Depósito legal de publicações da UFSC

Depósito legal de publicações da UFSC

O depósito legal de publicações da UFSC refere-se à entrega das publicações editadas pelas unidades acadêmicas ou administrativas da Universidade para inclusão no acervo da BU, em formato impresso e/ou digital, conforme dispõe a Portaria Normativa 127/2018/GR.

Estão sujeitas ao depósito legal na BU:

a. publicações da Editora da UFSC:

  • mínimo de 15 exemplares impressos e/ou versão digital;
  • versão digital acessível;

b. publicações de unidades acadêmicas e administrativas da UFSC, sejam elas livros de autoria única ou compartilhada, coletânea de capítulos, anais de eventos, etc.:

  • mínimo de 3 exemplares impressos e/ou versão digital;
  • versão digital acessível.

A BU identifica as publicações que devem ser depositadas a partir das solicitações de ISBN e de ficha catalográfica.

Atualmente, não há um prazo para o depósito legal na BU, no entanto, recomendamos que ele seja feito logo após a publicação, pois, além de reunir e preservar a produção institucional, o depósito legal é também uma forma de divulgar as publicações para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail doacao.bu@contato.ufsc.br ou pelo Portal de Atendimento da BU.


Depósito legal da versão impressa

Os exemplares impressos podem ser entregues no Serviço de Seleção e Aquisição da BU, (no térreo da Biblioteca Central, no Campus da Trindade) ou nas Bibliotecas Setoriais dos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville.

Atenção: Em razão da pandemia da COVID-19, o atendimento presencial da BU está suspenso. Assim, pedimos que os autores aguardem o retorno do atendimento presencial para realizarem o depósito legal dos exemplares impressos. O depósito da versão digital é totalmente online no Repositório Institucional, portanto, não está suspenso.


Depósito legal da versão digital (e-book)

O depósito legal da versão digital (e-book), no formato PDF/A, ocorre mediante submissão no Repositório Institucional da UFSC.

Após a submissão no Repositório, envie o link para o e-mail doacao.bu@contato.ufsc.br para que o e-book seja catalogado no sistema Pergamum.


Depósito legal da versão acessível

A versão digital acessível de uma publicação leva em conta a necessidade de assegurar que todas pessoas tenham acesso ao conteúdo. Assim, para a versão acessível de um livro, o processo de editoração inclui, por exemplo, a necessidade de descrever textualmente as imagens e tabelas presentes na publicação.

No momento, a BU está elaborando orientações para as versões acessíveis dos livros. Enquanto as orientações ainda não prontas, o depósito da versão digital acessível pode ser substituído pelo depósito legal da versão digital em PDF/A no Repositório Institucional da UFSC.

Dúvidas sobre a acessibilidade das publicações podem ser encaminhadas para o serviço de Acessibilidade Informacional da BU.