Catalogação na fonte

Ficha catalográfica (catalogação na fonte)

A ficha catalográfica contém os dados internacionais essenciais para a identificação de uma publicação (livro, periódico, etc.), devendo ser incluída no verso da folha de rosto, conforme a norma ABNT NBR 6029:2006 (Informação e documentação – Livros e folhetos).

A elaboração de fichas catalográficas é uma atribuição de bibliotecários, que seguem diretrizes internacionais para a composição da ficha. A BU oferece o serviço gratuito de elaboração de ficha catalográfica para livros e periódicos (impressos e/ou digitais) apenas nos seguintes casos:

  1. publicações da Editora da UFSC;
  2. publicações em que unidades da UFSC atuam como editora/publicadora;
  3. publicações em que unidades da UFSC atuam como editora/publicadora em parceria com outras editoras, sendo necessária a menção à UFSC na página de rosto;
  4. anais de eventos (congressos, conferências, simpósios, etc.) realizados por unidades da UFSC.

Apenas o vínculo do autor (docente, aluno, egresso, etc.) com a UFSC não caracteriza a publicação como uma publicação da Universidade. Na UFSC, as teses e dissertações não precisam conter a ficha catalográfica, apenas a ficha de identificação da obra, que pode ser gerada pelo próprio autor do trabalho.

Solicitação da ficha

A ficha catalográfica deve ser solicitada na fase final da editoração, quando a publicação já contar com o ISBN e não for passar por alterações.

Atenção: a BU oferece também o serviço de solicitação de ISBN. Se deseja solicitar a ficha catalográfica e o ISBN, basta marcar a opção “Ficha catalográfica” no formulário de  solicitação do ISBN.

Ao solicitarem a ficha catalográfica e/ou a atribuição do ISBN pela BU, os responsáveis pela publicação se comprometem com a realização do depósito legal, em versão impressa ou digital e em versão acessível, como determinado na Portaria Normativa 127/2018/GR.

Para solicitar a ficha catalográfica:

  • baixe o formulário  e preencha com as informações sobre a publicação;
  • envie o formulário preenchido para livro.bu@contato.ufsc.br;
  • anexe ao e-mail as páginas pré-textuais da obra: para livros/anais de eventos (folha de rosto, prefácio, introdução e/ou apresentação, sumário) e para periódicos (capa e folha de rosto).

O prazo para elaboração da ficha catalográfica é de até 7 dias úteis, contados a partir do envio de todas as informações necessárias. A ficha será enviada em PDF para o e-mail do solicitante.

Em atendimento à Resolução n. 184, de 29 de setembro de 2017, do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), a ficha catalográfica deve ser incluída na publicação acompanhada da identificação (nome e número de CRB) do bibliotecário responsável pela elaboração da ficha.

Para dúvidas e outras informações, entre em contato com o Serviço de Representação da Informação (na DECTI/BU, no térreo da Biblioteca Central), presencialmente, pelo e-mail livro.bu@contato.ufsc.br ou pelo telefone (48) 3721-9431.