ISBN – ISSN

Solicitação de ISBN

Informações gerais sobre ISBN e ISSN


Solicitação de ISBN

Diretrizes para solicitação de ISBN com prefixo editorial da Universidade Federal de Santa Catarina

 1 Objetivo

Assessoria para solicitação do International Standard Book Number (ISBN) junto à Agência Brasileira de ISBN para publicações elaboradas pelos Núcleos de Pesquisa, Departamentos, Coordenadorias e Centros da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). De acordo com a Portaria 1401/2016/GR

2 Regras

2.1 O ISBN será solicitado somente nos casos em que a UFSC for autora, coautora, realizadora ou organizadora nas publicações.
2.2 Nos casos em que a UFSC figurar como apoiadora, o ISBN só será solicitado quando a instituição for a responsável direta pela divulgação da obra, seja financiando sua impressão, seja confeccionando o sítio eletrônico para sua hospedagem.
2.3 Publicações que recebem ISBN: livros impressos ou eletrônicos, folhetos, software de educação ou formação, obras em Braille, publicações em microforma e outros itens permitidos pela Agência Brasileira de ISBN.
2.4 O usuário que solicitar o ISBN é o responsável por pagar as taxas fixadas pela Agência Brasileira da ISBN, eventuais taxas de correio ou outras que se fizerem necessárias para a obtenção do código. A Biblioteca Universitária (BU) da UFSC não pagará taxa alguma para a emissão do ISBN.

3 Procedimentos

3.1 O requerente do ISBN enviará mensagem para isbn.bu@contato.ufsc.br. A mensagem deverá conter:

a)      a natureza da obra;
b)      a vinculação da obra com a UFSC;
c)       o formulário de solicitação de ISBN  como anexo;
d)      a folha de rosto da obra como anexo.

3.2 O pedido será analisado e, se estiver de acordo com as regras do serviço, a solicitação de ISBN será realizada.
3.3 Ao final da solicitação será gerado um boleto, que será enviado ao requerente do pedido. O boleto deverá ser pago em até cinco dias, pois caso contrário o pedido é cancelado automaticamente e será necessário refazê-lo, o que gerará atrasos.
3.4 Uma vez criado o ISBN, a BU o encaminhará por e-mail ao requerente.

 4 Casos omissos

Os casos omissos serão resolvidos pela chefia da Difusão da Informação.

5 Saiba mais sobre o ISBN

Publicações que recebem ISBN:  http://www.isbn.bn.br/website/publicacoes-que-recebem-isbn
Publicações que não recebem ISBN: http://www.isbn.bn.br/website/publicacoes-que-nao-recebem-isbn
Tabela de preços da Agência Brasileira de ISBN: http://www.isbn.bn.br/website/tabela-de-precos


Informações gerais sobre ISBN e ISSN

 

O que é ISBN?

O ISBN – International Standard Book Number – é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a sua circulação e comercialização. Através do site da Agência Brasileira de ISBN  é possível obter diversas informações, tais como: cadastro e solicitação de ISBN, tabelas de preços e estatísticas.

Dúvidas? 
Por e-mail: isbn.bu@contato.ufsc.br
Por telefone: 48 3721-6470
(período vespertino)

 

O que é ISSN?

O ISSN – International Standard Serial Number – é um número padrão composto de oito dígitos, incluindo um dígito verificador e precedido pelo prefixo ISSN, atribuído a uma publicação seriada pela Rede ISSN. É um número de identificação única, internacionalmente reconhecido para publicações seriadas que, uma vez atribuído, torna-se um atributo individual do título pelo tempo que for editado. Através do site da Centro Brasileiro de ISSN  é possível obter diversas informações, tais como: cadastro e solicitação de ISSN e tabelas de preços.

Dúvidas?
A BU/UFSC não realiza solicitações de ISSN, porém está à disposição para esclarecer eventuais questionamentos.
Por e-mail: ref.bu@contato.ufsc.br;
Por telefone: 48 3721-6470