Histórico

Histórico BU

Em 1968, com a consolidação do Campus Universitário, foi criada a Biblioteca Central para reunir os acervos diversos das faculdades de Direito, Ciências Econômicas, Farmácia, Odontologia, Medicina, Filosofia, Serviço Social e Engenharia Industrial, e melhorar as condições de prestação de serviços e de otimização do uso de informação pela Comunidade Universitária.

Em 1976 foi inaugurado o prédio da Biblioteca Central, e a partir de 1977 teve início o processo de centralização e organização do acervo para a Biblioteca, que passou a denominar-se Biblioteca Universitária – BU. Somente não foram centralizados os acervos das bibliotecas que iriam requerer condições especiais de funcionamento (Biblioteca Setorial do Colégio de Aplicação e Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde) e os acervos cujas unidades de ensino não seriam transferidas para o Campus Universitário (Bibliotecas do Centro de Ciências Agrárias).

Em 1978, consolidam-se as relações com a comunidade universitária em termos de prestação de serviços e a integração da Biblioteca aos Sistemas de Informação do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – BIREME e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT.

Em 1981, a BU pressionada pela comunidade universitária, coloca em revisão a política de centralização dos acervos das bibliotecas da UFSC. Desta reavaliação, resultou uma nova política, mais aberta e voltada aos interesses da comunidade universitária. A BU passou a coordenar o Sistema de Bibliotecas da UFSC o qual permitiu o aumento das Bibliotecas Setoriais, seguindo Portaria 014/82/GR.

Em 1995 o prédio da Biblioteca Central foi ampliado em 3.594m2 , resultando em uma área de 9.134m2, sendo inaugurado em maio de 1996.

Em 2016 a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Jurídicas (BSCCJ) e a Sala de Leitura José Saramago (SLJS) começaram a fazer parte da Biblioteca Universitária.

Biblioteca Central

Biblioteca Setorial da Colégio de Aplicação – (CA)

Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Agrárias – (BSCCA)

Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Educação – (BSCED)

Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas – (BSCFM)

Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde – (BSCCS)

Biblioteca Setorial do Campus de Araranguá – (BSARA)

Biblioteca Setorial do Campus de Blumenau – (BSBLU)

Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Jurídicas (BSCCJ)

Biblioteca Setorial do Campus de Curitibanos -(BSCUR)

Biblioteca Setorial do Campus de Joinville –  (BSJOI)

Sala de Leitura José Saramago (SLJS)

 

 

 

Biblioteca Central

Em 1968, com a consolidação do Campus Universitário, foi criada a Biblioteca Central para reunir os acervos diversos das faculdades de Direito, Ciências Econômicas, Farmácia, Odontologia, Medicina, Filosofia, Serviço Social e Engenharia Industrial, e melhorar as condições de prestação de serviços e de otimização do uso de informação pela Comunidade Universitária. Em 1976 foi inaugurado o prédio da Biblioteca Central, e a partir de 1977 teve início o processo de centralização e organização do acervo para a Biblioteca, que passou a denominar-se Biblioteca Universitária – BU. Somente não foram centralizados os acervos das bibliotecas que iriam requerer condições especiais de funcionamento (Biblioteca Setorial do Colégio de Aplicação e Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde) e os acervos cujas unidades de ensino não seriam transferidas para o Campus Universitário (Bibliotecas do Centro de Ciências Agrárias). Em 1978, consolidam-se as relações com a comunidade universitária em termos de prestação de serviços e a integração da Biblioteca aos Sistemas de Informação do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – BIREME e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. Em 1981, a BU pressionada pela comunidade universitária, coloca em revisão a política de centralização dos acervos das bibliotecas da UFSC. Desta reavaliação, resultou uma nova política, mais aberta e voltada aos interesses da comunidade universitária. A BU passou a coordenar o Sistema de Bibliotecas da UFSC o qual permitiu o aumento das Bibliotecas Setoriais, seguindo Portaria 014/82/GR. Em 1995 o prédio da Biblioteca Central foi ampliado em 3.594m2 , resultando em uma área de 9.134m2, sendo inaugurado em maio de 1996.

Biblioteca Setorial da Colégio de Aplicação – (CA)

1961/1962 –  criação em uma pequena sala do antigo Centro de Estudos Básicos da UFSC. 1985 – Transferência para o prédio do Colégio e inauguração. 2002 – Início da utilização do Sistema Pergamum para o gerenciamento em rede do acervo em conjunto com as outras bibliotecas do SiBi/UFSC. 2013 – Reestruturação do espaço físico, inauguração da Sala de Estudos Coletivos, aquisição dos guarda-volumes e pintura de todas as paredes da biblioteca e das mesas e cadeiras do Setor          Infantil. Criação da fanpage e reformulação do site. 2014 – Reforma do piso, aquisição de expositores e novos computadores e troca de todas as estantes do acervo.

Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Agrárias – (BSCCA)

A Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Agrárias (BSCCA) faz parte do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Santa Catarina (SiBi/UFSC) e tem como missão “Prestar serviços de informação na área de Ciências Agrárias, às atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativa da UFSC, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida”. Criada em 1976, é um núcleo de armazenamento e disseminação da informação no âmbito de Agrárias. Localiza-se no térreo do prédio do Centro de Ciências Agrárias (CCA), ocupando uma área construída de 488,5m2. Dispõe de uma sala de estudo individual, quatro salas de estudo em grupo, salão de leitura (totalizando 185 lugares), 6 computadores com acesso a internet para pesquisa acadêmica e acesso ao Sistema Pergamum, 5 netbooks/notebooks, rede wirelles, autoempréstimo, scanner planetário, sala de coordenação e administração e espaço para atendimento e balcão de empréstimo. Abriga também o acervo composto de livros, folhetos, periódicos, teses, dissertações, normas, CDs, DVDs e fitas de vídeo totalizando mais de 23.000 exemplares e 22.000 fascículos de periódicos. Instituições parceiras: Instituições parceiras Governo do Estado de santa Catarina; Epagri, CIDASC, Istituto Cepa/SC , Climerh SC Previsão do tempo.

Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Educação – (BSCED)

1987 -criada como uma sala de estudos para atender o programa de Pós-Graduação em Educação;
1989 -inaugurada oficialmente como biblioteca setorial
1992 – passa a ser intitulada Biblioteca Professora Maria Terezinha Neves Freitas;
1993 – tem seu espaço físico ampliado e firma um termo de compromisso entre a Secretaria Municipal de Florianópolis e a BS/CED para uso da Biblioteca pelos professores da Rede Municipal, integrantes do Programa de Formação dos Professores da Educação Pública;
1994 – disponibiliza sua homepage.
1997 -passa a acessar as bases de dados online.

 

Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde – (BSCCS)

Inicialmente, a biblioteca denominava-se Biblioteca da Faculdade de Medicina e localizava-se na rua Ferreira Lima, no centro de Florianópolis. Em novembro de1980, a Biblioteca foi transferida para o Hospital Universitário da UFSC com o objetivo de ficar mais próxima do usuário, haja vista que o Curso de Medicina havia sido transferido para Campus Universitário em 1979.  Nesta época, prestava os serviços de empréstimo de livros e periódicos, compilação de bibliografias, cadastro de leitores e comutação bibliográfica via BIREME. A partir de 1984, a Biblioteca passou a prestar serviços de pesquisa bibliográfica via on-line (base Medline) e também em CD-ROM (base LILACS) e, em 1986, iniciou o serviço de comutação bibliográfica via on-line, dando início a uma nova fase na prestação de serviços, agilizando o acesso e a recuperação da informação. A Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde – Medicina (BSCCS-M) é integrante do Sistema de Bibliotecas da UFSC,estando vinculada, também, à Direção do Centro de Ciências da Saúde.

Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas –  (BSCFM)

1971 – surgiu para atender as necessidades dos cursos de Pós-Graduação em Química, Física e Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

1979 – com a política de centralização das Bibliotecas Setoriais, foi integrada à Biblioteca Universitária, conforme determinação do Reitor Gaspar Erich Stemmer.

1982 – através da Portaria 014/GR/82, ficou autorizado o funcionamento de Bibliotecas Setoriais junto as unidades universitárias, obedecendo aos critérios enunciados nesta portaria. A partir desta data a Biblioteca de Pós-Graduação em Físico-Química e Matemática voltou a funcionar como uma unidade de extensão da BU, denominada Biblioteca Setorial do CFM.

Biblioteca Setorial do Campus de Araranguá – (BSARA)

A BSAra foi criada em 01 de março de 2010, para atender as demandas informacionais dos discentes, docentes e técnicos do Campus Araranguá da UFSC.

Biblioteca Setorial do Campus de Blumenau -(BSBLU)

Junho de 2015 – Inaugurada a Biblioteca Setorial do Campus Blumenau, com instalações na Sede Administrativa do Campus.
Setembro de 2015 – Mudança de endereço para a nova Sede Acadêmica do Campus

Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Jurídicas (BSCCJ)

Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Jurídicas
“Dr. Osni de Medeiros Régis”

Em 1976, com a inauguração do prédio da Biblioteca Central (BC), no Campus Reitor João David Ferreira Lima, no bairro Trindade, e com a política de centralização dos acervos, o acervo da Faculdade de Direito foi totalmente transferido para a BC. Com o início do Curso de Pós-Graduação em Direito, iniciou-se a formação de uma estante bibliográfica nas dependências do curso, a fim de atender os alunos de pós-graduação. Em 1997, o Centro de Ciências Jurídicas inaugurou um novo bloco, e nele foi destinado um espaço para abrigar a estante bibliográfica. A partir de doações de professores e da Fundação José Boiteux, foi tomando maior proporção, o que demandou a sua informatização.

Com o apoio de estagiários de biblioteconomia e eventuais orientações de um bibliotecário, o acervo foi catalogado no Sistema Biblioshop. Em determinada ocasião, a BC iniciou a catalogação do acervo no Sistema Pergamum, atividade que não foi concluída, resultando na atual utilização de dois sistemas, fato que dificulta o controle e a gestão do acervo.

Em agosto de 2016, teve início o projeto de qualificação da Biblioteca Dr. Osni de Medeiros Régis como Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Jurídicas, mediante a designação da bibliotecária Sigrid Karin Weiss Dutra, visando iniciar o diagnóstico e a gradual inclusão dos acervos no Pergamum, seguindo a política de desenvolvimento de coleções e as normativas da BU.

Biblioteca Setorial do Campus de Curitibanos -(BSCUR)

2010 – criada com o objetivo de auxiliar os processos de ensino, pesquisa e extensão do Campus e contribuir para o desenvolvimento técnico-científico e cultural, não apenas da comunidade acadêmica, mas como de toda a comunidade do município de Curitibanos.

 

Biblioteca Setorial do Campus de Joinville –  (BSJOI)

2009 – criada, com o objetivo de prestar serviços de informação, na área das Engenharias, às atividades de ensino, pesquisa, extensão e à administração da UFSC, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.  

Sala de Leitura José Saramago (SLJS)

2001 – Inaugurado o espaço para leitura e estudos.
2014 – Fechada por aproximadamente um ano para reformas estruturais.
2016 – Integração ao Sistema de Bibliotecas da BU, mantendo a condição de sala de leitura.