Memória BU

MEMÓRIA DOCUMENTAL DA BU

 

A partir da portaria 001/BU/2001 foi criada uma comissão para realizar o trabalho de registro da história da BU/UFSC. Inicialmente esse trabalho compreendeu entrevistas com ex-servidores do Sistema de Bibliotecas da UFSC, com o objetivo de recuperar e contextualizar documentos (formulários, fotos, relatórios, normas, ofícios, memorandos etc.) e relatos orais de experiências vividas, desde 1961.

A partir da seleção da documentação, iniciou-se o tratamento técnico e a inserção dos registros em uma Base de Dados (Lotus Notes). Com o objetivo de tornar público o trabalho, foi lançado o livro “Biblioteca Universitária da UFSC: memória oral e documental” . Concomitantemente aos trabalhos de registro da memória oral e documental, procedeu-se a recuperação dos equipamentos e mobiliários da época, resultando na constituição de um espaço físico dentro da Biblioteca Central, abrangendo documentos que contam a história da BU e algumas peças que fizeram parte do cenário da época.

A Memória Documental da BU (MD/BU) está vinculada e instalada no Serviço de Coleções Especiais da Biblioteca Central e a ela compete a gestão de documentos acumulados em decorrência das funções exercidas pela BU ao longo dos anos, visando a preservação e o acesso à informação relativas à sua história, que não sejam destinadas ao Arquivo Central.

No acervo da MD/BU são aceitos documentos produzidos pela ou para a BU, ou por seus funcionários no desempenho de sua função, e que não tenham depósito obrigatório em outra unidade organizacional, desde que estejam em bom estado de conservação. Para a salvaguarda do material, definiu-se como suporte eletrônico o Repositório Institucional (RI) da UFSC.

Para tirar dúvidas e demais solicitações referentes à Memória Documental da BU, entrar em contato pelo Portal de Atendimento, na opção de serviço Obras raras.”