar, organizar e coordenar as seguintes ações de comunicação e marketing no âmbito da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC):

• Promover campanhas educativas;
  • Divulgar produtos e serviços;
  • Realizar pesquisas de opinião de usuários;
  • Definir e acompanhar a presença digital;
  • Planejar exposições e eventos;
  • Criar e desenvolver a comunicação visual;
  • Assessorar eventos de outras unidades da UFSC, bem como da comunidade externa, realizados na BU.

A Comissão se reúne quinzenalmente para refletir, discutir, avaliar e registrar os resultados de cada critério de verificação.

As reuniões da Comissão, em geral, ocorrem na Sala de Reuniões da direção da Biblioteca Central da UFSC (Campus Universitário, Trindade, Florianópolis/SC).

Comissão de trabalho:
Gleide Bitencourte José Ordovás (coordenação)
Clarissa Agostini Pereira
Francisco Antônio Rodrigues de Medeiros
Gesmar Kingeski Barbosa
Hilda Carolina Feijó
Ilma Flores
Julia Miranda Bressane
Leila Cristina Weiss
Maria Bernardete Martins Alves
Maria Gorete Monteguti Savi
Marli Dias de Souza Pinto
Ricardo Krüger Tavares
Roberta Moraes de Bem
Suélen Andrade
Tânia Regina Pereira Lopes
Tatiana Rossi

Atividades Coordenadas pela Comissão de Comunicação e Marketing da BU/UFSC
Ações Descrição
Amigo da Biblioteca Tem como objetivo prestar homenagem e registrar reconhecimento à pessoa física ou jurídica que se destacaram no apoio e na promoção da BU/UFSC.
BiblioCentros

Grupo de bibliotecários responsáveis por Centros de Ensino atuando na promoção dos serviços da BU/UFSC, visando ampliar a participação da BU/UFSC no atendimento às demandas de informação da comunidade universitária. Trata-se de uma estratégia de ação descentralizada da BU/UFSC.
Bom Dia Biblioteca O “Bom Dia Biblioteca”, é uma reunião da equipe BU/UFSC em que são apresentadas as atualizações e inovações em serviços realizadas por determinado setor do sistema. Posteriormente é realizada uma confraternização da equipe.
Calendário de eventos Criação de um calendário/agenda, para uso interno, com datas comemorativas que podem ser utilizadas em ações, indicativo de reuniões, notas sobre eventos e inicio da organização de cada ação durante o ano letivo, pautado no calendário acadêmico da UFSC.
Campanha Gênios pensando

(em desenvolvimento)

Visa educar os usuários para baixar o tom de voz em respeito aos que precisam de silêncio para estudar
Exposições Coordenação, organização e execução de exposições das mais variadas temáticas, de demandas criadas na comissão, nos setores ou recebidas da comunidade UFSC.
Eventos Mostras de filmes, palestras e debates sobre literatura, encontros literários, participação em eventos UFSC, entre outros projetos de extensão de cunho cultural e educacional.
Identidade visual (em desenvolvimento) Atualização da identidade visual da BU/UFSC.
Livros, câmera, ação!

Uma semana de exibição de filmes na Biblioteca Central, todos os meses, no período do meio dia, conjuntamente com promoções do acervo de livros que sigam a mesma temática. Geralmente a temática é escolhida por meio de votação on-line, pelos usuários.
Manual do usuário Manual básico dos serviços oferecidos pela BU/UFSC.
Marcadores informativos Marcadores de páginas atrativos, com informações importantes, para usuários da biblioteca.
Memória fotográfica servidores BU Ter um registro fotográfico de todos os servidores BU/UFSC, para guardar na Memória BU e possivelmente (de acordo com a autorização individual de cada um), utilizar em vídeos e campanhas internas da BU. Este projeto será realizado em parceria com fotógrafos profissionais da AGECOM, agência da UFSC.
Pastas compartilhadas Pastas criadas no servidor central da UFSC, com acesso por meio de permissões, possibilitando democratização das informações utilizadas pelos servidores.
Promoções de acervo São criadas exposições temáticas para promover todo tipo de acervo, com apresentação criativa.
Quais são as novas? Boletim informativo interno com encaminhamento quinzenal de notícias, disponibilizadas no e-mail dos servidores e murais da BU/UFSC.
Recepção aos calouros Série de ações voltadas ao recebimento dos novos alunos dos cursos da UFSC, para um acolhimento mais receptivo, com exposições, promoções de acervos, capacitações, visitas guiadas, distribuição de marcadores de páginas e manuais de usuários, entre outras.
Sinalizações Verificação das necessidades de sinalizações físicas no ambiente das bibliotecas
SNLB Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Uma semana de comemorações de caráter cultural e popular com o objetivo de promover a leitura, o livro e as bibliotecas.
Web TVs TVs distribuídas nas bibliotecas do sistema, com vídeos informativos sobre os serviços oferecidos pelas bibliotecas, bem como vídeos educativos e convites para eventos.