Procedimentos para doação de material bibliográfico

A doação de materiais bibliográficos para inclusão no acervo das unidades da BU/UFSC possui procedimentos específicos dependendo do doador e tipo de material, conforme descrito nesta página.

A seleção do material oferecido como doação ocorre de acordo com a Política de Desenvolvimento de Coleções , não sendo aceitos:

  1. fotocópias (xerox) de materiais bibliográficos e outras formas de reprodução não autorizadas, tendo em vista o Art. 29 da Lei de Direito Autoral, Lei n° 9.610 de 19 de fevereiro de 1998;
  2. apostilas ou obras de finalidade comercial;
  3. materiais riscados, infectados e/ou danificados;
  4. materiais em formatos obsoletos, tais como fitas de vídeo, disquetes, etc., e para os quais a BU/UFSC não possua equipamentos adequados para acesso ao conteúdo;

 Entrega: A BU não dispõe de um serviço para a busca do material a ser doado e nem arca com os custos do envio. A entrega presencial ou o envio por correspondência fica a cargo do doador.

  1. Doações oferecidas por pessoas físicas

Com base no Decreto nº 9.764, de 11 de abril de 2019 (link externo), a BU passa a receber doações de pessoas físicas pelo Sistema de Doações do Governo Federal. O passo a passo para o cadastro da doação consta no guia Doações para a Biblioteca Universitária da UFSC utilizando o Sistema de Doações do Governo Federal (link externo).

Doações em grandes quantidades (mais de 5 títulos) devem ser oferecidas via:

  1. Sistema de Doações do Governo Federal (consulte o guia: Doações para a Biblioteca Universitária da UFSC utilizando o Sistema de Doações do Governo Federal) ou
  2. planilha de listagem dos materiais disponíveis para doação (fazer download da planilha, preencher e enviar para doacao.bu@contato.ufsc.br).

Doações de livros por pessoas físicas (até 5 títulos) podem ser oferecidas diretamente nas unidades da BU/UFSC (Biblioteca Central e Bibliotecas Setoriais) somente nos seguintes casos:

  1. materiais de autoria de pessoas vinculadas à UFSC ou resultantes de atividades desenvolvidas na UFSC;
  2. materiais de autoria do próprio doador;
  3. materiais publicados no ano corrente;
  4. materiais utilizados em bibliografias básicas ou complementares dos cursos da UFSC;
  5. materiais sobre Santa Catarina;
  6. obras literárias de autoria de catarinenses.

Todas essas doações estão sujeitas à Política de Desenvolvimento de Coleções da BU/UFSC, mencionada acima.

  1. Doações oferecidas por instituições/órgãos públicos

A instituição pública (pessoa jurídica de direito público) interessada em realizar doação de material bibliográfico deve:

  1. fazer download da planilha de listagem dos materiais disponíveis para doação (link externo);
  2. preencher a planilha descrevendo o material a ser doado (título, autor, data de publicação, estado de conservação, quantidade);
  3. enviar a planilha para o e-mail doacao.bu@contato.ufsc.br

A BU/UFSC fará uma avaliação dos materiais descritos levando em consideração a Política de Desenvolvimento de Coleções e, em até 30 dias, informará se há interesse no recebimento da doação, bem como o local e os horários para recebimento e o termo de doação.

  1. Doações oferecidas por pessoas jurídicas privadas

No momento, a BU não está recebendo doações oferecidas por pessoas jurídicas de direito privado. As doações podem ser oferecidas por pessoas físicas, conforme os procedimentos acima.

  1. Doações de obras publicadas por unidades acadêmicas ou administrativas da UFSC

Acesse a página Depósito legal de publicações da UFSC.

  1. Doação de e-books vinculados à UFSC

Para e-books vinculados à UFSC é necessário submetê-los no Repositório Institucional da UFSC, em coleções vinculadas ao próprio centro ou departamento, ou na Editora da UFSC, se for o caso. Após a submissão, encaminhe o link utilizado pelo Repositório Institucional para o e-mail doacao.bu@contato.ufsc.br para providenciarmos a inclusão no Catálogo da BU (Pergamum).