Memória BU

MEMÓRIA DOCUMENTAL DA BU

 

A preocupação com o registro da história da Biblioteca motivou um importante trabalho de resgate histórico a partir de 2001. Desenvolvido por uma comissão formada pela portaria 001/BU/2001, compreendeu entrevistas com diversos ex-servidores, especialmente ex-diretoras, do Sistema de Bibliotecas da UFSC, com o objetivo de recuperar e contextualizar documentos (formulários, fotos, relatórios, normas, ofícios, memorandos etc.) e relatos orais de experiências vividas, desde 1961.

A partir do resgate da documentação, iniciou-se o tratamento técnico e a inserção dos registros em uma Base de Dados (Lotus Notes), desenvolvida especificamente para esta demanda. Com as atividades em andamento, sentiu-se a necessidade de gerar uma publicação com o objetivo de tornar público o trabalho. Assim, foi lançado o livro “Biblioteca Universitária da UFSC: memória oral e documental” . Concomitantemente aos trabalhos de resgate da memória oral e documental, procedeu-se a recuperação dos equipamentos e mobiliários da época, resultando na constituição de um espaço físico dentro da Biblioteca Central, abrangendo documentos que contam a história da BU e algumas peças que fizeram parte do cenário da época.

Memória Documental da BU está vinculada e instalada no Serviço de Referência, no piso superior da Biblioteca Central.

À Memória Documental da Biblioteca Universitária (MD/BU) compete a gestão de documentos acumulados em decorrência das funções exercidas pela BU ao longo dos anos, visando a preservação e o acesso à informação relativas à sua história.

No acervo da MD/BU são aceitos documentos produzidos pela ou para a BU, ou por seus funcionários no desempenho de sua função e que não tenham depósito obrigatório em outra unidade da instituição, desde que estejam em bom estado de conservação.

Para a salvaguarda do material, definiu-se como suporte eletrônico o Repositório Institucional (RI) da UFSC.

Contato: memoria.bu@contato.ufsc.br

Fone: 3721-6470