ISBN – ISSN

Diretrizes para solicitação de ISBN com prefixo editorial da
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

 

Solicitação de ISBN

O que é ISBN?

  1. Objetivo
  2. Critérios para atribuição de ISBN
  3. Regras da UFSC para solicitação de ISBN
  4. Procedimentos para solicitação de ISBN
  5. Regras para a criação de selos editoriais
  6. Localização do número de ISBN e código de barras
  7. Saiba mais sobre o ISBN
  8. Casos omissos 

Contato

Informações gerais sobre ISSN

O que é o ISSN?

Contato


Solicitação de ISBN

O que é ISBN?

O ISBN – International Standard Book Number – é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os, inclusive, por edição. Um dos seus objetivos é realizar o controle das publicações no Brasil. Por meio do site da Agência Brasileira de ISBNé possível obter diversas informações, tais como cadastro e solicitação de ISBN e tabelas de preços.

Na UFSC, a Biblioteca Universitária é responsável pela gestão do ISBN junto à Agência Brasileira do ISBN, de acordo com a Portaria 828 /2020/GR, de 5 de junho de 2020.

1 Objetivo

Atender as solicitações de registro de ISBN da UFSC junto à Agência Brasileira de ISBN.

2 Critérios para atribuição de ISBN

A Agência Brasileira do ISBN é a responsável por definir quais publicações recebem ou não o ISBN.

Para mais informações consulte:https://servicos.cbl.org.br/isbn/atribuicao/.

Além disso, o ISBN é atribuído:

  • àspublicações impressas com, no mínimo, 5 (cinco) páginas, além de softwares e livros eletrônicos;
  • à cada nova edição de uma publicação;
  • àcada edição em idioma diferente de uma publicação;
  • à cada um dos volumes que integram uma obra em mais de um volume e, também, ao conjunto completo da obra (coleção);
  • se houver uma alteração significativa no conteúdo da obra, essa receberá outro ISBN e será considerada outra edição;
  • à cada tipo de suporte, tipo de formato, tipo de acabamento e tipo de capa.

 Fique atento(a):

  1. Coleção é um conjunto de itens sobre um tema específico ou não, com autores e títulos próprios, reunidos sob um título comum, ou seja, uma obra completa com determinado número de volumes. No formulário de solicitação de ISBN deve-se preencher com o nome da coleção da obra a ser editada e informar todos os volumes, pois é atribuído um número de ISBN para o título da coleção e para cada volume que a compõe;
  2.  A série é um grupo de itens separados, relacionados entre si pelo fato de cada item trazer, além de seu próprio título principal, um título coletivo que se aplica ao grupo como um todo e com volumes infinitos. Isto é, quando a publicação for uma série o campo “Total de volumes da coleção” no formulário de solicitação de ISBN não deve ser preenchido.
  • Se houver uma pequena atualização no conteúdo da obra permanece o mesmo ISBN e a mesma edição.
  • A reimpressão de um livro não requer outro ISBN, assim como mudança de cor da capa, formatação de letras e correção ortográfica do texto da obra.

3 Regras da UFSC para solicitação de ISBN

  •  Caberá à Direção da Unidade requerente, ou a quem este(a) designar, deliberar pela publicação.Dessa forma, as solicitações de ISBN devem vir acompanhadas desse parecer favorável;
  • O solicitante do ISBN é o responsável por pagar as taxas fixadas pela Agência Brasileira da ISBN, eventuais taxas de postagem ou outras taxas que se fizerem necessárias para a obtenção do código. A BU/UFSC não realizará o pagamento de taxa para a emissão do ISBN;
  • A BU/UFSC não se responsabiliza pelo conteúdo intelectual das obras;
  • As obras publicadas que receberem o ISBN da UFSC não poderão ser comercializadas;
  • As obras que receberem o ISBN dos prefixos vinculados à UFSC deverão ser depositadas na BU. O (a) solicitante será responsável por realizar o depósito legal do material na BU/UFSC, em versão impressa ou digital e em versão acessível, conforme Portaria n°127/2018, seguindo as orientações para depósito legal de publicações da UFSC.

4 Procedimentos para solicitação de ISBN

Para solicitar o ISBN à BU/UFSC é necessário que o (a) solicitante encaminhe e-mail para isbn.bu@contato.ufsc.br,anexando os seguintes documentos:

  1. a autorização com a aprovação Direção da Unidade requerente, ou a quem este (a) designar;
  2. o formulário de solicitação de ISBN e ficha catalográfica;
  3. a versão final da folha de rosto da obra, o prefácio, a introdução e/ou apresentação e o sumário da obra (todos esses documentos devem ser encaminhados num arquivo único).

 O pedido será analisado e, se estiver de acordo com as regras do serviço, a solicitação será realizada no site da Agência Brasileira de ISBN.

Após a solicitação, é gerado um boleto que será enviado ao solicitante.

A Agência Brasileira do ISBN leva em média 5 (cinco) dias úteis para realizar o registro de ISBN.Uma vez criado, a BU/UFSC o encaminhará por e-mail ao solicitante.

Fique atento(a):

  • o boleto deverá ser pago em até 5 (cinco) dias, caso contrário o pedido é cancelado automaticamente, sendo necessário refazê-lo, o que poderá gerar atrasos;
  • a análise do pedido será realizada após o pagamento do boleto;
  • o tempo de resposta para análise e emissão do ISBN, em geral, estará condicionada à data do pagamento. Portanto, no momento do pagamento do boleto, atente-se para a data e possível agendamento.

A BU oferece gratuitamente o serviço de elaboração de fichas catalográficas para as publicações da UFSC. Se, além do ISBN, você deseja solicitar também a ficha catalográfica, basta marcar a opção “Ficha catalográfica” no formulário de solicitação do ISBN. Para outras informações sobre a ficha catalográfica, acesse: http://portal.bu.ufsc.br/servicos/catalogacao-na-fonte/

5 Regras para a criação de selos editoriais

Os selos editoriais, anteriormente chamados de prefixos editoriais, são números de ISBN vinculados ao CNPJ da UFSC que servem para individualizar as publicações de uma determinada unidade da instituição.

Podem ser criados selos editoriais para todas as unidades vinculadas àUFSC que manifestarem interesse por meiode parecer da Direção da Unidade requerente, ou a quem este (a) designar.

Os selos editoriais serão geridos pelas unidades solicitantes, respeitando as regras da Portaria 828/2020/GR, de 5 de junho de 2020 e as recomendações da BU/UFSC.

A unidade solicitante deverá indicar um(a) servidor(a) que ficará responsável por realizar as solicitações. Os dados dos servidores responsáveis serão encaminhados para cadastro na Câmara Brasileira do Livro.

Para a criação dos selos editoriais é necessário encaminhar via SPA para a BU/GR/UFSC:

  • a autorização da Direção da unidade indicando a necessidade de criação de prefixo, o nome da unidade, o nome do selo, que deverá refletir o vínculo daquela unidade com a UFSC (por exemplo: BU/UFSC Publicações, TI/UFSC Publicações) e os dados do(a) servidor(a) que ficará responsável pelas solicitações de ISBN no selo criado.
  • encaminhar um e-mail para isbn.bu@contato.ufsc.br informando o número da solicitação no SPA.

O nome do selo editorial deverá figurar na folha de rosto do material e na ficha catalográfica, mesmo que a obra tenha sido realizada em coedição.

OBS.: Os selos editoriais antigos não migraram para a plataforma de registro de ISBN da Câmara Brasileira do Livro, por isso será necessário cadastrar novamente, seguindo o fluxo acima.

6 Localização do número de ISBN e código de barras

  • O ISBN deve ser escrito ou impresso, precedido pela sigla ISBN a cada grupo de números seguido por hífen.
  • A impressão do ISBN deve figurar no verso da folha de rosto das publicações ou na ficha catalográfica.
  • Caso a obra tenha código de barras, deverá ser inserido no pé da quarta capa, do lado direito junto à lombada.

7 Saiba mais sobre o ISBN

 Tabela de preços da Agência Brasileira de ISBN: https://servicos.cbl.org.br/precos/

8 Casos omissos

Os casos omissos serão resolvidos pela chefia da Difusão da Informação da BU/UFSC.

Contato

Serviço de Competência em Informação e Suporte à Pesquisa

Email: isbn.bu@contato.ufsc.br
Telefone: 48 3721-6470


Informações gerais sobre ISSN

O que é o ISSN?

O ISSN – International Standard Serial Number – é um número padrão composto de oito dígitos, incluindo um dígito verificador e precedido pelo prefixo ISSN, atribuído a uma publicação seriada pela Rede ISSN. É um número de identificação única, internacionalmente reconhecido para publicações seriadas que, uma vez atribuído, torna-se um atributo individual do título pelo tempo que for editado. Por meio do site da Centro Brasileiro de ISSN  é possível obter diversas informações, tais como cadastro e solicitação de ISSN e tabelas de preços.
A BU/UFSC não realiza solicitações de ISSN, porém está à disposição para esclarecer eventuais questionamentos.

Contato

Serviço de Competência em Informação e Suporte à Pesquisa

Email: isbn.bu@contato.ufsc.br
Telefone: 48 3721-6470