ISBN – ISSN

O que é o ISBN? O ISBN – International Standard Book Number – é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo seu título, autor, país, editora, individualizando-os, inclusive, por edição. Um dos seus objetivos é realizar o controle das publicações no Brasil. Na UFSC, a BU é responsável pela gestão do ISBN junto à Câmara Brasileira do Livro (CBL), de acordo com a Portaria 828 /2020/GR, de 5 de junho de 2020. Nesta página estão descritos os procedimentos e critérios para a solicitação de ISBN para publicações de unidades acadêmicas e administrativas da UFSC.

  1. Critérios para atribuição de ISBN
  2. Regras da UFSC para solicitação de ISBN
  3. Procedimentos para solicitação de ISBN
  4. Regras para a criação de selos editoriais
  5. Localização do número de ISBN e código de barras
  6. Saiba mais sobre o ISBN
  7. Casos omissos 

Contato

Informações gerais sobre ISSN

O que é o ISSN?

Contato


1 Critérios para atribuição de ISBN

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) (a atual Agência Brasileira do ISBN) é a responsável por definir quais publicações recebem ou não o ISBN. Para mais informações consulte a página da CBL sobre a atribuição do ISBN. Além disso, o ISBN é atribuído:

  • às publicações impressas com, no mínimo, 5 páginas, além de softwares, aplicativos e livros digitais (e-books);
  • a cada nova edição de uma publicação;
  • a cada edição em idioma diferente de uma publicação;
  • a cada um dos volumes que integram uma obra em mais de um volume e, também, ao conjunto completo da obra (coleção);
  • se houver uma alteração significativa no conteúdo da obra, essa receberá outro ISBN e será considerada outra edição;
  • a cada tipo de suporte, formato, acabamento e capa, por exemplo: um ISBN para a versão impressa e outro ISBN para a versão em PDF de uma mesma edição.

Observações:

  1. Novas edições e reeimpressões: a reimpressão de um livro não requer outro ISBN, assim como mudança de cor da capa, formatação de letras e correção ortográfica do texto da obra. No entanto, as novas edições, em que o conteúdo foi revisado, atualizado, ampliado, traduzido, etc. requerem um novo ISBN.
  2. Coleção: é um conjunto de itens sobre um tema específico ou não, com autores e títulos próprios, reunidos sob um título comum, ou seja, uma obra completa com determinado número de volumes. No formulário de solicitação de ISBN deve-se preencher com o nome da coleção da obra a ser editada e informar todos os volumes, pois é atribuído um número de ISBN para o título da coleção e para cada volume que a compõe.
  3. Série: é um grupo de itens separados, relacionados entre si pelo fato de cada item trazer, além de seu próprio título principal, um título coletivo que se aplica ao grupo como um todo e com volumes infinitos. Isto é, quando a publicação for uma série o campo “Total de volumes da coleção” no formulário de solicitação de ISBN não deve ser preenchido.

 2 Regras da UFSC para solicitação de ISBN

  • Caberá à Direção da Unidade requerente, ou a quem este(a) designar, deliberar pela publicação;
  • O solicitante do ISBN é o responsável pelo pagamento das taxas fixadas pela CBL (tabela de preços da CBL);
  • A BU/UFSC não se responsabiliza pelo conteúdo intelectual das obras;
  • As obras publicadas que receberem o ISBN da UFSC não poderão ser comercializadas;
  • As obras que receberem o ISBN dos prefixos vinculados à UFSC deverão ser depositadas na BU. O (a) solicitante será responsável por realizar o depósito legal do material na BU/UFSC, em versão impressa ou digital e em versão acessível, conforme Portaria Normativa n. 127/2018/GR, seguindo as orientações para depósito legal de publicações da UFSC.

3 Procedimentos para solicitação de ISBN

Para solicitar o ISBN à BU/UFSC é necessário que o (a) solicitante encaminhe e-mail para isbn.bu@contato.ufsc.branexando os seguintes documentos:

  1. a autorização da Direção da Unidade (ou a quem esta designar) a qual a publicação está vinculada (diretor(a) do centro de ensino, pro-reitor(a) ou secretário(a));
  2. o formulário de solicitação de ISBN e, opcionalmente, ficha catalográfica;
  3. páginas iniciais da publicação (a versão final da folha de rosto da obra, o prefácio, a introdução e/ou apresentação e o sumário da obra) ou toda a obra.

Atenção: a folha de rosto é um elemento obrigatório em publicações conforme a norma técnica “ABNT NBR 6029 – Informação e documentação — Livros e folhetos — Apresentação” e a fonte de informação para a identificação de responsabilidades sobre a obra utilizada pela BU/UFSC o registro do ISBN e elaboração da ficha catalográfica. As unidades que desejam utilizar-se destes serviços prestados pela BU/UFSC devem seguir os modelos disponibilizados aqui. Não será solicitado ISBN ou elaborada ficha catalográfica para publicações que não apresentem folha de rosto de acordo com a mencionada norma.

O pedido será analisado e, se estiver de acordo com as regras do serviço, a solicitação será realizada no site da CBL.

Após a solicitação, é gerado um boleto que será enviado ao solicitante. Consulte a tabela de preços da CBL.

A Agência Brasileira do ISBN leva em média 5 (cinco) dias úteis para realizar o registro de ISBN. Uma vez criado, a BU/UFSC o encaminhará por e-mail ao solicitante.

Fique atento(a):

  • o boleto deverá ser pago em até 5 (cinco) dias, caso contrário o pedido é cancelado automaticamente, sendo necessário refazê-lo, o que poderá gerar atrasos;
  • a análise do pedido será realizada após o pagamento do boleto;
  • o tempo de resposta para análise e emissão do ISBN, em geral, estará condicionada à data do pagamento. Portanto, no momento do pagamento do boleto, atente-se para a data e possível agendamento.

A BU oferece gratuitamente o serviço de elaboração de fichas catalográficas para as publicações da UFSC. Se, além do ISBN, você deseja solicitar também a ficha catalográfica, basta marcar a opção “Ficha catalográfica” no formulário de solicitação do ISBN. Para outras informações sobre a ficha catalográfica, acesse: http://portal.bu.ufsc.br/servicos/catalogacao-na-fonte/


4 Regras para a criação de selos editoriais

Os selos editoriais, anteriormente chamados de prefixos editoriais, são números de ISBN vinculados ao CNPJ da UFSC que servem para individualizar as publicações de uma determinada unidade da instituição.

Podem ser criados selos editoriais para todas as unidades vinculadas à UFSC que manifestarem interesse por meio de parecer da Direção da Unidade requerente, ou a quem este (a) designar.

Os selos editoriais serão geridos pelas unidades solicitantes, respeitando as regras da Portaria n. 828/2020/GR e as recomendações da BU/UFSC.

A unidade solicitante deverá indicar um(a) servidor(a) que ficará responsável por realizar as solicitações. Os dados dos servidores responsáveis serão encaminhados para cadastro na Câmara Brasileira do Livro.

Para a criação dos selos editoriais é necessário encaminhar via SPA para a BU/GR/UFSC:

  • a autorização da Direção da unidade indicando a necessidade de criação de prefixo, o nome da unidade, o nome do selo, que deverá refletir o vínculo daquela unidade com a UFSC (por exemplo: BU/UFSC Publicações, TI/UFSC Publicações) e os dados do(a) servidor(a) que ficará responsável pelas solicitações de ISBN no selo criado.
  • encaminhar um e-mail para isbn.bu@contato.ufsc.br informando o número da solicitação no SPA.

O nome do selo editorial deverá figurar na folha de rosto do material e na ficha catalográfica, mesmo que a obra tenha sido realizada em coedição.

OBS.: Os selos editoriais antigos não migraram para a plataforma de registro de ISBN da Câmara Brasileira do Livro, por isso será necessário cadastrar novamente, seguindo o fluxo acima.


5 Localização do número de ISBN e código de barras

  • O ISBN deve ser escrito ou impresso, precedido pela sigla ISBN a cada grupo de números seguido por hífen.
  • A impressão do ISBN deve figurar no verso da folha de rosto das publicações ou na ficha catalográfica.
  • Caso a obra tenha código de barras, deverá ser inserido no pé da quarta capa, do lado direito junto à lombada.

6 Saiba mais sobre o ISBN

 Tabela de preços da Agência Brasileira de ISBN: https://www.cblservicos.org.br/precos


7 Casos omissos

Os casos omissos serão resolvidos pela chefia da Desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação (DECTI)da BU/UFSC.


Contato

Desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação (DECTI)

Email: isbn.bu@contato.ufsc.br
Telefone: 48 3721-9696


Informações gerais sobre ISSN

O que é o ISSN?

O ISSN – International Standard Serial Number – é um número padrão composto de oito dígitos, incluindo um dígito verificador e precedido pelo prefixo ISSN, atribuído a uma publicação seriada pela Rede ISSN. É um número de identificação única, internacionalmente reconhecido para publicações seriadas que, uma vez atribuído, torna-se um atributo individual do título pelo tempo que for editado. Por meio do site da Centro Brasileiro de ISSN  é possível obter diversas informações, tais como cadastro e solicitação de ISSN e tabelas de preços.
A BU/UFSC não realiza solicitações de ISSN, porém está à disposição para esclarecer eventuais questionamentos.