Comissão Permanente de Comunicação e Marketing da BU

Objetivo:
Planejar, organizar e coordenar as seguintes ações de comunicação e marketing no âmbito da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC):

  • Promover campanhas educativas;
  • Divulgar produtos e serviços;
  • Realizar pesquisas de opinião de usuários;
  • Definir e acompanhar a presença digital;
  • Planejar exposições e eventos;
  • Criar e desenvolver a comunicação visual;
  • Assessorar eventos de outras unidades da UFSC, bem como da comunidade externa, realizados na BU.

Quando e onde acontecem as reuniões:
Quinta-feira às 13h30 na Sala de Reuniões da Direção da BU/UFSC no térreo da Biblioteca Central.

Contato: 

Criação e formalização:
Instituída pela Portaria n°1146/2016/GR, de 20 de maio de 2016, atualizada pelas Portaria nº 403/2017/GR, de 16 de fevereiro de 2017, Portaria nº 998/2018/GR, de 2 de maio de 2018 e Portaria nº 1428/2020/GR, de 4 de novembro de 2020.

Principais ações e orientações:
Visando a organização das mídias e orientação dos setores sobre o que é de sua responsabilidade, a Comissão de Comunicação e Marketing (CCM), salienta que:

  • É responsável por gerir a identidade visual da BU (arquivos com logos disponível em pastas.ufsc.br);
  • Oferece apoio para criação de conteúdo gráfico para publicações, quando possível;
  • Tem responsabilidade coletiva de fazer publicações de cunho geral (como por exemplo, as publicações urgentes sobre uma pandemia);
  • Recebe conteúdos e sugestões de publicações de todos os setores;
  • Realiza a avaliação e a aprovação de layouts;
  • Tem autonomia para adaptar as publicações enviadas pelos setores em qualquer canal BU, para se adequarem a outras mídias. Essas adaptações não irão alterar o conteúdo, apenas os layouts.Devido às singularidades de cada mídia, o conteúdo pode ser dividido em etapas ou transformado em uma série;
  • Acompanha e é responsável pelo calendário de publicações das mídias sociais da BU, cabe destacar que publicações e/ou sugestões de publicações que forem enviadas pelos setores da BU serão incorporadas no calendário, obedecendo os prazos já pré estabelecidos. Para melhor organização dos gestores das mídias todos os pedidos são categorizados em prioridade de adaptação e publicação, sendo elas: alta, moderada e baixa.
  • Tem cuidado com as fontes dos conteúdos, porém, quando a produção for de um setor específico, nem sempre o setor será citado, dependendo da finalidade ou conteúdo da publicação (na sua grande maioria a fonte citada será BU UFSC).
  • Contatara os setores sempre que se entender necessário, porém, todos devem se reportar à comissão quando tiverem dúvidas ou verificarem erros nas publicações dos canais BU;
  • As publicações que se encaixam nos itens anteriores (identidade visual e mídias sociais) deverão ser encaminhados para o e-mail: , e as dúvidas diretamente ao moderador de cada canal;
  • As informações de cada setor, disponibilizadas no Portal BU, são de responsabilidade do autor da publicação;
  • As publicações que possuírem imagens devem vir com a descrição para permitir áudio descrição, com a hashtag #paratodosverem;
  • Quando se tratar de atualização ou criação de páginas do Portal BU, a responsabilidade é da Comissão do Portal, no e-mail . Do Portal BSCA, para o e-mail .

Moderadores da CCM:

Assunto Moderadores Contato
Avaliação, aprovação de layouts, logos e envio de conteúdos CCM  
Dúvidas sobre Instagram Monique Garcia

Gleide Ordovás

Ghabriel de Oliveira Teixeira

Dúvidas sobre Facebook TECDI

Ghabriel de Oliveira Teixeira

 

Dúvidas sobre Twitter Débora Russiano
Dúvidas sobre o Youtube TECDI

Ressaltamos que as ações da CCM não buscam burocratizar a divulgação de informações, mas sim de padronizar, facilitando assim o acesso às mesmas por parte de nossos usuários, técnicos e docentes, que são nosso público-alvo.

Atividades Coordenadas pela Comissão de Comunicação e Marketing da BU/UFSC
Ações Descrição
Amigo da Biblioteca Tem como objetivo prestar homenagem e registrar reconhecimento à pessoa física ou jurídica que se destacaram no apoio e na promoção da BU/UFSC.
Bom Dia Biblioteca O “Bom Dia Biblioteca”, é uma reunião da equipe BU/UFSC em que são apresentadas as atualizações e inovações em serviços realizadas por determinado setor do sistema. Posteriormente é realizada uma confraternização da equipe.
Agenda BU UFSC Criação de um calendário/agenda, para uso interno, com datas comemorativas que podem ser utilizadas em ações, indicativo de reuniões, notas sobre eventos e inicio da organização de cada ação durante o ano letivo, pautado no calendário acadêmico da UFSC.

Campanhas educativas 

Elaboração de campanhas educativas, de diversas temáticas, no âmbito da BU.
Criação de conteúdos gráficos Criação de conteúdo para aplicação em diversas ações da BU. 
Estudo de usuário Estudos metodológicos para verificar, de forma qualitativa e quantitativa, os hábitos e necessidades de informações dos usuários da BU.
Eventos Mostras de filmes, palestras e debates sobre literatura, encontros literários, participação em eventos UFSC, entre outros projetos de extensão de cunho cultural e educacional.
Identidade visual  Gerencia a identidade visual da BU/UFSC, em todos os meios. Modelo para apresentaçõesModelo de assinatura para os e-mails da BU. Diretrizes de uso para mídias sociais.
Manual do usuário Manual básico dos serviços oferecidos pela BU/UFSC.
Marcadores informativos Marcadores de páginas atrativos, com informações importantes, para usuários da biblioteca.
Memória fotográfica servidores BU Ter um registro fotográfico de todos os servidores BU/UFSC, para guardar na Memória BU e possivelmente (de acordo com a autorização individual de cada um), utilizar em vídeos e campanhas internas da BU. Este projeto será realizado em parceria com fotógrafos profissionais da AGECOM, agência da UFSC.
Mídias sociais Coordena as mídias sociais oficiais da BU UFSC: Instagram, Facebook, Twitter e YouTube.

Confira as séries desenvolvidas em cada canal oficial da BU:

Instagram

  • BU Acessível: promove a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência, com o intuito de estabelecer uma cultura institucional inclusiva.
  • Causos da BU: mostra, a partir de relatos para o livro de contos da BU, causos divertidos e curiosos sobre os bastidores da BU ao longo de toda a sua história.
  • Coleções Especiais: promove acervo histórico de livros raros, mapas, fotografias, slides entre outros acervos salvaguardados pela Divisão Coleções Especiais. Os textos das legendas são resumos de pesquisas realizadas em projetos de extensão coordenados pela Divisão.
  • Conversando Sobre Biblioteca: vídeos curtos, apresentados por servidores da BU, que explicam o papel da biblioteca, seja na vida dos estudantes ou no funcionamento da universidade.
  • Dicas BU: voltada a aprofundar o conhecimento no meio acadêmico, a série divulga dicas acadêmicas em formato de lista para a comunidade universitária. Podem ser dicas dos mais variados temas, mas que auxiliem o público, da elaboração de resumos até a publicação de artigos.
  • Meme: de uma forma descontraída, a série aborda a vida universitária e o dia a dia da biblioteca. Os memes são em formato rápido e em linguagem acessível, que se comunicam com toda a comunidade universitária.
  • #Sextou: divulga e indica obras literárias para o público.

Facebook

  • Academicamente Falando: com base na ABNT, divulga dicas acadêmicas mais aprofundadas, visando principalmente à elaboração de artigos e pesquisas.

Twitter

  • Dialeto Catarinense: compartilha e valoriza a variação linguística do estado de Santa Catarina, apresentando as diferentes gírias e expressões de cada região.
  • Top 8: em formato de thread (sequência de tweets interligados), a série cria divertidas listas com curiosidades e indicação de livros, filmes e autores a partir de um tema central.

YouTube

  • BU UFSC Talks: leva um especialista da universidade para falar sobre algum tema predeterminado. São vídeos didáticos, que buscam comunicar e levar conhecimento para um público abrangente.
  • Histórias do Cotidiano: reúne obras literárias de produção local e discente para estimular a escrita e a cultura e também divulgar os artistas e escritores da comunidade universitária. Os textos são colocados em formato de lyric video. 
Promoções de acervo São criadas exposições temáticas para promover todo tipo de acervo, com apresentação criativa.
Publicidade BU Cria, organiza, coordena peças publicitárias dos serviços BU.
Quais são as novas? Boletim informativo interno com encaminhamento semanal de notícias, disponibilizadas no e-mail dos servidores e murais da BU/UFSC. Diretrizes para publicação.
Fala Biblioteca Textos elaborados pelos servidores da BU com temáticas de interesse da comunidade universitária. O objetivo é subsidiar com informações relevantes, de cunho informativo, educacional, motivacional, cultural e artístico. Diretrizes para os autores.
Recepção aos calouros Série de ações voltadas ao recebimento dos novos alunos dos cursos da UFSC, para um acolhimento mais receptivo, com exposições, promoções de acervos, capacitações, visitas guiadas, distribuição de marcadores de páginas e manuais de usuários, entre outras.
Sinalizações Verificação das necessidades de sinalizações físicas no ambiente das bibliotecas.
SNLB Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Uma semana de comemorações de caráter cultural e popular com o objetivo de promover a leitura, o livro e as bibliotecas.
Web TVs TVs distribuídas nas bibliotecas do sistema, com vídeos informativos sobre os serviços oferecidos pelas bibliotecas, bem como vídeos educativos e convites para eventos.

Publicações:

ORDOVÁS, Gleide Bitencourte J., PINTO, Marli Dias de Souza. Comissão de comunicação e Marketing: criação e desenvolvimento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 26. : Fortaleza, CE. XXVII Congresso Brasileiro de biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação – CBBD. Fortaleza : FEBAB, 2017. Disponível em: https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1799. Acesso em: 13 maio 2020.

ORDOVÁS, Gleide Bitencourte J., SCHVEITZER, Audrey Schmitz, WERLICH, Ricardo Alexandro. O Repensar da Identidade Visual da BU/UFSC: construindo um pertencimento. In:BEM, Roberta Moraes de; GRANTS, Andréa Figueiredo Leão (Org.). A construção de saberes : protagonismo compartilhado em serviços e inovações na Biblioteca Universitária da UFSC . Florianópolis: Biblioteca Universitária Publicações, 2018. 331 p. (Série Gestão de Bibliotecas Universitárias ; 1). Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/192743/AConstrucaodeSaberes.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 12 mar. 2020.

ORDOVÁS, Gleide Bitencourte J., PINTO, Marli Dias de Souza. Comunicação e Marketing na BU/UFSC: aliados estratégicos. In:BEM, Roberta Moraes de; GRANTS, Andréa Figueiredo Leão (Org.). A construção de saberes : protagonismo compartilhado em serviços e inovações na Biblioteca Universitária da UFSC . Florianópolis: Biblioteca Universitária Publicações, 2018. 331 p. (Série Gestão de Bibliotecas Universitárias ; 1). Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/192743/AConstrucaodeSaberes.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 12 mar. 2020.

Integrantes da comissão de trabalho:
Monique Neves Garcia (coordenação)
Andrea Figueiredo Leao Grants
Debora Maria Russiano Pereira
Fabrício Silva Assumpção
Gesmar Kingeski Barbosa
Gilvano da Rosa
Gleide Bitencourte José Ordovás
Hilda Carolina Feijó
Igor Yure Ramos Matos
Jenifer Maira Laub
Joana Carla de Souza Matta Felicio
Joao Juliano Monteblanco Castro
Julia Miranda Bressane
Juliane Fonseca Soares
Luciane Brigida de Souza
Marli Dias de Souza Pinto
Ricardo Krüger Tavares
Suélen Andrade
Thiago de Sturdze
Vanessa Tavares Wilke